terça-feira, 23 julho, 24
HomeSaúdeA importância do alongamento antes de atividades físicas

A importância do alongamento antes de atividades físicas

Cuidar da saúde física é algo de extrema importância e os exercícios físicos estão sem dúvidas inseridos nisso. Mas, algo fundamental antes de qualquer exercício e que a maioria das pessoas não dá a devida importância é o alongamento.

Qual a importância do alongamento antes de atividades físicas?

Não importa a frequência ou o nível em você que pratica atividades físicas, é necessário se alongar antes de realizar qualquer exercício. Criar esse hábito, além de trazer muitos benefícios, evita complicações após o desenvolvimento das atividades. Pois os músculos são formados por fibras, que funcionam como elásticos. Devendo ser trabalhados, evitando que se tornem rígidos e tenham suas fibras arrebentadas quando exigidas. O alongamento promove exatamente essa flexibilização. 

O que muita gente também não sabe é que alongamento é também um exercício físico, voltado para a flexibilidade dos músculos, os movimentos realizados promovem o estiramento das fibras musculares, aumentando a amplitude dos movimentos e otimizando a performance do corpo em diferentes atividades físicas.

alongamento, atividade fisica
É preciso se alongar antes de fazer atividade física. | Foto: Freepik/Montagem.

Dessa forma, a prática ajuda a manter o corpo menos tenso e mais flexível, potencializando o trabalho das articulações, melhorando a disposição e prevenindo as dores.

E tem mais, a atividade é considerada leve e quase todas as pessoas podem praticá-la. Porém, é claro, as recomendações vão variar de caso para caso, dependendo principalmente da idade do indivíduo. O alongamento não deve ser realizado sem nenhum critério. 

É importante que você procure a orientação de um profissional antes de começar. Ele levará em consideração suas condições físicas.

___________________________________________
Por Jaiandra Correa Sampaio – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS