Ao entrarmos em um relacionamento, muitas vezes não percebemos situações abusivas que acontecem entre o casal. Isso porque, para quem está vivenciando a relação, pode ser difícil ter uma visão completa do convívio tóxico e, nem sempre é possível se distanciar o suficiente a ponto de obter o panorama completo da situação.
Na manhã desta terça-feira (30), os usuários do Twitter se depararam com uma série de relatos sobre relacionamentos abusivos. Tudo começou com a hashtag #MeuExAbusivo, que entrou para os trending topics da rede social e encorajou milhares de mulheres a denunciar e compartilhar histórias nocivas com ex-namorados.
Confira abaixo alguns relatos:
Como saber se estou vivendo um relacionamento abusivo:
Um relacionamento é considerado abusivo quando a relação deixa de ser saudável e começa a prejudicar algum dos membros de dentro do namoro ou casamento.
Se engana quem pensa que se configura abuso apenas agressões físicas. O abuso não acontece só com agressões físicas, mas com agressões psicológicas, chantagens, culpabilização, proibições, controle da vida privada e muitas outras práticas.
Com isso, cria-se uma relação de dependência afetiva, e predomina-se o excesso de poder, prejudicando um dos envolvidos. Daí surge o desejo de controlar o parceiro.
Para reconhecer um relacionamento abusivo, muitos pontos devem ser levados em conta. Algumas são simples mas, como dissemos acima, nem sempre é fácil percebê-las. Confira aqui alguns exemplos de situações que podem te ajudar a prestar atenção e evitar um relacionamento abusivo.