Moana: Conheça a princesa e heroína da Disney de 'Moana' e 'Moana2'
Menu & Busca
Moana: Conheça a princesa e heroína da Disney de ‘Moana’ e ‘Moana2’

Moana: Conheça a princesa e heroína da Disney de ‘Moana’ e ‘Moana2’

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Filmes > Moana: Conheça a princesa e heroína da Disney de ‘Moana’ e ‘Moana2’

Moana, protagonista de Moana: Um Mar de Aventuras (2016), é a 12ª princesa da Disney e 56º longa-metragem do estúdio. Sua história, no entanto, não foi baseada em um conto de fadas, mas sim nas lendas do povo maori.

Moana é a décima segunda princesa da Disney e a primeira personagem de origem polinésia.
Moana é a décima segunda princesa da Disney e a primeira personagem de origem polinésia. | Foto: Reprodução.

A princesa Moana foge da característica das princesas da Disney convencionais. Desde o início de sua animação, a personagem busca ser livre e independente, se tornar a dona de sua vida e seguir os seus sonhos, conhecer o mar. Ao contrário de suas antecessoras, a jovem não se casa ou se apaixona em sua animação, além disso, se torna a líder de seu povo.

Moana, atualmente, faz parte da franquia Princesas Disney (Disney Princess), sendo a última a ingressar no grupo de personagens.

Princesa Moana – A heroína polinésia da Disney

A jovem Moana é uma personagem polinésia que desafia as regras de seu povo para seguir seus sonhos, conhecer o mar. Ela se põem em perigo quando sua ilha começa a sofrer com mudanças ecológicas, com a falta de alimentos e escassez de suprimento.

Moana é considerada a primeira heroína da Disney, se colocando em perigo por uma razão nobre (o bem de seu povo), diferente de Merida, outra princesa associada ao estúdio, que age sempre pensando em seus desejos.

A jovem aventureira se depara com as lendas de seu povo durante sua animação, conhecendo Maui e outras figuras mitológicas. Moana: Um Mar de Aventuras se baseia nas lendas maori, um dos povos habitantes da Polinésia, para contar essa narrativa.

Ficha de Personagem – Moana

Nome: Moana
Idade: 16 anos
Altura: 1,60m
Cor do cabelo: Castanho Escuro
Cor dos olhos: Castanho Escuro
Cor da pele: Parda
Cor do vestido: Laranja e bege

Origem

Diferente das princesas da Disney que lhe antecederam, Moana não é um conto de fadas, mas sim uma personagem fictícia criada a partir de mitos e lendas maori. Toda a história em torno da jovem se resume a deuses e deusas da crença polinésia, estudadas por Ron Clements e John Musker, diretores do longa.

O principal mito utilizado para construir essa história foi o de Maui, o semideus responsável pela perda da imortalidade humana.

Mito de Maui

Assim que nasceu, Maui foi abandonado por sua mãe, que o enrolou em mechas de cabelo e o jogou no mar, para que morresse longe de casa. O Sol, no entanto, encontrou a criança e com pena decidiu o acolher, criando o jovem no mar.

Maui cresceu e se destacou por sua força, coragem e determinação, tornando-se o melhor pescador. Acredita-se que ele foi o responsável por pescar a terra e atraí-la para o mar, criando ilhas. Com seu anzol, presente dos deuses, o herói criou um grande arquipélago, aproximando o povo de si.

Outra aventura associada a Maui foi o roubo do fogo de Mahui-iki, heroína responsável por guardar a chama no submundo. Ele roubou as unhas da jovem, onde estavam contidas as fagulhas, contudo, um incêndio impediu que o herói continuasse com seu feito e a guardiã jogou a última unha na floresta, onde várias árvores foram queimadas. A partir desse incêndio nos troncos das árvores, os homens aprenderam a fazer fogo com madeira.

A partir de todas as lendas sobre Maui, os roteiristas dos estúdios Disney criaram Moana, inspirada em heroínas maoris, a jovem se aventura para consertar um erro cometido pelo semi-deus com a deusa Te Fiti.

Aparência e Personalidade da Princesa Moana

Moana é uma princesa diferente de todas as outras já criadas. A jovem, de origem polinésia, possui cabelos longos e cacheados, uma pele morena, olhos amendoados e castanhos. Além disso, a personagem não é magra e alta como as outras, ela possui um corpo maior e estatura mediana.

Moana é uma princesa com uma personalidade e aparência distintas das outras princesas da Disney.
Moana é uma princesa com uma personalidade e aparência distintas das outras princesas da Disney. | Foto: Reprodução.

Assim como sua aparência, a personalidade da princesa Moana é diferente. A jovem é teimosa e luta por seus objetivos, desafiando as ordens de seu pai e as leis de seu povo para salvar a ilha em que vivem. Descrita como uma personagem corajosa, forte, temperamental, decidida e inteligente, essa princesa desafia os estigmas criados pelo estúdio ao longo dos anos, criando mulheres com a personalidade frágil, em busca de um grande amor.

Quantos anos tem Moana?

A Princesa Moana tem 16 anos durante Moana: Um Mar de Aventuras, contudo, sua primeira aparição na animação ocorre quando ainda é bem pequena, com aproximadamente 2 anos de idade.

Extremamente madura, Moana mostra que sua idade é apenas um número perto de sua coragem e determinação para salvar sua ilha e seu povo da fúria de Te Ka.

Poderes e Habilidades

Em Moana: Um Mar de Aventuras, a magia é um elemento fundamental para a narrativa, que envolve deuses, semi-deuses e espíritos. Moana, contudo, não possui poderes ou habilidades mágicas, mas sim, força e destreza durante as lutas, além de ser muito inteligente.

A personagem possui um dom com a navegação que no decorrer de sua aventura lhe salva diversas vezes. Além disso, o oceano, que está ajudando a princesa, lhe orienta durante a história.

O semideus Maui, por sua vez, possui um anzol mágico e a capacidade de se transformar em outros animais, colaborando durante a aventura de ambos.

Desenvolvimento

A personagem Moana surgiu após os diretores do longa-metragem, Ron Clements e John Musker, descobrirem as lendas polinésias. Intrigados com a cultura do país, eles decidiram criar uma história baseada nos mitos que leram, que falavam sobre heróis e deuses de sua mitologia.

O primeiro roteiro para Moana: Um Mar de Aventuras foi criado em 2012, contudo, os diretores, por ordem de John Lasseter, produtor da Disney, deixaram a primeira versão de lado para pesquisar mais a respeito daquela cultura. Durante 5 anos, Clements e Musker realizaram estudos sobre a Polinésia e seu povo e durante esse período deram ao roteiro uma nova perspectiva.

A princípio, a animação falaria sobre Maui, o semi-deus que acompanha a princesa Moana em sua aventura. A personagem feminina ainda não existia,pelo menos não como protagonista. Durante a viagem à Polinésia, no entanto, os diretores conheceram novas lendas locais e decidiram criar uma jovem que seria a protagonista da história. A premissa do enredo surgiu quando ambos descobrem que o povo polinésio deixou de realizar viagens de longa distância no mar por três mil anos.

Todos esses elementos foram dando forma a Moana e sua aventura. Mesmo com todos esses detalhes, os diretores tinham em mente algo diferente para a narrativa. O intuito era criar um foco nas questões de gênero, pois a jovem seria irmã de mais seis homens e ela lutaria para se posicionar perante a eles. Ron e John, entretanto, mudaram de ideia e concluíram que o foco de Moana era se descobrir como líder de seu povo.

Com a história em mente, os diretores retornaram aos Estados Unidos para criar a animação e dar vida a personagem. Moana ganhou uma personalidade e voz, a jovem de 14 anos Auliʻi Cravalho foi escolhida para viver a protagonista. Sua personalidade foi construída junto com a menina, que deu a princesa atitude, astúcia e vivacidade. Sua aparência, contudo, não se espelha em Carvalho, pois a personagem possui uma fisionomia mais próxima a dos povos nativos da Polinésia.

A História de Moana: Um Mar de Aventuras

Quando Maui rouba o coração de Te Fiti, a deusa responsável por criar toda a vida na Terra, a energia do mundo muda e as ilhas criadas pela deusa foram amaldiçoadas. Um milênio mais tarde, o oceano escolhe uma criança para salvar as ilhas, entregando o coração perdido.

Moana Waialiki cresce e se torna uma jovem corajosa e sedenta por aventuras. Após a morte de sua avó e problemas na ilha, como a falta de peixes e cocos secos, a jovem decide sair mar afora para encontrar uma solução. Guiada por sua avó e sabendo sobre a lenda de Te Fiti, a futura princesa sai em busca de Maui, o único que pode ajudá-la.

A menina parte com um dos veleiros encontrados na caverna e com Heihei, um galo mudo que estava acidentalmente guardado no veleiro. Seguindo as estrelas, ela encontra o semi-deus e após muito esforço o convence de embarcar nessa aventura, no entanto, Maui quer ajuda para recuperar seu anzol perdido.

Durante a aventura no oceano, Maui e Moana se tornam grandes amigos e após recuperarem o anzol do semi-deus, vão juntos devolver o coração à deusa. Quando chegam até Te Fiti, ela está na forma de Te Ka, uma figura violenta, feita de pedras e lava. Durante a batalha conta a deusa, o anzol de Maui é danificado e com medo de perdê-lo para sempre, o herói abandona Moana.

A princesa Moana e Maui durante suas aventuras.
A princesa Moana e Maui durante suas aventuras. | Foto: Reprodução.

A princesa chateda por tudo ter dado errado, entrega o coração de Te Fiti de volta para o oceano, contudo,o espírito de sua avó aparece e convence a jovem a não desistir, pois ela era a escolhida. Determinada a recuperar a deusa, a princesa Moana segue até Te Ka e com a ajuda do oceano e de Maui, que retorna para a luta, ela devolve o artefato à deusa.

Recuperada, Te Fiti torna as ilhas saudáveis mais uma vez, permitindo que Moana voltasse para seu povo. Maui segue seu caminho e a jovem se torna a mais nova líder de sua ilha, levando-os para o mar em novas aventuras.

Filmes e Séries

Moana: Um Mar de Aventuras

O filme conta a história de Moana, uma jovem polinesiana escolhida pelo oceano para se arriscar em busca de um semideus, o Maui (Johnson), e devolver uma relíquia mística para sua dona original. É uma história emocionante, com personagens épicos e uma trilha sonora envolvente, ganhando o Oscar de Melhor Animação em 2017.

Gone Fishing

Gone Fishing é um curta-metragem dirigido por Ron Clements e John Musker sobre Moana. Nessa animação a princesa interage com o oceano em sua ilha natal, Motunui. Maui, o semideus, tenta ajudar a jovem a controlar o mar, mas a atitude do herói irrita o oceano que decide castigá-lo. Quando ele sai para pescar, o mar atrapalha e Maui retorna sem peixe algum.

Moana, então, consegue controlar o oceano e retorna para seu lar com muitos peixes, ensinando ao semideus que não basta controlar o mar, mas sim é necessário compreendê-lo.

Quantos Filmes tem Moana?

A princesa Moana tem apenas um filme, Moana: Um Mar de Aventuras, que foi lançado em 2016. A animação foi um sucesso, contudo, o desenho não se tornou uma febre entre as crianças como ocorreu com seu antecessor, Frozen. Olonga-metragem, contudo, se destacou o suficiente para uma continuação ser esperada por seus fãs.

Quando Moana 2 será lançado?

Como e quando será lançado Moana 2? O primeiro Moana foi aclamado pelos críticos por ser uma grande aventura da Disney em 2016, que contou com as vozes de Dwayne The Rock Johnson, Auli’i Cravalho e Jemaine Clement.

Moana 2 deve chegar aos cinemas nos próximos anos.
Moana 2 deve chegar aos cinemas nos próximos anos. | Foto: Reprodução.

Embora a Disney ainda não tenha confirmado uma sequência do primeiro Moana, é certo que isso vai acontecer, levando em conta o sucesso de Moana no cinema e os últimos investimentos da produtora em sequências das animações (como WiFi Ralph e Frozen 2).

Então vai ter Moana 2?

Disney deve lançar Moana 2 nos próximos anos.
Maui poderá aparecer em Moana 2. | Foto: Reprodução.

Embora uma falta de movimentação visível da Disney quanto a Moana 2 possa preocupar os fãs, uma sequência é certa. O primeiro filme Moana arrecadou quase 650 milhões de dólares de bilheteria em todo o mundo, e conteve uma trilha sonora que está quase toda entre as músicas mais tocadas de 2016.

A História de Moana 2

De acordo com o site Screen Rant, Lin-Manuel Miranda, compositor das músicas de Moana, discutiu a possibilidade de dar continuação ao filme com uma história focada em uma princesa latina! Seria o primeiro investimento da Disney em uma princesa que representaria a nossa cultura.

Além dessa teoria, um canal no YouTube criou um trailer feito por fãs, teorizando que Moana iria para Nova York com Maui e seus amiguinhos bichos. É pouco provável que isso de fato aconteça, mas certamente seria uma aventura interessante:

Por tudo isso, Moana 2 é garantia de sucesso para o estúdio, e deve ser anunciada nos próximos anos.

Outras Aparições da Princesa Moana

Por ser uma princesa relativamente nova, Moana ainda não apareceu em muitos filmes, séries e animações da Disney. Sua primeira aparição fora de seu longa-metragem foi em WiFi Ralph: Quebrando a Internet, onde a jovem e outras princesas da Disney fazem uma participação especial.

No filme, que conta mais uma aventura de Detona Ralph e Vanellope, as princesas da Disney interagem com a protagonista e lhe dão conselhos sobre como ser princesa. Assim como as outras princesas, Moana está com um visual moderno, com um pijama laranja e uma shorts.

A princesa Moana também participa do jogo para consoles Kingdom Hearts Unchained χ, durante as missões especiais do jogo.

Além disso, a personagem ganhou uma linha de brinquedos da Hasbro, acessórios, entre outros produtos de Moana: Um Mar de Aventuras.

Parques da Disney

Walt Disney World

A princesa Moana é uma aparição constante no Walt Disney World, um dos principais parques do estúdio. Antes de seu filme ser lançado, a jovem fazia aparições no Polynesian Village Resort, uma das hospedagens temáticas do local, que replica a experiência de uma viagem ao Pacífico.

Após se tornar princesa, Moana pode ser encontrada no Disney’s Hollywood Studios, junto com outras princesas da Disney para apresentações e tirar fotos. Além disso, a jovem aparece no show noturno Happily Ever After, onde canta uma de suas canções temas, How Far I’ll Go.

Disneyland Resort

No Disneyland, outro parque do estúdio, a personagem é encontrada na atração Adventureland, onde é possível tirar algumas fotos com a princesa.

Tokyo Disneyland

Na Disneyland de Tóquio, a princesa Moana ganhou uma homenagem na nova versão de It’s a Small World, reinaugurada em 2018. Na sessão Pacific Islands, é possível ver uma estátua da personagem em seu barco, junto com seu mascote, o porquinho Pua.

Disneyland Paris

Em 2016, Moana fez sua estreia no parque de Paris, no pré-desfile You’re Welcome, que recepcionou a nova princesa da Disney no local. Desde então, a personagem está localizada na atração Art of Animation, onde está disponível para tirar fotos com os visitantes.

Hong Kong Disneyland

A personagem aparece em Moana: A Homecoming Celebration, show realizado no Adventureland.

Shanghai Disneyland

Em Shanghai, assim como em Hong Kong, Moana faz parte do Moana: A Homecoming Celebration, show em que a personagem reconta sua história. Além disso, ela faz, junto com Maui, uma pequena apresentação em frente ao Enchanted Storybook Castle, intitulada Summer Blast.

Herói da Disney – Maui

Maui é o herói e personagem secundário da animação Moana: Um Mar de Aventuras. Na história, o semideus é responsável por roubar o coração do oceano e corromper Te a. Conhecido por sua arrogância e grande ego, o herói some após perder seu anzol.

Maui é o herói do filme Moana: Um Mar de Aventuras. | Foto: Reprodução.

O personagem Maui foi criado a partir da aparência de Dwayne Johnson, popularmente conhecido como The Rock, que dubla o personagem na versão americana. Assim como o ator, o semideus é alto e musculoso, com muitas tatuagens e suas feições são parecidas.

A participação é aguardada em Moana 2, pois é considerado um dos personagens mais divertidos e um dos maiores sucessos da animação.

Vilã da Disney – Te Ka

Quando o coração de Te Fiti é roubado, a deusa assume outra versão, a de Te Ka. Essa deusa é feita de pedras e lava e emana apenas dor, tristeza e ódio, destruindo tudo e todos que vê a seu redor, deixando suas ilhas doentes e seu povo também.

Te Ka
Te Ka é apresentada como a possível vilã de Moana: Um Mar de Aventuras. | Foto: Reprodução.

A personagem assume um papel de vilã em Moana: Um Mar de Aventuras, contudo, Te ka não é má, está apenas corrompida. Quando a princesa Moana lhe devolve seu coração, a deusa retoma sua aparência normal e cura as ilhas e seu povo, sendo uma presença cuidadosa e amorosa.

Moana, então, não possui um grande antagonista em sua história como as outras princesas da Disney, pois o intuito é mostrar o ato de coragem da jovem para salvar a deusa e seu povo.

Animal de estimação – Pua e Heihei

A personagem Moana em Moana: Um Mar de Aventuras possui dois animais de estimação, o porco Pua e o galo Heihei. O porquinho é um dos personagens mais fofos da animação e acompanha a princesa desde o início do desenho. Leal e amigável, ele não abandona a jovem em nenhum momento e serve como apoio emocional para ela.

Enquanto Pua é um mascote fofo que está com a princesa desde o início, o atrapalhado galo Heihei é o bobo da corte de sua vila. Ele, literalmente, entra de gaiato nesse barco e junto com Maui e Moana se aventura pelo Pacífico na busca de trazer de volta a deusa Te Fiti.

Curiosidades

  • O intuito do estúdio Disney ao criar Moana era dar uma aparência realista a personagem, com um corpo que fugisse de estereótipos e com uma feição que fosse fiel ao de seu povo.
  • Na história original, Maui seria o protagonista e Moana uma personagem secundária, contudo, os criadores viram potencial na jovem e decidiram mudar a história.
  • O nome da princesa Moana significa oceano.
  • Para criar o cabelo das personagens, os técnicos inventaram novas ferramentas e programas, pois o estúdio, até então, não havia trabalhado com cabelos do tipo.
  • Maui é dublado por Dwayne Johnson e sua aparência física foi inspirada no ator.
  • Desde o processo de criação, os criadores queriam Johnson como o intérprete de Maui.

Ficha Técnica – Moana: Um Mar de Aventuras

Título Original: Moana
Duração: 1h47min
Lançamento: 23 de novembro de 2016
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures
Dirigido por: John Musker e Ron Clements 
Classificação: Livre
Gênero: Família, Fantasia, Animação, Ação, Aventura, Musical
País de Origem: EUA

0 Comentários

Tags mais acessadas