Consciência Negra: 50 filmes com protagonismo negro
Menu & Busca
Consciência Negra: 50 filmes com protagonismo negro

Consciência Negra: 50 filmes com protagonismo negro

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Consciência Negra: 50 filmes com protagonismo negro

A palavra “representatividade” nunca esteve tão em alta, cada vez mais o povo negro tem sido representado nas telinhas e com isso os artistas negros vão ganhando mais oportunidades. Com uma lista imensa de trabalhos produzidos e protagonizados por pessoas pretas, não existe mais desculpa para só assistir a filmes protagonizados e produzidos por pessoas brancas.

O cinema preto deve e merece ser valorizado pela qualidade das obras e pela bagagem histórica e cultural. Por isso, não deixe de conferir a lista de 50 filmes com protagonismo negro, que conta com roteiros para todos os gostos e de todos os gêneros:

Lista de filmes com protagonismo negro

Confira, a seguir, uma lista de filmes com protagonismo negro, a fim de celebrar e enaltecer o cinema e artistas negros.

1. Moonlight: Sob a luz do luar

Moonlight: Sob a luz do luar

Black trilha uma jornada de autoconhecimento em Miami, enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

Gênero: Drama/LGBT

Classificação Indicativa: 16 anos

2. Corra!

Um jovem fotógrafo descobre um segredo sombrio quando conhece os pais, aparentemente, amigáveis da sua namorada.

Gênero: Terror/Suspense

Classificação Indicativa: 14 anos

3. Nós

Adelaide e Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas.

Gênero: Terror/Suspense

Classificação Indicativa: 16 anos

4. Selma: Uma Luta pela Igualdade

A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes, é retratado por uma campanha perigosa e aterrorizante, que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, estimulando a opinião pública norte-americana e convencendo o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965.

Gênero: Drama/Filme Histórico

Classificação Indicativa: 14 anos

5. Cidade de Deus

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Gênero: Policial/Drama

Classificação Indicativa: 16 anos

6. A Cor Púrpura

Este conto épico abrange 40 anos na vida de Celie, uma mulher afro-americana que mora no Sul e que sobreviveu abuso e intolerância de seu pai. Depois que seu pai casa com o degradante Sr. Albert Johnson, as coisas vão de mal a pior., por isso Celie procura encontrar companhia em qualquer lugar que puder. Perseverante, ela mantém o sonho de um dia reencontrar sua irmã na África.

Gênero: Drama/Obra de época

Classificação Indicativa: 14 anos

7. Infiltrado na Klan

Infiltrado na Klan
Infiltrado na Klan. | Foto: Reprodução.

Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, mas quando precisava estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Gênero: Policial/Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

8. Race: 10 segundos de Liberdade

A história de Jesse Owens, um atleta americano, retrata sua superação contra o racismo, sua participação nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, em pleno regime nazista, e como conquistou quatro medalhas de ouro.

Gênero: Drama/Esporte

Classificação Indicativa: 12 anos

9. Django Livre

No sul dos Estados Unidos, o ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participar de competições mortais.

Gênero: Faroeste/Ação

Classificação Indicativa: 16 anos

10. Malcolm X

O líder afro-americano Malcolm X tem o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Preso aos 20 anos de idade, Malcolm se converte ao islamismo e passa a pregar seus ideais.

Gênero: Drama/Biografia

Classificação Indicativa: 14 anos

11. Beasts of No Nation

Separado da família durante a guerra civil, um garoto africano é obrigado a lutar ao lado de mercenários e se tornar um menino-soldado de guerrilha.

Gênero: Guerra/Drama

Classificação Indicativa: 16 anos

12. Ali

Cassius Clay sempre impressionou a todos com suas habilidades no boxe e seu jeito articulado e inteligente fora dos ringues. Na década de 60, ele ficou ainda mais famoso quando se converteu ao Islamismo e trocou o nome para Muhammad Ali.

Gênero: Drama/Obra de época

Classificação Indicativa: 12 anos

13. Coach Carter – Treino para a Vida

Em 1999, Ken Carter retorna para sua antiga escola em Richmond, Califórnia, aceitando se tornar o treinador do time de basquete para colocá-lo em forma. Com muita disciplina e regras duras, ele consegue fazer a equipe vencer. Mas quando as notas dos jogadores começam a baixar, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra.

Gênero: Esporte/Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

14. Preciosa – Uma História de Esperança

Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, a Sra. Rain, Preciosa começa sua viagem contra a opressão e rumo a autodeterminação.

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 16 anos

15. Harriet

filmes
Harriet. | Foto: Reprodução.

Logo após de ter escapado da escravidão, Harriet Tubman decide ajudar centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos durante a Guerra Civil americana, no ano de 1849. Suas ações dão um novo direcionamento para a história e a ativista política se torna uma das maiores heroínas do país.

Gênero: Drama/Obra de época

Classificação Indicativa: 14 anos

16. Viagem das Garotas

Quatro amigas de longa data viajam para New Orleans para o Essence Festival, onde irmandades são retomadas, lados selvagens são redescobertos e há muita dança, bebida e romance.

Gênero: Romance/Comédia

Classificação Indicativa: 14 anos

17. Pense como Eles

filmes com protagonismo negro
Pense como Eles. | Foto: Reprodução.

As mulheres têm uma arma secreta para triunfar em suas relações: um livro que as ajuda a entender a mente masculina. Quatro amigos verão como suas mulheres tomam o controle da relação. Este poderia ser o final da eterna luta entre os sexos.

Gênero: Romance/Comédia

Classificação Indicativa: 12 anos

18. Pantera Negra

T’Challa, príncipe do reino de Wakanda, perde o seu pai e viaja para os Estados Unidos, onde tem contato com os Vingadores. Entre as suas habilidades estão a velocidade, inteligência e os sentidos apurados.

Gênero: Ação/Aventura

Classificação Indicativa: 14 anos

19. Creed: Nascido para Lutar

Adonis Johnson, filho do campeão de boxe Apollo Creed, pede a Rocky Balboa, que está aposentado, para ser seu treinador. Rocky aceita, mas tem dúvidas se Adonis tem o coração de um verdadeiro lutador.

Gênero: Esporte/Drama

Classificação Indicativa: Livre

20. O Grande Desafio

Melvin B. Tolson é professor do Wiley College em uma das cidades mais racistas dos Estados Unidos, no Texas, em plena década de 1930. Inspirado pelo movimento negro do Harlem, em Nova York, ele decide convocar um seleto grupo de jovens para seu time de debates e levá-los ao torneio nacional, em que eles provarão que o que importa é o coração, não a cor da pele.

Gênero: Drama/Obra de época

Classificação Indicativa: 14 anos

21. A Voz Suprema do Blues

a voz suprema do blues
A Voz Suprema do Blues. | Foto: Reprodução.

A Voz Suprema do Blues Voz acompanha Ma Rainey (Viola Davis) em Chicago, 1927, numa sessão de gravação de álbum mergulhada em tensão entre seu ambicioso trompista Levee (Chadwick Boseman) e a gerência branca que está determinada a controlar a incontrolável “Mother of the Blues”. Porém, uma conversa no local revela verdades que irão abalar a vida de todos.

Gênero: Drama/Musical

Classificação Indicativa: 16 anos

22. As Mil Palavras

Nasce uma árvore no quintal do agente literário Jack e, a cada palavra que diz, uma folha cai. Quando as folhas acabarem, ele morrerá. Jack agora precisa aprender a medir as palavras para sobreviver.

Gênero: Comédia/Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

23. Straight Outta Compton: A História do N.W.A.

Em 1988, um novo grupo revoluciona a música e a cultura pop, transformando e influenciando o hip hop para sempre. O primeiro álbum do N.W.A, “Straight Outta Compton”, causa polêmica com sua brutal honestidade sobre a vida no sul de Los Angeles. Guiados pelo empresário veterano Jerry Heller, os integrantes do grupo, Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, DJ Yella e MC Ren, navegam pela indústria da música, conquistam fama, fortuna e um lugar na história.

Gênero: Drama/Policial

Classificação Indicativa: 16 anos

24. Dreamgirls – Em busca de um sonho

filmes
Dreamgirls – Em busca de um sonho. | Foto: Reprodução.

Effie White, Deena Jones e Lorrell Robinson moram em Chicago e formam um grupo musical: As Dreamettes. As três começam a fazer sucesso graças ao manipulador empresário Curtis Taylor Jr., que consegue fazer com que elas acompanhem um cantor de “soul”.

Gênero: Musical/Romance

Classificação Indicativa: 12 anos

25. Prova de Fogo – Uma História de Vida

Com apenas 11 anos de idade, Akeelah tem um incrível talento com as palavras. E, apesar da oposição de sua mãe, ela não desiste do objetivo de participar de um concurso de soletração.

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

26. Vitórias de uma Vida

Em 2012, Gabby Douglas se tornou a primeira ginasta afro-americana a conseguir duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, tanto na categoria individual como em equipe. Porém, ela enfrentou obstáculos muito maiores fora do esporte.

Gênero: Drama/Biografia

Classificação Indicativa: Livre

27. Felicidade Por Um Fio

Felicidade por um fio
Felicidade por um Fio. | Foto: Reprodução.

Violet Jones (Sanaa Lathan) é uma publicitária bem-sucedida que considera sua vida perfeita, tendo um ótimo namorado e uma rotina organizada meticulosamente para conseguir estar sempre impecável. Após uma enorme desilusão, ela resolve repaginar o visual e o caminho de aceitação de seu cabelo está intrinsecamente ligado à sua reformulação como mulher, superando traumas que vêm desde a infância e, pela primeira vez, ela se coloca acima da opinião alheia.

Gênero: Romance/Comédia Romântica

Classificação Indicativa: 14 anos

28. Mudança de Hábito

Quando a cantora Deloris Van Cartier vê seu namorado mafioso Vince LaRocca cometer um homicídio, ela é transferida, para a sua proteção, para um convento na Califórnia. Deloris começa a mudar a vida tranquila das irmãs. Em um esforço para mantê-la longe de problemas, eles colocam Deloris no coro do convento, o que logo se transforma em um ato vibrante que ganha atenção generalizada.

Gênero: Comédia/Musical

Classificação Indicativa: Livre

29. Além da Realidade

John e Laura desejam ter um bebê mais que qualquer coisa e, depois de várias tentativas em vão, eles contratam Anna como barriga de aluguel. Conforme a gravidez avança, Anna vai ficando cada vez mais obcecada por John e coloca o rapaz e Laura em perigo.

Gênero: Suspense/Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

30. Solteiramente

Em Solteiramente, Dineo (Fulu Mugovhani) é uma mulher com um único objetivo: casar. Porém, seus relacionamentos sempre terminam do mesmo jeito, com ela sendo descartada por seus namorados.

Gênero: Romance/Comédia

Classificação Indicativa: 14 anos

31. O Limite da Traição

O Limite da Traição.
O Limite da Traição. | Foto: Reprodução.

O filme segue uma mulher que encontra um novo amor perigoso e a advogada novata que a defende em um caso sensacionalista.

Gênero: Suspense

Classificação Indicativa: 16 anos

32. O Menino Que Descobriu o Vento

O Menino que Descobriu o Vento.
O Menino que Descobriu o Vento. | Foto: Reprodução.

Sempre esforçando-se para adquirir conhecimentos diversificados, um jovem de Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento.

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

33. Paternidade

Um viúvo enfrenta dúvidas, medos, dores de cabeça e fraldas sujas ao tentar criar sua filha sozinho.

Gênero: Drama/Romance

34. American Son

Quando Jamal, seu filho adolescente de 18 anos, desaparece misteriosamente depois de sair com amigos, Kendra (Kerry Washington) e Scott (Steven Pasquale), um ex-casal interracial, precisa enfrentar o preconceito de raça, gênero e classe dos procedimentos padrão dos policiais durante a busca pelo paradeiro do menino.

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: Livre

35. Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade.
Escritores da Liberdade. | Foto: Reprodução.

Em Escritores da Liberdade, uma jovem e idealista professora, chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender e há entre eles uma constante tensão racial.

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 16 anos

36. Por Uma Vida Melhor

Buscando expor as mazelas do tráfico humano que acontece numa região da Nigéria, uma jornalista decide se passar por prostituta, logo tendo contato com um submundo repleto de dor e desumanidade.

Gênero: Drama/Crime

Classificação Indicativa: 14 anos

37. Malcolm e Marie

malcolm & marie
Malcolm e Marie. | Foto: Reprodução.

Um cineasta e sua namorada discutem e fazem revelações dolorosas e íntimas sobre o amor.

Gênero: Romance/Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

38. A Gente Se Vê Ontem

A Gente se Vê Ontem.
A Gente se Vê Ontem. | Foto: Reprodução.

C.J. e Sebastian são dois melhores amigos adolescentes muito talentosos no mundo das ciências. Quando o irmão mais velho de C.J. é assassinado injustamente pela polícia, os dois constroem uma máquina do tempo para voltar ao passado e tentar evitar a tragédia que aconteceu.

Gênero: Ficção Científica/Drama

Classificação Indicativa: Livre

39. As Branquelas

As Branquelas.
As Branquelas. | Foto: Reprodução.

Em As Branquelas, os irmãos Marcus (Marlon Wayans) e Kevin Copeland (Shawn Wayans) são detetives do FBI que estão com problemas no trabalho. A última investigação da dupla foi um grande fracasso e eles estão sob a ameaça de serem demitidos. Quando um plano para sequestrar as mimadas irmãs Brittany e Tiffany Wilson é descoberto, o caso é entregue aos principais rivais dos irmãos Copeland. Para aumentar ainda mais a humilhação da dupla, eles são escalados para escoltar as jovens mimadas do aeroporto até o local de um evento, pelo qual elas esperaram por meses.

Gênero: Comédia/Romance

Classificação Indicativa: 12 anos

40. Vovó… Zona

Agente durão do FBI chega ao extremo para ficar na pista de um ladrão violento que fugiu da prisão. Enquanto se disfarça de avó com uma língua afiada, ele é forçado a usar todas as suas habilidades, desde cozinhar a cuidar de crianças.

Gênero: Comédia/Policial

Classificação Indicativa: 12 anos

41. Os Bad Boys

Em Miami, os detetives Mike Lowrey e Marcus Burnett trocam de identidade enquanto investigam assassinatos ligados ao roubo de uma carga de 100 milhões de dólares em heroína que, recentemente, confiscaram.

Gênero: Comédia/Policial

Classificação Indicativa: 14 anos

42. Dr. Dolittle

Dr. Dolittle.
Dr. Dolittle. | Foto: Reprodução.

Médico (Eddie Murphy) respeitado tem um casamento feliz e duas filhas, mas uma noite ele quase atropela um cachorro e ouve o animal ofendê-lo. Deste momento em diante, o dom de falar com os animais, que tinha quando era criança, retorna. Após curar a asa de uma coruja, a notícia se espalha rapidamente entre os animais e logo diversos “clientes” querem ser atendidos por ele.

Gênero: Comédia

Classificação Indicativa: Livre

43. O Ódio que Você Semeia

O Ódio que você semeia.
O Ódio que Você Semeia. | Foto: Reprodução.

Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

44. As Férias da Minha Vida

A descoberta de que sofre de uma doença terminal, faz a vendedora Georgia Byrd refletir sobre a vida cheia de cuidados e precauções excessivas, que sempre levou. Ela abandona sua vida e viaja para a Europa, onde vive como uma milionária.

Gênero: Comédia/Romance

Classificação Indicativa: 12 anos

45. Sexta-Feira em Apuros

Em Los Angeles, Craig Jones (Ice Cube) e Smokey (Chris Tucker) são dois amigos inseparáveis e sem dinheiro. Craig foi despedido na véspera e Smokey só se preocupa em fumar maconha, que lhe foi dada para vender pelo traficante do bairro. Enquanto conversam, ficam vendo as várias confusões que acontecem nas vizinhanças.

Gênero: Comédia

Classificação Indicativa: 16 anos

46. Querem Acabar Comigo

Nick (Ice Cube) é um conquistador que está interessado em Suzanne (Nia Long), uma jovem atraente e divorciada que tem dois filhos, Lindsey (Aleisha Allen) e Kevin (Philip Blden). Nick quer convencer Suzanne a sair com ele e vê uma grande chance de agradá-la, quando ela fica presa em Vancouver, cidade onde foi a trabalho, na véspera do Ano Novo.

Gênero: Comédia

Classificação Indicativa: Livre

47. Um Príncipe em Nova York

Akeem (Eddie Murphy), príncipe herdeiro de Zamunda, na África, rebela-se  contra o casamento arranjado por seu pai, o rei Jaffe Joffer (James Earl Jones), que concorda que o filho viaje por 40 dias. Assim Akeem vai para Nova York, passando-se  por um pobre estudante para encontrar uma noiva que não o ame por sua posição, mas sim pela pessoa que ele é.

Gênero: Comédia/Romance

Classificação Indicativa: Livre

48. Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo.
Estrelas Além do Tempo. | Foto: Reprodução.

Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial, ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigado a trabalhar à parte. É lá que estão Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

Gênero: Drama/Obra de época

Classificação Indicativa: Livre

49. 12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão.
12 Anos de Escravidão. | Foto: Reprodução.

Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Gênero: Drama/Obra de época

Classificação Indicativa: 14 anos

50. Histórias Cruzadas

Histórias Cruzadas se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte.

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 12 anos

_____________________________
Por Kauane dos Santos Rezende – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas