10 produtos veganos que você precisa conhecer com a Slow Beauty
Menu & Busca
Conheça 10 produtos veganos com a Slow Beauty

Conheça 10 produtos veganos com a Slow Beauty

Home > Lifestyle > Conheça 10 produtos veganos com a Slow Beauty

Nos últimos anos, produtos veganos vêm se tornando tendência no mercado de cosméticos e produtos de beleza. A grande questão, contudo, não são os produtos em si, mas, sim, a causa por trás dessa produção e os objetivos que empresas de produtos veganos possuem. Para muitos, entretanto, o termo ainda é desconhecido e, muitas vezes, é associado a um tom pejorativo.

Mas o que são produtos veganos? Quais são seus diferenciais e qual é a luta por trás dessa nova indústria de cosméticos? Pensando nisso, a seguir, explicaremos o que são esses produtos veganos, como são feitos e qual a mensagem que possuem. Além disso, traremos 10 produtos veganos da Slow Beauty para você conhecer!

Saiba o que é produto vegano e confira produto vegano para cabelo e produtos veganos para pele.
Saiba o que é produto vegano e confira produto vegano para cabelo e produtos veganos para pele. | Foto: Getty Images.

O que é um produto vegano?

Antes de compreender o que é um produto vegano, precisamos falar sobre o veganismo. Isso porque a ideia desses produtos se origina, justamente, desse movimento que vem dominando as gerações mais novas. Sendo assim, o veganismo é um movimento sociopolítico, que defende que todas as espécies que habitam a Terra têm o direito de viver. Por isso, o veganismo se torna um estilo de vida, uma vez que seu principal objetivo é viver em harmonia e respeito com outros seres vivos.

Uma pessoa vegana corta de sua dieta e de sua rotina produtos de origem animal ou derivados. Por exemplo, uma dieta vegana não possui carnes, independente do animal, nem produtos derivados como queijos, leite, manteiga, entre outros. Além disso, um vegano não consome produtos que tenham ingredientes de origem animal, como roupas, cosméticos, entre outros.

Sendo assim, os produtos veganos são aqueles que possuem uma formulação livre de ingredientes de origem animal. Ou seja, produtos veganos cosméticos não possuem nenhum ingrediente animal, como leite, mel e cera de abelhas, ovos, ou qualquer outro tipo de ingrediente que se encontra em cosméticos. Além disso, um produto vegano também não testa em animais, os quais são chamados de cruelty free, ou seja, sem crueldade animal.

É preciso frisar, no entanto, que um produto cruelty free nem sempre será vegano, mas um produto vegano sempre será livre de crueldade animal. Pois o veganismo entende que coletar ingredientes de animais e testar neles é uma forma de agressão.

Como identificar se um produto é vegano?

Uma das grandes questões é como identificar esses produtos veganos, isso porque pode parecer algo impossível. Pois imagine ter que ler toda a formulação de um cosmético para saber se ele não possui ingredientes animais, ou como saber se ele não foi testado em seres vivos.

É por isso que as empresas já deixam em seus rótulos se eles são ou não produtos veganos cosméticos. Além disso, as embalagens também indicam se essas marcas testaram ou não seus produtos em animais.

Para saber se o cosmético é vegano, basta procurar no rótulo essa indicação, que normalmente vem escrito “produto vegano”, e próximo à imagem de uma planta. Já para saber se o produto é livre de crueldade animal, é preciso procurar pela imagem de um coelho e próximo deve estar escrito “cruelty free”.

Além disso, existem outros tipos de indicação para produtos veganos, que são os seguintes:

  • Certified Vegan: certificado emitido pela organização internacional Vegan Action que afirma que todas as etapas do produto são livres de ingredientes de origem animal;
  • Vegan: certificado emitido pela Vegan Society, identificado pela imagem de um girassol nas embalagens de produtos;
  • Selo Vegan: representado pela letra V, garante que o produto é livre de ingredientes de origem animal.

Por que usar produtos veganos? Benefícios

Utilizar produtos veganos possui diversos benefícios, sejam para aqueles que são adeptos ao veganismo quanto para aqueles que não são. Isso porque esses produtos, além de ajudarem o meio ambiente, não são agressivos à sua saúde como os produtos tradicionais são.

Dito isso, os principais benefícios de produtos veganos cosméticos são:

Produtos veganos possuem zero sofrimento animal

Um dos benefícios mais óbvios é que os produtos veganos são livres de qualquer tipo de sofrimento animal. Ou seja, nenhum bichinho sofreu, de forma alguma, para aqueles cosméticos chegarem até você. Por exemplo, para produzir determinado creme, foram utilizados ingredientes sintéticos, pensados em laboratório, e os testes não foram feitos em animais. Sendo assim, nenhum bicho foi envolvido no procedimento.

Benefícios à nossa saúde

Além de fazer bem para os animais, esses cosméticos são benéficos, em sua maioria, para nós. Isso porque os cosméticos tradicionais possuem ingredientes que, a longo prazo, podem danificar nossa saúde. Produtos veganos, em sua maioria, são feitos com ingredientes naturais e que não apresentam riscos à saúde humana.

Sustentabilidade

Por não utilizarem produtos de origem animal, a maior parte dos produtos veganos são sustentáveis. Isso porque não incentivam o desmatamento de matas para a criação de pastos e ambientes de criação de animais. Além de optarem por embalagens sustentáveis, livres de poluentes e, em sua maioria, biodegradáveis ou feitas de material reciclado.

Outro ponto é que as indústrias que utilizam de produtos de origem animal incentivam o consumo desenfreado de água, a queima de matas e florestas e a degradação do meio ambiente.

Lista especial: 10 produtos veganos que não podem faltar na sua prateleira

Agora que já sabe o que são os produtos veganos, quais são seus benefícios e como identificá-los, está na hora de conhecer alguns cosméticos livres de ingredientes e sofrimento animal.

Cabelo

A Slow Beauty, que vende produtos veganos cosméticos, possui linhas completas para cabelos lisos e cacheados. Além disso, possui produtos para diminuir o volume, manter e hidratar cabelos coloridos e reconstruir cabelos danificados e ressecados.

Um exemplo de produto é o shampoo cacheados da B.o.b, marca de shampoos e condicionadores em barra. O Shampoo em Barra Hidratante é feito de óleo de buriti, extrato de shikakai, queratina vegetal e cedro, para manter os cabelos hidratados e dar forma aos cachos.

Outro produto vegano para cabelo é a máscara todos os tipos de cabelo da Cativa Natureza, perfeita para quem busca uma hidratação profunda. A Manteiga Capilar Maria da Selva é feita a base de karité e extrato de mulateiro, além de possuir tea tree, guanxuma, gerânio, coco, jasmim manga, gardênia, damasco, lavanda, maçã, baunilha, jasmim, hibisco, cravo, angélica, laranja doce, gengibre e cardamomo.

Corpo

Além de produtos para cabelo, é possível encontrar os melhores produtos veganos para pele, principalmente para a do seu corpo. Com cosméticos perfeitos para usar em todo o corpo e até mesmo debaixo do chuveiro, é possível escolher entre cremes, óleos, loções, sabonetes e muito mais.

Um dos melhores cosméticos é o produto para corpo desodorante, o Desodorante Natural Cristal Stick da Lafes. Produzido com sais minerais, ele elimina as bactérias de seu corpo, impedindo os odores fortes e desagradáveis. Além disso, ele é um produto sem perfume e hipoalergênico, perfeito para quem tem pele sensível.

Pensando em corpo e banho – sabonete líquido temos o Sabonete Líquido Açaí e Coco da marca Bergamia. Feito com água de coco, extrato de açaí orgânico, extrato de maracujá e extrato de melissa, o produto vegano garante a limpeza e a hidratação da pele, sem agredir o meio ambiente.

Maquiagem

Para além dos cuidados com os cabelos e com a pele do corpo, existem os produtos de beleza veganos. Maquiagens feitas para aumentar sua autoestima, mas sem prejudicar os animais. Na Slow Beauty existem vários tipos de cosméticos veganos para beleza.

Entre eles, tem o produto para olhos Sombra Bionutritiva da Bioart. Além de um belo pigmento, a sombra realiza um tratamento mineral na pele, promovendo o aumento da elasticidade das pálpebras a partir de uma composição rica em oligoelementos e argila.

Além disso, tem para lábios batom de todos os tipos e cores, entre eles os batons da Vyvedas. Uma das cores mais populares da marca é um vermelho aberto, em tom vibrante, chamado Giverny.

Rosto

Além da pele do corpo, a pele do rosto necessita de cuidados especiais e existem produtos veganos próprios para ele. Entre eles, para a face hidratante da marca Aveda. O Hidratante Facial Botanical Kinetcs, feito à base de óleo de coco e de jojoba, restaura o equilíbrio da pele e a mantém hidratada, deixando-a úmida.

Outro é para os lábios hidratante da marca Ares de Mato, entre eles o Hidratante Labial Bem Brasil. Feito com cera de carnaúba, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de murumuru e óleo de licuri, ele mantém os lábios profundamente hidratados.

Aromaterapia

Além dos cuidados com o corpo, existem produtos veganos que cuidam de nossa alma. Além disso, alguns fazem até bem para nosso organismo. Por meio de produtos de aromaterapia, é possível equilibrar sua vida e se sentir bem melhor.

A Slow Beauty possui diversos produtos de aromaterapia, como o Aromatizador de Ambiente Ânimo, da marca Ares do Mato. A partir de um aroma cítrico-frutado, ele ajuda a energizar a pessoa e pode ser borrifado por toda a casa. Além disso, a Vela Vegetal Romã, da marca Vyvedas, é perfeita para quem quer criar um clima agradável em casa e garantir um cheiro doce e fresco de fruta.

Então, agora que já conhece tudo sobre produtos veganos, está na hora de ir além. Que tal começar a consumir tais produtos, garantindo seu bem-estar e a vida dos animais. Mas não sabe como começar tal mudança? Então clique aqui e confira tudo o que a Slow Beauty tem a oferecer!

________________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas