Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Ministério LIVRE – grupo de universitários cria projeto para dar visibilidade a moradores de rua

Por Louise Diório – Fala! M.A.C.K

O número de moradores de rua cresce a cada ano em São Paulo. Segundo censo de 2015 da FIPE (Fundação de Instituto de Pesquisas Econômicas), há mais de 15 mil pessoas em situação de rua na cidade. Deste total, cerca de 15% tem entre 18 e 30 anos, sendo, ao todo, 82% masculino e 14% feminino.

As políticas públicas voltadas para esse público ainda são estudadas e não atendem à demanda atual. Com isso, a sociedade civil ajuda por meio de doações de itens pessoais e alimentícios. Esse é o caso do Ministério Livre, um grupo que tem como base o evangelho, e que cria produções multimidiáticas para transformar o cenário da desigualdade.

Filipe Cordeiro (cinegrafista do Livre), Tim e Gabriel
Filipe Cordeiro (cinegrafista do Livre), Tim e Gabriel.

O Ministério Livre foi criado por Gabriel Cunha, 20, em setembro de 2016, com o intuito de proporcionar visibilidade às pessoas em situação de rua. Com uma equipe composta por jovens, eles têm como lema “expor ao mundo uma realidade que é invisível aos olhos da sociedade”.

Ao ser questionado sobre o motivo de iniciar o Livre, Gabriel desabafou dizendo que queria ser uma pessoa diferente.

“Parei de olhar só para mim e comecei a refletir que um dia eu iria morrer e ninguém se lembraria disso”.

O estudante de publicidade ainda ressaltou que “uma maneira de ter frutos não é conquistando riquezas, mas investindo em pessoas”.

O Livre possui duas vertentes chamadas “O mundo de Tim” e “Aviva a Rua”. Retratadas em forma de séries documentadas, as produções são divulgadas nas redes sociais. “O mundo de Tim” é uma homenagem ao jovem de 21 anos chamado Tim, morador de rua, que se tornou amigo do Livre.

“Ninguém está na rua porque quer”, afirma Tim no primeiro episódio da série.

Tim, inspiração para a série O mundo de Tim
Tim, inspiração para a série O mundo de Tim.

Clique AQUI e assista.

O conceito do Livre é “alcançar, por meio do evangelho, grupos que são considerados invisíveis pela igreja”. Eles acreditam que Jesus, em toda a sua trajetória de vida, não excluiu ninguém socialmente – muito pelo contrário, deu diversas lições de moral ao povo de sua época mostrando que o preconceito gera conflitos entre os seres humanos.

O jovem Gabriel contou sobre a vergonha que tinha em abordar as pessoas em situação de rua, mas que ao ver os resultados de seu trabalho ficou mais confiante:

“Os caras não confiam em ninguém, mas com o tempo começam a criar um laço de amizade e contar coisas para nós que eles não contam a mais ninguém”.

As ações realizadas pela equipe são documentadas na série “Aviva a Rua”, para incentivar e abrir os olhos do público, mostrando a forma como os moradores de rua são invisíveis para a sociedade e, como muitas vezes, sofrem maus tratos, agressões e humilhações.

Aviva a Rua traz visibilidade às pessoas CAPA
Aviva a Rua.

“Eu sempre tive um desejo diferente que era conhecer a história dos caras, essas pessoas têm muito o que ensinar para nós”, contou Gabriel sobre o seu desejo antigo.

Para quem tem o mesmo desejo, a dica é ser sensível e entender que para o morador de rua o seu gesto vai além de uma boa conversa – significa uma porta aberta para quem tem o mundo fechado. Gabriel também ressaltou que quem toma essa atitude “não será apenas alguém que troca ideia com um morador de rua, mas é uma pessoa que está transformando uma nação, quebrando um paradigma e andando na contramão do mundo”.

Neste ano, o Livre fechou parceria com o Projeto Eu Acredito, organização social sem fins lucrativos, que acolhe cerca de 60 dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Localizado em um sítio em Ibiúna, interior de São Paulo, acolhe pessoas de 18 a 60 anos que são reabilitadas por meio de tratamentos e atividades socioeducativas. Além de proporcionar atenção e carinho às pessoas, eles poderão encaminhá-las para um local especializado onde poderão recomeçar suas vidas.

Clique AQUI para seguir o @ministeriolivre no Instagram.

Clique AQUI e acesse a página do Ministério Livre no Facebook.

O projeto recebe todo tipo de doação e agrega voluntários para as ações do Livre. Caso haja interesse, entre em contato pelo email [email protected]

Confira também:

– FIAMFAAM lança campanha para arrecadação de cobertores

Projeto incentiva alunos a irem a pé para a escola

1. Gratidão em ver essa matéria no ar!!!<3

2. Fernanda Cristina Bianchi Moura
    2 anos ago

Quanto orgulho…ver essa matéria de uma ex aluna, e ainda ter a oportunidade de ser comunicada por ela….Parabéns Louise….sucesso por toda a vida, lindo trabalho dos meninos?