'Jane the Virgin': Conheça de uma vez o mundo das telenovelas
‘Jane the Virgin’: Conheça de uma vez o mundo das telenovelas

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Jane the Virgin’: Conheça de uma vez o mundo das telenovelas

Saiba tudo sobre a série que conquista corações até os dias de hoje através de uma produção diferenciada

Jane the Virgin ou Jane, a Virgem (no Brasil), série estadunidense exibida pela emissora The CW Television Network é uma adaptação da telenovela venezuelana Juana la Virgen. O enredo de ambos os seriados gira em torno de uma jovem devota e virgem que é, por acidente, inseminada artificialmente. Diante desse acontecimento, as vidas de Jane e Juana são completamente transformadas, enquanto são comparadas à Virgem Maria.

Enredo de Jane the Virgin

Ambientada em Miami, Jane Gloriana Villanueva (Gina Rodriguez), uma aspirante à escritora que mora com Xiomara (Andrea Navedo), sua mãe, e Alba (Ivonne Coll), sua avó, fica grávida através de um erro médico cometido pela doutora LuisaAlver. O dono do sêmen é Rafael Solano (Justin Baldoni), uma antiga paixão de Jane e dono do hotel no qual ela trabalha.

Além disso, Jane namora o detetive Michael Cordero (BrettDier), que é o chefe na investigação e busca de uma grande criminosa conhecida como Sin Rostro ou Rose, uma traficante que se esconde através de cirurgias plásticas e máscaras, e a grande vilã da história.

Nessa versão, a história de amor central é Jane, a mãe e a avó, três mulheres latinas independentes, que, até hoje, inspiram e representam todas as mulheres latinas que, por muito tempo, não eram devidamente representadas na televisão.

Toda a história é narrada por um narrador onisciente, que, além de saber tudo sobre os acontecimentos presentes e futuros, faz comentários e expressa sua opinião. Ele também é responsável por recapitular momentos da vida de Jane que têm relação com o episódio que será exibido, fazendo com que ele participe ativamente da história.

Jane the Virgin última temporada
Jane the Virgin. | Foto: Reprodução.

Religião

É evidenteque o catolicismo é muito presente na vida das Villanuevas, uma vez que é a razão pela qual a história ganha cenas reflexivas e, até mesmo, engraçadas. Prova disso é uma das cenas icônicas da série, na qual Alba explica, usando uma flor, como funciona a perda da virgindade, coagindo Jane a não ter relações sexuais antes do casamento e, consequentemente, não engravidar tão cedo como sua mãe.

Vemos também que a doutrina católica é, majoritariamente, disseminada por Alba, uma grande devota e seguidora. Ela está sempre se lembrando dos valores da Igreja e da história de Jesus em momentos complicados de tensão e incertezas. Mas nem sempre os valores são seguidos à risca. Muitas vezes, elas acabam aprendendo umas com as outras, mostrando desenvolvimento e evolução.

Telenovela ou série?

A produtora executiva Jennie Snyder Urman responde a pergunta no penúltimo episódio da série, que foi reservado para uma despedida de todo o elenco: “Para mim é a história de uma garota que amava tanto as telenovelas e, de repente, sua vida virou uma”.

Com esse conceito em mente, o seriado apresenta muitos efeitos visuais, que são comuns nas novelas latinas. Esses efeitos dramatizam positiva ou negativamente a cena e acabam entregando aos espectadores uma nova visão, totalmente diferente do que é normalmente produzido.

Quer conhecer, com detalhes, o mundo de Jane e como ela vai passar por todos os obstáculos que serão colocados em seu caminho? Assista ao trailer e confira toda essa jornada na Netflix!

Por Júlia Pupo Mucha Fagá – Fala! Cásper