Liga dos Campeões da CONCACAF: Monterrey é pentacampeão do torneio!
Menu & Busca
Liga dos Campeões da CONCACAF: Monterrey é pentacampeão do torneio!

Liga dos Campeões da CONCACAF: Monterrey é pentacampeão do torneio!

Home > Notícias > Esporte > Liga dos Campeões da CONCACAF: Monterrey é pentacampeão do torneio!

Os Rayados irão representar a América do Norte e Central no Mundial de Clubes de 2021

Jogadores do Monterrey levantando a taça de campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF.
Jogadores do Monterrey levantando a taça de campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF. | Foto: Reuters.

Ontem, dia 28 de outubro, o Monterrey, do México, disputou a final da Liga dos Campeões da CONCACAF e venceu o América por 1×0, também do México, e se consagrou pentacampeão da competição (2011, 2012, 2013, 2019 e 2021). O gol do título foi marcado pelo atacante argentino, naturalizado mexicano, Rogelio Funes Mori, grande ídolo dos Rayados,com mais de 200 jogos e 102 gols feitos. A decisão foi realizada no Estádio BBVA Bancomer, em Guadalupe, na região metropolitana de Monterrey, para um público de mais de 40 mil pessoas.

Liga dos Campeões da CONCACAF: Saiba mais sobre a grande final da competição

Campanhas dos finalistas

Um jogador de cada time (América e Monterrey) disputando uma bola no alto na grande final.
Um jogador de cada time (América e Monterrey) disputando uma bola no alto na grande final. | Foto: Jorge Mendoza/ Reuters.

A Liga dos Campeões da CONCACAF, ou Concachampions como é conhecida, é disputada por 16 clubes, que entram na competição já na fase de oitavas de final. O Monterrey estreou fora de casa, vencendo o Atlético Pantoja, da República Dominicana, por 3×0. Na volta, outra vitória dos mexicanos, agora pelo placar de 3×1. Nas quartas de final, o adversário foi o Columbus Crew, dos Estados Unidos. Após um empate no estado de Ohio, os Rayados venceram por 3×0 em casa, com direito a dois gols do argentino Maximiliano Meza. A semifinal do torneio foi contra o Cruz Azul, situado na capital mexicana, o que prometia ser um duelo muito mais equilibrado. Porém, o que se viu foi um passeio do Monterrey, com direito a um 4×1 em seus domínios, agora com dois tentos marcados por Rogelio Funes Mori.

Já o América, estreou fora de casa contra o Olimpia, de Honduras, vencendo por 2×1. Na volta, vitória dos hondurenhos, mas classificação dos mexicanos, por conta dos dois gols marcados fora de casa. Na fase seguinte, o rival foi o Portland Timbers, dos Estados Unidos, que foi superado pelos Las Águilas por 4×2 no placar agregado. A semifinal da Liga dos Campeões da CONCACAF resguardou outro confronto com um time estadunidense, dessa vez o Philadelphia Union, onde o América saiu vitorioso, vencendo as duas partidas por 2×0.

A grande final

Liga dos Campeões da CONCACAF.
O atacante Rogelio Funes Mori comemorando o título da Concachampions. Foto: Reprodução.

A partida iniciou com uma pressão do Monterrey, criando diversas oportunidades e finalizando para o gol. Por isso, logo aos oito minutos, após uma falha do zagueiro Sebastián Cáceres, o artilheiro Rogelio Funes Mori abriu o placar para os Rayados. Depois disso, o duelo ficou bem mais equilibrado, com o América chegando um pouco mais a frente, tendo duas chances boas de gol com Richard Sánchez batendo falta (aos 35) e com o atacante Henry Martín completando um cruzamento rasteiro (aos 43).

Depois do intervalo, a decisão voltou a ficar equilibrada com chances para os dois lados, incluindo um chute de Funes Mori para fora após um lindo domínio no peito. Mas, a partir dos 15 minutos do 2º tempo, o Monterrey passou a dominar as ações, ficando muito mais perto de ampliar o placar do que o América empatar o confronto. No entanto, no último lance do jogo, Las Águilas se mandaram de vez para o ataque e, depois de uma confusão na grande área, o uruguaio Federico Viñas acertou uma finalização no travessão, que passou a centímetros de se converter no gol de empate do América. Resultado: Monterrey pentacampeão do torneio, tendo sido premiado com o melhor jogador do campeonato (Rogelio Funes Mori) e o prêmio de Fair Play.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidade. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

________________________________________________

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas