Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Mini Doc sobre o Sucesso’s Bar – o boteco mais famoso da Borba

Um grupo de alunos e alunas da Academia Internacional de Cinema – SP, gravaram um mini documentário sobre o Sucessos Bar – um boteco bem simples localizado na famosa Borba, ponto boêmio localizado na região do Mackenzie.

O estabelecimento ganhou de presente um material audiovisual que nos conta um pouco da história do Ivan, o proprietário do bar, assim como suas opiniões a respeito das dificuldades que o estabelecimento passa, do seu popular tratamento com os clientes e da importância de manter o local em atividade.

Confira o documentário completo:

E para saber mais a respeito deste maravilhoso feito, conversamos com o diretor, João Batista de Souza, e a produtora do documentário, Aryane Alcântaraconfira:

Fala!: Por que vocês decidiram gravar um mini doc do Sucesso’s ?

JB de Souza: Precisávamos de um tema para realizar um documentário. Surgiu a ideia de gravarmos no bar do Ivan porque era um lugar agradável, de uma clientela formada por um público majoritariamente jovem. Então, optamos por retratar a trajetória do Ivan e do Sucesso’s. Saber como um retirante chega à cidade grande e consegue adaptar-se a essa super engrenagem social.

Aryane Alcântara: Já frequentava o local há cerca de 2 anos e, desde a primeira vez que passei por lá, notei que havia uma poeticidade latente em cada elemento pontual do espaço. Da profusão de cores que compõem a imagética do ambiente à pluralidade diversa da clientela. Daí, foi preciso uma pesquisa de observação junto à nossa equipe pra retratar um pouco da caminhada do Ivan – proprietário do bar – que de certa forma personifica o nome de seu estabelecimento; sempre sorridente e de alto-astral. O Sucesso’s se tornou marca registrada da região, com identidade própria.

Fala!: O que mais chamou atenção da equipe no dia da gravação?

JB de Souza: No dia da gravação vimos que os espaços do bar eram acanhados. Que as geladeiras e engradados tomavam quase que a totalidade do ambiente, e formavam um colorido vivo que estava em consonância com a diversidade dos frequentadores. Que o som formava uma verdadeira algaravia de ruídos, dos telões, da juke box, dos sons das ruas, enfim, do som das pessoas.

Aryane Alcântara: O fato de que muitos dos clientes se ofereceram para contar suas histórias e o por quê de simpatizarem tanto com o Bar. Quase que por unanimidade, disseram que lá se sentem como no quintal de casa, entre amigos, que muitas vezes se tornam uma grande família. A nossa equipe foi bem recebida nas quatro diárias de gravação, tanto pelos profissionais do Sucesso’s como pelos frequentadores de lá.

Fala!: Vocês esperavam pela boa repercussão do vídeo? Pretendem fazer outros documentários sobre outros bares?

JB de Souza: Foi uma surpresa. Na verdade, acabamos de filmar uma segunda parte que está em fase de edição. Trata-se de uma tentativa de entrar nesse mundo múltiplo da sonoridade, do sensorial, do encontro. Mostrar o porquê de as pessoas estarem ali. Mas o discurso delas não é a tônica dessa nova empreitada, e sim essa magia que encontramos em uma mesa de bar, em algumas geladas, em porções de salgados, no tempo que passa e ao mesmo tempo é congelado num momento único de felicidade de um amigo querido.

Aryane Alcântara: A nossa equipe está bem feliz com o feedback de quem está assistindo ao curta. Após este doc, que fiz produção e roteiro, escrevi e dirigi um híbrido (Doc-Ficcional) também no Sucesso’s. Gravamos em duas diárias e já está na ilha de edição, na mão do montador. Desta vez, a ideia foi arquitetar uma narrativa baseada nas ações e, apenas se valer das múltiplas vozes que se escutam desta algaravia, para compor o desenho sonoro que ornamenta o ambiente em composição com a estética dos detalhes originais e característicos do espaço. Agora é só aguardar pelo lançamento!

CAPA

Confira também:

– Projeto incentiva alunos a irem a pé para a escola

– Mutirão constrói espaço pet na Zona Norte de São Paulo

1. 2 anos ago