Lança Perfume: efeitos, sensações, tempo de duração e abstinência
Menu & Busca
Lança Perfume: efeitos, sensações, tempo de duração e abstinência

Lança Perfume: efeitos, sensações, tempo de duração e abstinência

Home > Lifestyle > Saúde > Lança Perfume: efeitos, sensações, tempo de duração e abstinência

Que o lança perfume faz aquele “tuimmm” e dá aquela pitada de diversão no rolê, não é novidade, porém, são poucas as pessoas que conhecem os efeitos do loló no corpo.

Composto por solventes, em sua maioria, o lança perfume, loló ou cheirinho da loló é uma droga que se popularizou no Brasil no século XX entre foliões. Conhecida por seu efeito de euforia e excitabilidade, foi proibida no País por causar dependência e, em alguns casos, a morte.

Dito isso, veja a real descrição das sensações causadas pelo lança perfume, seus efeitos, além das reais consequências dele em nosso organismo.

Lança Perfume (loló, lança, bico verde, abelhinha)

Droga Lança Perfume apreendida
O lança-perfume é um dos tipos de drogas associadas ao Carnaval e aos foliões. | Foto: Reprodução/G1.

Forma de ingestão:  nasal/oral

Duração dos efeitos do lança perfume:  de 30 segundos até 30 minutos

Risco de dependência psicológica:  moderado

Risco de dependência física:  nenhum

Efeitos do Lança Perfume

Consumida em quantidade moderada, o lança causa excitação, alucinação, formigamento nas extremidades do corpo e ruídos nos ouvidos. Em grandes quantidades pode causar desmaios, déficit de atenção, dificuldades de concentração e lesões no fígado.

Se usado a longo prazo, o lança perfume pode causar lesões na medula óssea, problemas cardíacos, como arritmias e infartos, e, em alguns casos, o uso pode causar a morte.

Efeitos do Lança no Corpo

O lança perfume age diretamente no sistema nervoso central. Quando inalado, o lança faz o mesmo caminho do cigarro: a partir dos pulmões ele vai para o sangue, que é bombeado para o cérebro.

Já no cérebro, a substância do lança entra em contato com os neurônios, que não se recompõem quando destruídos e aumentam os batimentos cardíacos em até 180 por minuto. Assim que inalada, o lança perfume age entre 5 e 10 segundos.

O uso em excesso e a longo prazo de loló pode causar alucinações, déficit de memória, lesões no fígado, na medula óssea, nos rins e nos nervos periféricos, além de paralisia. Além disso, o usuário pode sofrer com problemas cardiovasculares, como arritmia, infartos e, em alguns casos, o uso pode levar à morte.

Lança Perfume: efeitos, sensações, tempo de duração e abstinência
Lança Perfume: efeitos, sensações, tempo de duração e abstinência. | Foto: Reprodução.

Quanto Tempo o Lança Perfume Fica no Sangue

O lança perfume é uma droga que seus efeitos e suas substâncias saem rapidamente do sangue e do organismo do usuário. Estima-se que a droga saia completamente do organismo após 40 minutos de seu uso, sendo que seus efeitos somem completamente após esse tempo.

Por essa rapidez, muitos usuários acabam abusando do lança, pois buscam se inebriar assim que as sensações causadas pela primeira dose passam. Algumas pessoas acreditam que o loló não é viciante, contudo, psicológos afirmam que os efeitos que ele causa são viciantes e podem ser prejudiciais à saúde física e mental.

Sintomas de Abstinência da droga Lança Perfume

O lança é um dos tipos de drogas que seus sintomas aparecem após o primeiro uso. Essas manifestações são de intensidade baixa, mas causam agitação, ansiedade, tremores, insônia e necessidade extrema da substância.

Se usada com outras drogas, os efeitos do loló podem ser letais e seus sintomas de abstinência tornam-se mais fortes, causando, em alguns casos, depressão.

Lança Perfume efeitos, sensações, tempo de duração e abstinência
Lança Perfume efeitos, sensações, tempo de duração e abstinência.

Componentes do Lança Perfume

O lança perfume é uma droga feita, basicamente, de solventes, sendo assim, seu efeito é de euforia e excitabilidade, mas se consumido em altas doses e a longo prazo, ele irá causar danos severos ao sistema respiratório dos usuários.

Os efeitos atribuídos ao loló, em sua maioria são causados pelo éter e pelo clorofórmio, dois componentes bases da mistura. Além desses, a droga é feita de: cloreto de etila, fluído de isqueiro, B-25 (cola), solvente thinner e essência perfumada, utilizada para amenizar o cheiro da cola e dos solventes utilizados.

A primeira versão do lança, aquela utilizada por foliões do século XX, era composta apenas de éter e essência perfumada, produzindo efeitos rápidos e um risco de dependência e intoxicação menores. As fórmulas atuais, contudo, são fatais e extremamente viciantes.

Curiosidades sobre o Lança Perfume

O lança perfume chegou ao Brasil em meados do século XX, quando apareceu no Rio de Janeiro e se tornou símbolo do carnaval carioca. Inicialmente, os foliões esguichavam o líquido do frasco, em tom de brincadeira, causando sensação refrescante, agradável e perfumada. Posteriormente, começou a ser inalada pelos foliões por dar a sensação de excitação e euforia.

Em 1961, o ex-presidente da República Jânio Quadros determinou a proibição da comercialização de lança em todo o País. A medida foi tomada após a reportagem realizada pelo jornalista Flávio Cavalcante, que realizou uma série de investigações das consequências e efeitos do loló em usuários, apontando diversas mortes por ataque cardíaco.

A cantora Rita Lee, em 1980, lançou uma música falando da droga, chamada… Lança Perfume! A canção foi um grande sucesso na época de seu lançamento:

Além do lança perfume, você pode ler sobre os efeitos de drogas como o da balinha, do álcool, da cocaína, da maconha, da heroína e do LSD.

Leia também o que acontece no corpo quando misturamos drogas.

E há ainda as drogas que são legalizadas – embora letais.

E veja ainda os famosos antes e depois das drogas.

0 Comentários

Tags mais acessadas