Matías Arezo: a trajetória do jogador que se destaca no Uruguai
Menu & Busca
Matías Arezo: a trajetória do jogador que se destaca no Uruguai

Matías Arezo: a trajetória do jogador que se destaca no Uruguai

Home > Notícias > Esporte > Matías Arezo: a trajetória do jogador que se destaca no Uruguai

Com uma população de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, o Uruguai faz um dos maiores trabalhos de renovação do futebol mundial, já tendo conquistado duas Copas do Mundo (em 1930 e 1950), mesmo com um população pequena. Há alguns anos, Luis Suárez e Edinson Cavani comandam o ataque da seleção e são um dos principais centroavantes do futebol europeu.

Porém, o tempo passa e os atacantes que têm 33 anos estão se encaminhando para o final da carreira, dando espaço para surgirem novos talentos uruguaios. Após as convocações dos jovens Maximiliano Gómez (24) e Darwin Núñez (21), o mais novo nome da nova geração de atacantes do país é Matías Arezo, de apenas 18 anos de idade.

Matías Arezo
Matías Arezo jogando pelo River Plate, do Uruguai. | Foto: Reprodução/Footure.

Matías Arezo

Nascido em Montevideo, ele começou no futebol aos 3 anos, no pequeno “Tres de Abril”, jogando como goleiro até virar atacante, quando chegou ao River Plate, do Uruguai, aos 8.

Arezo foi se desenvolvendo até subir para a equipe principal em 2018, quando tinha apenas 15 anos. Seu primeiro jogo foi no dia 26 de agosto contra o Rampla Juniors, quando o jovem apenas ficou no banco na derrota por 4×3 pela 6ª rodada do Campeonato Uruguaio.

river plate
Jovem Matías Arezo atuando nas categorias de base do River Plate do Uruguai. | Foto: Facebook/C.A. River Plate Uruguay.

Sua estreia mesmo aconteceu apenas quase um ano depois no Torneio Intermedio de 2019 em um 0x0 contra o Club Atlético Progreso. Nesse campeonato, Matías marcou 3 gols, sendo o primeiro deles contra o Juventud de Las Piedras, após uma linda cabeçada que empatou a partida. Outro gol marcante nesse torneio foi contra o Peñarol, um dos clube mais fortes do país, mas que foi derrotado pelo River por um 1×0, com gol de Arezo. Na final da competição contra o Liverpool do Uruguai, após um empate em 2×2, o River saiu derrotado nos pênaltis por 5×4.

No campeonato seguinte, o Clausura, Matías assumiu de vez a titularidade no ataque da equipe, marcando 3 gols em 14 partidas. O primeiro gol foi logo na estreia do torneio, contra o Montevideo Wanderers, quando o atacante marcou após roubar a bola do zagueiro na vitória por 3×1. Na partida seguinte, o jovem acertou um bonito chute de longa distância e garantiu o empate do seu time contra o Racing Club. Por fim, Arezo recebeu dentro da área do ponta Luis Urruti e fez o gol de empate novamente, dessa vez contra o Danubio pela 4ª rodada da competição.

Pela seleção uruguaia, o centroavante é convocado com frequência desde a equipe sub-15. Em 2017, Matías disputou o Sul-Americano da categoria e marcou 5 gols no torneio. Dois anos mais tarde, o jovem disputou outro Sul-Americano, agora o sub-17, e novamente fez cinco gols, sendo o vice-artilheiro daquela competição. Em janeiro, o Uruguai disputou o Pré-Olímpico em busca de conseguir uma vaga para Tóquio, e Arezo esteve presente nesse elenco, inclusive marcando um gol na derrota por 3×2 para a Argentina.

futebol
Matías Arezo brilhando com a camisa da seleção uruguaia. | Foto: La Red 21.

Neste ano de 2020, Arezo assumiu o protagonismo e se colocou como um dos principais atacantes do país. No torneio que começou no início do ano, e só foi finalizado em outubro por conta da pandemia da Covid-19, ele marcou 4 gols em 15 partidas, apesar de o River Plate não ter ido tão bem na competição.

Em fevereiro, Matías também fez sua estreia em competições sul-americanas, quando entrou em campo no jogo de volta contra o Atlético Grau do Peru. Na fase seguinte, o uruguaio foi decisivo. Fez 2 gols na vitória por 3×1, contra o Atlético Nacional da Colômbia, na partida de volta e garantiu a classificação da equipe nas oitavas de final. No Torneio Intermedio, que está sendo disputado neste momento, Matías já está com 4 gols em 6 rodadas, sendo um dos destaques do campeonato.

Características

“El Búfalo”, como é conhecido, é um atacante goleador nato que finaliza muitas vezes no jogo, sendo 3,58 em média por partida com 50% de precisão. O jovem apresenta um grande repertório ofensivo, concluindo as jogadas de diversas formas diferentes ao longo dos confrontos.

Apesar de não possuir uma grande estatura (1,78m), Arezo é bastante letal pelo alto, se posicionando muito bem nas bolas aéreas. Já monitorado por gigantes europeus, resta pouco tempo para Matías demonstrar o seu talento em terras sul-americanas, pois, em breve, ele estará brilhando em gramados europeus e na seleção principal do Uruguai.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas