Menu & Busca
Instituto Vladimir Herzog completa 10 anos de luta por direitos humanos e democracia

Instituto Vladimir Herzog completa 10 anos de luta por direitos humanos e democracia


A data será comemorada em evento fechado na Sala do Coro da Catedral da Sé

Instituto Vladimir Herzog

No dia 27 de junho, o Instituto Vladimir Herzog completa 10 anos. Criado em 2009 por amigos e familiares do jornalista assassinado pela ditadura militar em 1975, o IVH tem sede em São Paulo (SP) e é uma das poucas instituições do Brasil certificadas pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Além disso, o Instituto realiza atividades voltadas a diferentes áreas dos direitos humanos, como projetos educacionais que formam valores de respeito à diversidade e ações culturais que resgatam e preservam a história recente do Brasil.

Ao longo desses anos, graças a iniciativas que obtiveram relevância e reconhecimento em todo o território brasileiro, o IVH já foi agraciado com diversos prêmios, entre eles o Prêmio Direitos Humanos do Governo Federal e o Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo. Para saber mais sobre os projetos e a história do Instituto Vladimir Herzog, acesse: www.vladimirherzog.org.

O décimo aniversário do IVH acontece num momento de avanço das forças conservadoras e de instabilidade política, exigindo vigor e determinação de todos que atuam em defesa dos direitos humanos. Tal contexto coloca, naturalmente, sérios desafios para a sobrevivência de instituições desse tipo, mas são essas dificuldades que reforçam o caráter imprescindível da existência do Instituto Vladimir Herzog.

Para celebrar, o Instituto realiza, no dia 27, um evento para convidados na Sala do Coro da Catedral da Sé – espaço recém-inaugurado e dedicado a números musicais. Na ocasião, a orquestra de câmara Camerata Sé, que integra a Rede Cultural Luther King, apresenta seu novo espetáculo: a Missa em Dó Maior Opus 86, de Ludwig van Beethoven. A direção artística é do maestro Martinho Lutero Galati.

A escolha da Catedral da Sé para receber o evento de 10 anos do IVH não é por acaso: foi ali, no dia 31 de outubro de 1975, que aconteceu um culto ecumênico em homenagem a Herzog, que reuniu mais de 8 mil pessoas e serviu como grande catalisador da abertura política e da restauração da democracia no Brasil.

Sobre o Instituto Vladimir Herzog

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em junho de 2009, para reiterar o compromisso do jornalista Vladimir Herzog – assassinado em 1975 por agentes do Estado, durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) – com os valores mais altos da humanidade, implementando ações destinadas a preservar a Memória brasileira, promover o respeito aos Direitos Humanos e incentivar as boas práticas do Jornalismo. Nossa missão é contribuir para o engajamento da sociedade em uma cultura de Justiça, Democracia, Direitos Humanos e Liberdade de Expressão.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas