Instagram revê sua política sobre seios nus após críticas de ativistas
Menu & Busca
Instagram revê sua política sobre seios nus após críticas de ativistas

Instagram revê sua política sobre seios nus após críticas de ativistas

Home > Entretenimento > Instagram revê sua política sobre seios nus após críticas de ativistas

O Instagram, criticado pela censura ao corpo feminino, publicou um comunicado à imprensa com o objetivo de redefinir o que será autorizado em sua plataforma.

Destacado por publicações recentes, como a da ativista Barbara Butch, o Instagram parece ter percebido que sua censura ao corpo feminino era abusiva. A rede social decidiu, portanto, resolver o problema por conta própria, anunciando oficialmente hoje (28) algumas mudanças de sua política em relação à nudez de seus usuários.

A plataforma explicou que as imagens de mama destinadas a promover a autoaceitação não seriam mais censuradas sistematicamente, argumentando que “esse não é o tipo de imagem que o Instagram quer ver desaparecer da plataforma”.

No Instagram, posts de mulheres com os mamilos de fora são censurados, enquanto mamilos masculinos não são considerados ofensivos. No entanto, é possível que mulheres postem fotos topless, contanto que cubram os mamilos. De acordo com a empresa, a única proibição é “apertar” os seios, uma vez que é considerado comportamento pornográfico.

Há vários anos, a plataforma de compartilhamento de fotos se tornou um ponto de encontro para ativistas de todos os tipos de causas.

Durante a pandemia, viu-se o nascimento da hashtag #NoBra, que fazia campanha pelo abandono do sutiã durante o confinamento. O movimento, destinado a promover a autoaceitação, costuma usar a nudez como meio de expressão.

Antes do pronunciamento da empresa de Mark Zuckerberg, havia várias contas na rede social que se questionava da censura. Uma delas é a Genderless Nipples, que posta foto de diversos mamilos sem que se saiba se são de homens ou mulheres. Na descrição do projeto, uma frase já deixa bem clara a proposta: “Homens podem mostrar seus mamilos, mulheres são banidas. Apoie TODOS os gêneros. Vamos mudar essa política”.

_______________________________________________

Por Domitilla Mariotti / Redação Fala!

Tags mais acessadas