Merida: A protagonista de Valente é princesa mais corajosa da Disney
Menu & Busca
Merida: A protagonista de Valente é princesa da Disney mais corajosa

Merida: A protagonista de Valente é princesa da Disney mais corajosa

Home > Cinema e Séries > Merida: A protagonista de Valente é princesa da Disney mais corajosa

Merida é a protagonista do filme “Valente” e se tornou a primeira princesa da Disney a não se casar com um príncipe e se rebelar contra as tradições de sua família, representando empoderamento feminino e sendo um dos personagens mais fortes dos estúdios Disney.

princesa merida
Princesa Merida

Se comparada as outras princesas da Disney, a protagonista de Valente tem muito pouco em comum com uma princesa. Mas sua força, coragem e rebeldia mostram que uma princesa é muito mais que uma mulher esperando para ser salva.

Valente: O filme que deu vida a Princesa Merida

No filme de 2012, a princesa Merida é a princesa do clã escocês DunBroch e herdeira do trono de seu reinado. Mas para herdar o trono, ela deveria se casar com o cavalheiro que ganhasse um torneio de arco e flecha. Determinada a ficar sozinha, Merida entra na competição para conseguir a própria mão e não se casar.

Publicidade

No filme, ao perceber que seria obrigada a se casar, a princesa foge pela floresta e encontra uma bruxa, que lhe da uma poção para que sua mãe mude de opinião. No entanto, quando a mãe toma a poção, acaba se transformando em urso e Merida parte em uma jornada para quebrar o efeito da maldição antes que seja tarde demais.

A trilha sonora do filme é marcada pelo ritmo escocês marca o filme da princesa ruiva. E uma que empolga é a O Céu Eu Vou Tocar, que mostra a determinação e a capacidade de se divertir de Merida.

Um curiosidade sobre a produção “Valente“, é que o filme foi apontado como o primeiro conto de fadas da Pixar.

Publicidade

Origens da Princesa Merida

Valente se passa no século 10, na Escócia. Essa decisão da produção se explica porque, depois disso, não haviam mais ursos na região. No entanto, não temos nenhum conto dessa época que envolva ursos. Mas, por outro lado, Andersen e os Irmãos Grimm tem contos que falam de pessoas se transformando em urso, como no caso de Merida, o que explicam de onde veio a inspiração para a história.

Apesar de não haver nenhuma confirmação dessa teoria, o arco e flecha, a indisposição com o casamento e a preferência pela vida na natureza faz a Princesa Merida associar-se com a deusa grega Artemis. Na Mitologia Grega, essa deusa, filha de Leto, representa a lua, a caça e a vida selvagem. Ao nascer, Artemis ganhou de seu pai, Zeus, um arco e flechas de prata e também pediu a ele para nunca se casar após ver o sofrimento de sua mãe ao dar à luz ao seu irmão Apolo.

Personalidade e Aparência

Mérida pode ser considerada a princesa mais corajosa da Disney, além de ser forte, determinada e ágil. É possível observar em suas ações um amor pela natureza e intenso desejo de alcançar a liberdade. Suas características rompem os padrões da realeza sobre como deve se portar uma princesa.

Outro traço de sua personalidade é a intensidade e a não submissão. Merida é rebelde, não aceita que tracem seu destino sem sua permissão. Ela é muito competitiva e feroz, gosta de atividades radicais, perigosas, e não tem medo de dizer o que pensa. Explosiva, essa princesa as vezes perde seu controle e acaba por fazer coisas que mais tarde lhe geram arrependimento. A teimosia e a persistência também fazem parte de sua personalidade, e é o tipo de pessoa que nunca da o braço a torcer.

A aparência de Merida também difere das outras princesas da Disney. A personagem possui um corpo esguio, olhos azuis, uma pele pálida, rosto arredondado, sardas leves, e um cabelo ruivo longo, cacheado e emaranhado, que é o fator mais marcante de sua beleza.

Todas as características e ações de Merida abarcam um grande empoderamento feminino: Enquanto a maioria das princesas querem se casar e são salvas por um príncipe encantado, Merida, por sua vez, luta para não se casar com ninguém e deseja sua liberdade, além de salvar sua mãe da enrascada que a colocou.

As principais habilidades dessa princesa incluem o bom uso do arco e flecha e da espada, conhecimento da floresta, combate físico e focalização reforçada.

Polêmica

Em 2013, a princesa Merida foi admitida como 11ª princesa da Disney nos parques Magic Kindom e recebeu um rearranjo em sua aparência que não agradou os fãs. Na nova versão, a princesa recebeu um vestido mais brilhante, cabelos mais arrumados, cintura mais delicada e outros elementos que atribuídos a feminilidade que, de acordo com os fãs, não combinavam com a personagem. Confira uma foto do antes e depois:

merida
Princesa Merida: Antes e Depois

No Magic Kingdom, Merida pode ser encontrada no jardim de conto de fadas no Fantasyland. Nos parques, ela conhece os hóspedes perto do It’s a Small World e a princesa também é vista muitas vezes no World Showcase no Epcot.

_______________________________________
Por Brenda Umbelino – Redação Fala!

Tags mais acessadas