Jude Bellingham, conheça mais sobre a nova joia inglesa
Menu & Busca
Jude Bellingham, conheça mais sobre a nova joia inglesa

Jude Bellingham, conheça mais sobre a nova joia inglesa

Home > Notícias > Esporte > Jude Bellingham, conheça mais sobre a nova joia inglesa

Com apenas um título mundial em 1966, a Inglaterra tenta há décadas formar uma nova grande equipe para alcançar a glória máxima do futebol novamente.

A seleção chegou mais próximo desse feito posteriormente, ficando em 4º lugar em duas ocasiões: a primeira em 1990, com um elenco composto por craques como Peter Shilton, Paul Gascoigne e Gary Lineker, sendo eliminada apenas pela Alemanha Ocidental nos pênaltis, e a segunda na última Copa do Mundo em 2018 perdendo para sensação Croácia por 2×1.

Porém, uma nova geração de jogadores ingleses vem aparecendo com grande destaque no futebol europeu. Trent Alexander-Arnold, Jadon Sancho, Phil Foden e Mason Greenwood são só alguns nomes de jovens talentos que são estrelas de seus respectivos clubes. E a mais nova promessa que chamou a atenção de diversos gigantes europeus é o meia de 17 anos Jude Bellingham.

Jude Bellingham
Jovem Jude Bellingham em ação pelo Birmingham City. | Foto: Reprodução/Semferr Sport.

Jude Bellingham

Nascido na pequena cidade de Stourbridge, situada no centro da Inglaterra, Jude chegou na base do Birmingham City, clube da 2ª maior cidade inglesa, aos 8 anos de idade. A joia inglesa se destacou rapidamente e desde sempre foi considerado o grande talento da equipe em décadas.

Aos 14 anos, já integrava o time sub-18 e, aos 15, estreou no elenco sub-23 em partida contra o Nottingham Forest, marcando o gol da vitória aos 42 minutos do 2º tempo.

Jude Bellingham criança
Jude Bellingham ainda criança na base do Birmingham City. | Foto: Twitter/@BellinghamJude.

Bellingham estreou profissionalmente contra o Portsmouth em partida válida pela Copa da Liga Inglesa em agosto de 2019. Ele tinha 16 anos e 38 dias, se tornando o jogador mais novo a atuar pelo Birmingham City na história.

Dezenove dias depois, a joia inglesa estreou na Championship, a 2ª divisão do Campeonato Inglês, em uma derrota por 3×0 para o Swansea City. Seu primeiro gol saiu na partida seguinte, em vitória por 2×1 contra o Stoke City, aos 21 minutos do 2º tempo, em um chute desviado de fora da área que deu a vitória a sua equipe.

Por conta de todo seu talento e potencial, Jude Bellingham assumiu a titularidade no meio-campo da equipe de Birmingham. Suas atuações consistentes atraíram olhares de grandes clubes europeus, recebendo, inclusive, uma proposta de 20 milhões de libras do Manchester United em janeiro, prontamente recusada pelo seu clube.

Porém, ontem, dia 20 de julho, o gigante Borussia Dortmund, da Alemanha, anunciou a contratação do jovem inglês por 23 milhões de euros, um recorde para um jogador de 17 anos de idade.

Jude Bellingham Borussia
Jude Bellingham anunciado pelo Borussia Dortmund da Alemanha. | Foto: Reprodução/Semferr Sport.

Futebol e Borussia Dortmund

Pela seleção inglesa, Jude foi convocado pela 1ª vez em dezembro de 2016 para o time sub-15 em um amistoso contra a Turquia. Rapidamente se tornou o capitão da equipe também nas seleções sub-16 e sub-17.

Ano passado, Bellingham disputou a Copa Syrenka, realizada na Polônia, um torneio preparatório para as eliminatórias da Euro sub-17. O jovem foi o melhor jogador do torneio e capitão do time no título contra o país sede nos pênaltis após empate por 2×2. 

A mais nova joia inglesa consegue atuar em diversas posições em campo. Por conta da sua agilidade e sua boa estatura de 1,81 m, ele jogou como 2º volante e meia-esquerda em grande parte das partidas, mas também exerceu a função de 1º volante, meia-atacante e até de centroavante no jogo contra o Reading pela Championship.

Suas principais características são a boa marcação, os dribles curtos e a chegada como surpresa no ataque. Talvez sua principal fraqueza seja nas jogadas aéreas, por conta da falta de um bom posicionamento e força física, algo muito comum para um garoto da sua idade.

A filosofia de utilizar jogadores jovens no time principal foi o fator determinante para Jude e seu pai, que cuida da carreira do jovem, escolherem o Borussia Dortmund como o destino do inglês. O seu conterrâneo Jadon Sancho, o americano Giovanni Reyna e o norueguês Erling Haaland são só alguns atletas promissores que vêm atuando com muita frequência no gigante alemão.

Bellingham chega para somar ainda mais talento no plantel da equipe e desenvolver seu futebol, para que, um dia, consiga dar novamente a alegria de conquistar uma Copa do Mundo aos ingleses.

_______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas