sexta-feira, 26 abril, 24
HomeNotíciasCovid-19: como o vírus afeta o cérebro de suas vítimas?

Covid-19: como o vírus afeta o cérebro de suas vítimas?

De acordo com estudos de faculdade britânica, o impacto do Covid-19 em funções cognitivas pode equivaler a 10 anos de envelhecimento.

Qual é o impacto neurológico do Covid-19? | Foto: Reprodução.

O estudo do Imperial College London, publicado nesta terça-feira (27), informa que pessoas em recuperação da Covid-19 podem sofrer impactos consideráveis nas funções cerebrais, e os piores casos da infecção ligados ao declínio mental equivalem a um envelhecimento de 10 anos do cérebro.

Os exames cognitivos medem o quão bem o cérebro realiza tarefas, como lembrar palavras ou unir pontos em um quebra-cabeças. A equipe, liderada por Adam Hampshire, analisou os resultados de mais de 80 mil pessoas e descobriu que, nos casos mais graves, a infecção pelo coronavírus está ligada a déficits cognitivos consideráveis que duram meses.

Contudo, o artigo ainda será submetido à revisão pela comunidade científica. De acordo com Joanna Wardlaw, professora de neuroimagética aplicada da Universidade de Edimburgo, “a função cognitiva dos participantes não era conhecida antes da Covid, e os resultados tampouco refletem a recuperação de longo prazo, por isso quaisquer efeitos sobre a cognição podem ser de curto prazo”.

Outros estudos sobre o impacto neurológico do Covid-19

No início de março, a médica Julia Helms notou que seus pacientes, da unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital Universitário de Estrasburgo, estavam extremamente agitados e muitos tinham problemas neurológicos, principalmente confusão e delírio.

Ela e alguns colegas publicaram um estudo no jornal científico New England Journal of Medicine documentando os sintomas neurológicos dos pacientes com Covid-19, que variavam de simples dificuldades cognitivas à confusão mental.

Hoje em dia, já foram publicados mais de 300 estudos sobre o assunto, e todos descobriram uma prevalência de anormalidades neurológicas em pacientes com Covid-19, incluindo sintomas leves — como dores de cabeça, perda de olfato (anosmia) e sensações de formigamento — e graves — como afasia (incapacidade de falar), derrames e convulsões.

Por Domitilla Mariotti – Redação Fala!