Menu & Busca
Uma matéria para te encorajar a largar tudo e viajar o mundo

Uma matéria para te encorajar a largar tudo e viajar o mundo


Fazer um mochilão é sempre um desafio. Seja pela grana, pelo medo de se aventurar ou pela saudade de casa. Ainda assim, esse não deixa de ser o grande sonho da maioria dos jovens que vivem saturados e estressados pelo agito das metrópoles.

Fotos: Site Trek Mundi

Esse “clubinho” dos corajosos, que despertam inveja e admiração em quem os encontra pelo caminho, pode trazer grandes aprendizados para as gerações mais velhas. Afinal, chutar o balde dos compromissos do cotidiano, deixar para trás aquele concurso tão concorrido ou pedir as contas em uma grande empresa não era algo que passava pela cabeça dos nossos pais e avós anos atrás. A verdade é que as fronteiras do mundo se encurtaram. Os obstáculos estão menores e a comunicação está cada vez mais forte. Pois é, nunca foi tão fácil explorar o mundo!

Mas a paz e a tranquilidade não são as únicas vantagens de se fazer um mochilão. Desbravar países com costumes diferentes, se abrir para novas experiências e se deixar levar por grandes imersões culturais são motivos para lá de suficientes quando o assunto é encarar o mundo sem pressa.

Sair da zona de conforto e encarar um mochilão não é apenas sobre deixar tudo para trás a fim de desacelerar a rotina, tampouco sobre desbravar novas terras e tirar centenas de fotos deslumbrantes. Partir para uma viagem assim é, antes de mais nada, uma jornada desafiadora de autoconhecimento e autovalor, é desbravar o que existe em você que ainda não havia sido descoberto e, claro, se dar a oportunidade de criar o seu próprio estilo de viagem. Não se preocupar com luxos típicos de uma excursão turística e aceitar se render completamente às mais bizarras novidades da população local. São aprendizados múltiplos e óticas diversas.

“Meu amor por viajar foi a minha principal motivação. Conhecer lugares, pessoas e culturas. Registrar todas as experiências através do meu blog, ajudar outras pessoas e ter o registro pra mim. Olhei para meu futuro na empresa em que trabalhava e não consegui me imaginar morando em São Paulo por 20, 30 anos.”


Victor Prates, 32 anos, geólogo e autor do site Trek Mundi, com dicas, destinos, relatos e roteiros para te encorajar ou apenas “dar uma mãozinha” para realizar seu grande sonho e dar início a sua aventura começando pela América Latina.

Mas não se engane com a ideia de que o real backpacker é aquele cara com uma mochila cargueira nas costas que pede carona e passeia sem destino. No final das contas, todos somos um pouco mochileiros, que decidimos testar nossos limites (e até mesmo os da sociedade) e partir para uma atmosfera desconhecida. Mochileiros são todos aqueles que resolveram  se abrir para o acaso e para o mundo. Aventureiros e corajosos são os loucos apaixonados, são as mulheres que decidiram acreditar em si mesmas, as mães que libertaram os filhos e aqueles que saíram da bolha de uma vida, por vezes, sufocante. Não existem estereótipos, existe a liberdade de escolher e confiar em si mesmo.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas