Merida: A protagonista de Valente é princesa mais corajosa da Disney
Menu & Busca
Merida: A protagonista de Valente é princesa da Disney mais corajosa

Merida: A protagonista de Valente é princesa da Disney mais corajosa

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Merida: A protagonista de Valente é princesa da Disney mais corajosa

Merida é a protagonista do filme Valente e se tornou a primeira princesa da Disney a não se casar com um príncipe e se rebelar contra as tradições de sua família, representando empoderamento feminino e sendo um dos personagens mais fortes dos estúdios Disney.

princesa merida
Princesa Merida. | Foto: Reprodução.

Se comparada às outras personagens da franquia Princesas da Disney, a protagonista de Valente tem muito pouco em comum com uma princesa. Mas sua força, coragem e rebeldia mostram que uma princesa é muito mais que uma mulher esperando para ser salva.

Valente: O filme que deu vida a Princesa Merida

No filme de 2012, a princesa Merida é a princesa do clã escocês DunBroch e herdeira do trono de seu reinado. Mas para herdar o trono, ela deveria se casar com o cavalheiro que ganhasse um torneio de arco e flecha. Determinada a ficar sozinha, Merida entra na competição para conseguir a própria mão e não se casar.

No filme, ao perceber que seria obrigada a se casar, a princesa foge pela floresta e encontra uma bruxa, que lhe dá uma poção para que sua mãe mude de opinião. No entanto, quando a mãe toma a poção, acaba se transformando em urso e Merida parte em uma jornada para quebrar o efeito da maldição antes que seja tarde demais.

A trilha sonora do filme é marcada pelo ritmo escocês marca o filme da princesa ruiva. E uma que empolga é a O Céu Eu Vou Tocar, que mostra a determinação e a capacidade de se divertir de Merida.

Uma curiosidade sobre a produção Valente, é que o filme foi apontado como o primeiro conto de fadas da Pixar.

Ficha Técnica – Princesa Merida

Nome: Princesa Merida
Idade: 16 anos
Altura: 1,65m
Cor do cabelo: Ruivo
Cor dos olhos: Azuis
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Azul Marinho

Qual o significado do nome Merida?

De origem celta, o nome Merida vem de Mairead, que significa pérola. O significado de seu nome é mulher que alcançou a honra, a bem sucedida ou a bem vista por todos. A personagem do desenho Valente representa muito bem o significado de seu nome, sendo uma jovem corajosa, que provou a todos o seu poder e independência.

No Brasil, segundo o Censo, apenas 28 pessoas se chamam Merida, incluindo as variações de Mérida, Meryda e Méryda, além disso, muitos foram registrados a partir de 2012, época em que a animação foi lançada.

Origem

Valente se passa no século 10, na Escócia. Essa decisão da produção se explica porque, depois disso, não haviam mais ursos na região. No entanto, não temos nenhum conto dessa época que envolva ursos. Mas, por outro lado, Andersen e os Irmãos Grimm têm contos que falam de pessoas se transformando em urso, como no caso da mãe de Merida, o que explica de onde veio a inspiração para a história.

Apesar de não haver nenhuma confirmação dessa teoria, o arco e flecha, a indisposição com o casamento e a preferência pela vida na natureza faz a Princesa Merida associar-se com a deusa grega Artemis. Na Mitologia Grega, essa deusa, filha de Leto, representa a lua, a caça e a vida selvagem. Ao nascer, Artemis ganhou de seu pai, Zeus, um arco e flechas de prata e também pediu a ele para nunca se casar após ver o sofrimento de sua mãe ao dar à luz ao seu irmão Apolo.

Personalidade e Aparência da Princesa Merida

Mérida pode ser considerada a princesa mais corajosa da Disney, além de ser forte, determinada e ágil. É possível observar em suas ações um amor pela natureza e intenso desejo de alcançar a liberdade. Suas características rompem os padrões da realeza sobre como deve se portar uma princesa.

Outro traço de sua personalidade é a intensidade e a não submissão. Merida é rebelde, não aceita que tracem seu destino sem sua permissão. Ela é muito competitiva e feroz, gosta de atividades radicais, perigosas, e não tem medo de dizer o que pensa. Explosiva, essa princesa às vezes perde seu controle e acaba por fazer coisas que mais tarde lhe geram arrependimento. A teimosia e a persistência também fazem parte de sua personalidade, e é o tipo de pessoa que nunca dá o braço a torcer.

A protagonista de Valente se diferencia de todas as princesas da Disney.
A protagonista de Valente se diferencia de todas as princesas da Disney. | Foto: Reprodução.

A aparência de Merida também difere das outras princesas da Disney. A personagem possui um corpo esguio, olhos azuis, uma pele pálida, rosto arredondado, sardas leves, e um cabelo ruivo longo, cacheado e emaranhado, que é o fator mais marcante de sua beleza.

Todas as características e ações de Merida abarcam um grande empoderamento feminino: Enquanto a maioria das princesas querem se casar e são salvas por um príncipe encantado, Merida, por sua vez, luta para não se casar com ninguém e deseja sua liberdade, além de salvar sua mãe da enrascada que a colocou.

As principais habilidades dessa princesa incluem o bom uso do arco e flecha e da espada, conhecimento da floresta, combate físico e focalização reforçada.

Poderes e Habilidades da Princesa Merida

Merida, assim como outras princesas da Disney, não possui poderes ou habilidades mágicas. A jovem, no entanto, é conhecida por sua aptidão com o arco e flecha. Uma de suas cenas mais memoráveis ocorre durante um festival no reino para apresentarem pretendentes à jovem. Irritada com toda aquela comoção. Merida se disfarça e invade o pequeno torneio, acertando todos os alvos e impressionando seu pai.

Além disso, a princesa Merida é reconhecida por sua agilidade e inteligência, demonstradas em diversos momentos de sua animação. Outras habilidades suas são o hipismo e a escalada.

Polêmica

Em 2013, a princesa Merida foi admitida como 11ª princesa da Disney na franquia Princesas da Disney e nos parques Magic Kingdom, recebendo um rearranjo em sua aparência que não agradou os fãs. Na nova versão, a princesa recebeu um vestido mais brilhante, cabelos mais arrumados, cintura mais delicada e outros elementos que atribuídos a feminilidade que, de acordo com os fãs, não combinavam com a personagem. Confira uma foto do antes e depois:

merida
Princesa Merida: Antes e Depois. | Foto: Reprodução.

No Magic Kingdom, Merida pode ser encontrada no jardim de conto de fadas no Fantasyland. Nos parques, ela conhece os hóspedes perto do It’s a Small World e a princesa também é vista muitas vezes no World Showcase no Epcot.

Filmes e Séries

Valente

A animação é a décima terceira produção da Pixar e foi o primeiro filme do estúdio a falar sobre um conto de fadas, introduzindo uma princesa na sua narrativa. Merida, contudo, é uma princesa diferente das demais, com uma personalidade rebelde e marcante, a jovem quebra estereótipos próprios de personagens da Disney.

Em Brave (nome da animação em inglês), a princesa Merida deve seguir os costumes do seu reino e tornar-se rainha ao lado do cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio de arco e flecha. A jovem, porém, está determinada a trilhar seu próprio caminho e desafia a tradição ancestral.

A história, no entanto, ganha um novo rumo quando a mãe de Merida é transformada em um urso por uma bruxa. Cabe a jovem princesa salvar sua mãe dos perigos enfrentados e transformá-la novamente em humana.

Outras aparições da Princesa Merida

Mesmo não sendo uma das principais princesas da Disney, Merida participou de diversas séries e produções do estúdio. Uma de suas principais aparições foi em Princesinha Sofia, no episódio A Biblioteca Secreta.

Na história, Merida ajuda Sofia a encontrar a coragem necessária para encontrar a bolsa perdida de sua tia. A jovem princesa guia a pequena em seu desafio e se torna uma espécie de tutora no episódio.

Outra aparição de Merida foi na série It’s a Small World: The Animated Series, no episódio Bricht and Braw, surgindo rapidamente na tela para flechar alguns objetos.

Outra série conhecida na qual a princesa Merida também participou foi em Once Upon A Time. A produção da ABC utilizou a personagem na quinta temporada, a narrativa criada era a de que Merida teria de assumir o trono de DunBroch após a morte de seu pai em uma batalha contra o exército de Camelot. Seu povo, no entanto, não aceita sua ascensão ao trono e afirmam que uma mulher não pode comandar um grande clã. Durante a série, a jovem tenta convencer a todos de que é capaz, embarcando em uma aventura com a princesa Bela.

A princesa Merida também participa da animação WiFi Ralph: Quebrando a Internet e nos jogos para console Valente e Disney Infinity.

História do Filme Valente

Na Escócia medieval, a Princesa Merida, do clã DunBroch, recebe um arco e flecha de seu pai, o Rei Fergus, por seu sexto aniversário, para desgosto de sua mãe, a Rainha Elinor. Enquanto se aventura na floresta para buscar uma flecha perdida, Merida encontra um fogo-fátuo. Logo depois, Mor’du, um enorme urso demônio, ataca a família, a jovem foge a cavalo com Elinor, enquanto Fergus e seus homens enfrentam o monstro, embora a luta lhe custe uma das pernas.

Dez anos depois, Merida, agora com três irmãos trigêmeos mais novos, descobre que ela deve ser prometida ao filho de um dos aliados de seu pai. Elinor explica que o não consentimento do noivado poderia prejudicar DunBroch, lembrando a princesa de uma lenda de um príncipe cujo orgulhoso que se recusa em seguir os desejos de seu pai causando destruição de seu reino.

Os chefes de clãs aliados e seus filhos primogênitos chegam para competir nos jogos das Terras Altas pela mão da Princesa Merida. A menina, contudo, burla as regras, anunciando que, como primogênita de seu próprio clã, ela é elegível para competir por sua própria mão.

Ela facilmente supera seus pretendentes em um torneio de arco e flecha, envergonhando os outros clãs e, após uma discussão acalorada com Elinor, foge para a floresta. Ao chegar lá, Merida avista vários fogos-fátuos que a levam à cabana de uma bruxa idosa que trabalha como carpinteira. A princesa paga por um feitiço para mudar seu destino e a bruxa dá a ela um bolo encantado para ser servido à sua mãe.

Merida e Elinor brigam após a jovem burlar as regras do torneio.
Merida e Elinor brigam após a jovem burlar as regras do torneio. | Foto: Reprodução.

Quando a princesa Merida retorna ao seu reino ela entrega a Elinor o bolo que a transforma em um urso, incapaz de falar, mas ainda retendo a maior parte de sua consciência humana. Merida volta para a casa da bruxa com a mãe, apenas para encontrá-la deserta e descobre uma mensagem da bruxa: a menos que a jovem seja capaz de “consertar o vínculo rasgado pelo orgulho” antes do segundo nascer do sol, o feitiço se tornará permanente. Merida e Elinor são lideradas pelos fogos-fátuos para ruínas antigas, onde encontram Mor’du. Percebendo que Mor’du era o príncipe da lenda, Merida promete que não deixará o mesmo acontecer com sua mãe e conclui que precisa costurar a tapeçaria da família que danificou durante uma discussão anterior com sua mãe para quebrar o feitiço.

Elas retornam ao castelo para encontrar os clãs à beira da guerra pela mão da princesa e Merida, pressionada, decide ceder e se declarar pronta para escolher um pretendente, como exige a tradição, mas Elinor pede que ela insista que os primogênitos devem se casar em seu próprio tempo com quem quiserem. Os clãs concordam, quebrando a tradição, mas renovando e fortalecendo sua aliança.

Merida entra furtivamente na sala de tapeçaria de Elinor. Sua mãe, que está perdendo sua consciência humana e tornando-se um urso, ataca o Rei Fergus, mas de repente recupera a compostura e foge do castelo. Confundindo a rainha com Mor’du e incapaz de ouvir Merida, o pai da jovem persegue o urso com os outros clãs, trancando a princesa no castelo.

Merida escapa com a ajuda de seus irmãos, que também comeram o bolo encantado, transformando-se em filhotes de urso, e repara a tapeçaria.

Em busca de Fergus, a princesa o encontra junto dos clãs capturando Elinor, a menina, contudo, intervém e impede seu pai antes que Mor’du chegue. Mor’du derruba os guerreiros do clã e mira em Merida, mas Elinor intercede, afastando o vilão e fazendo com que ele seja esmagado por um menir que cai sobre ele durante a luta, libertando o espírito do príncipe, que silenciosamente agradece a princesa.

Mérida cobre a mãe com a tapeçaria costurada, mas ela continua sendo uma ursa. Enquanto o sol nasce pela segunda vez, Merida percebe os erros que cometeu e se reconcilia com Elinor, cumprindo, sem saber, o verdadeiro significado da mensagem da bruxa e revertendo os efeitos do feitiço.

Com a morte de Mor’du, Merida e Elinor trabalham juntos em uma nova tapeçaria quando são chamados às docas para se despedir dos outros clãs e andar a cavalo.

Quando e onde se passa a história de Merida?

Valente, animação sobre a princesa Merida, é ambientada nas Highlands, Escócia, algo que fica explícito na história. O período, contudo, não é certo,pois não há nenhuma menção de tempo em todo o desenho. Os clãs escoceses, algo muito citado na animação, por exemplo, deixaram de existir a partir do século XVI, mais especificamente em 1746.

Alguns detalhes, no entanto, revelam que a história de Merida se passa muito antes disso, em algum momento do século X.

Merida, a Princesa sem Príncipe

A jovem Merida é a primeira princesa lançada pela Disney que não possui um príncipe ou um pretendente. Em sua animação, a princesa se recusa a casar e enfrenta seu pai para que ele não escolha um futuro marido para ela. Além disso, ela chega a competir no torneio por sua própria mão, vencendo os campeões presentes.

Esse pequeno detalhe é visto como um grande avanço para o mundo das princesas, pois desde o lançamento de Branca de Neve, as mulheres das animações da Disney eram vinculadas a um príncipe encantado ou possível pretendente.

Merida é a primeira de uma série de princesas que foram criadas para serem heroínas e não se ligarem a homem algum, mostrando que uma mulher pode ser forte e corajosa e, sua recompensa por tudo, é reconhecimento e não um casamento, como no caso da Princesa Mulan.

Vilão da Disney – Mor’du

Mor’du é o principal vilão de Valente, sendo descrito como um grande urso que por onde passa deixa um rastro de caos e destruição. A criatura, no entanto, já foi um belo príncipe que, ao negar as tradições de seu reino, foi amaldiçoado, ficando preso no corpo de um animal.

Mor'du é o antagonista na história da Princesa Merida.
Mor’du é o antagonista na história da Princesa Merida. | Foto: Reprodução.

O urso é descrito como o maior animal de todos, destacando-se por sua força e ódio. Segundo sua lenda, quando era um príncipe, Mor’du era o mais alto e forte dos irmãos, sendo um dos filhos mais queridos de sua família. Seu orgulho, porém, o levou à perdição.

Quando Mor’du é morto, o espírito do príncipe se liberta daquele castigo e o jovem agradece Merida por sua atitude. Sua alma mudou-se para a vida após a morte e a terra estava livre de seu ódio.

Angus – Cavalo e melhor amigo de Merida

O cavalo da Princesa Merida, da animação Valente, se chama Angus e é da raça Shire. O personagem é o melhor amigo da jovem, com quem passa a maior parte do tempo. O cavalo, no entanto, não possui muito destaque no desenho, diferente de Maximus, o cavalo de Enrolados.

Angus, da raça Shire, é o cavalo da princesa Merida.
Angus, da raça Shire, é o cavalo da princesa Merida. | Foto: Reprodução.

Com pelos longos e pretos e patas peludas e brancas, Angus aparece em poucas cenas do filme, porém, se destaca por sua beleza em todas elas.

Curiosidades

  • A princípio, o nome da animação seria The Bear and the Bow (O Urso e o Arco), contudo, os responsáveis pelo filme não viam apelo nesse título.
  • Brenda Chapman, diretora de Valente, é a primeira mulher a produzir um filme na Pixar.
  • A princesa Merida foi inspirada na filha de Chapman, uma jovem ruiva e de personalidade forte.
  • Merida tem mais de 1.500 fios ruivos esculpidos individualmente, que geram cerca de 111.700 pêlos totais. Se os cachos de Merida fossem alisados, seu cabelo chegaria no meio de sua panturrilha. E para fazer todos esses fios de cabelo foi criada uma tecnologia chamada Taz.
  • A princesa Merida é uma das mais altas entre as Princesas da Disney, com cerca de 1,70 de altura.
  • No início, todas as cenas de Valente foram pensadas para ocorrer na nave, porém, os cineastas desistiram da ideia pois o branco não deixaria ver a beleza das paisagens escocesas.
  • Os cineastas de Valente queriam mudar o logotipo do castelo da Cinderela que aparece no início de cada filme da Disney para o Castelo DunBroch. Eles também consideraram adicionar uma gaita de foles ao logotipo da Pixar.

Ficha Técnica – Valente

Título Original: Brave
Duração: 1h34min
Lançamento: 22 de junho de 2012
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures
Dirigido por: Brenda Chapman e Mark Andrews
Classificação: Livre
Gênero: Família, Fantasia, Animação
País de Origem: EUA

_______________________________________
Por Brenda Umbelino – Redação Fala!

Tags mais acessadas