GP dos EUA: Em verdadeiro clima de guerra, Verstappen vence em Austin
Menu & Busca
GP dos EUA: Em verdadeiro clima de guerra, Verstappen vence em Austin

GP dos EUA: Em verdadeiro clima de guerra, Verstappen vence em Austin

Home > Notícias > Esporte > GP dos EUA: Em verdadeiro clima de guerra, Verstappen vence em Austin

Após três corridas sem vencer, o holandês saiu vitorioso no Grande Prêmio dos Estados Unidos

Disputa entre Verstappen e Hamilton no GP dos EUA.
Disputa entre Verstappen e Hamilton no GP dos EUA. | Foto: Reprodução/Jovem Pan.

Neste domingo (24), a Fórmula 1 voltou às pistas para disputar o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, Texas. Apesar do show à parte, com muita diversão e carisma, proporcionado por Daniel Ricciardo fora das pistas em território texano, a briga entre Max Verstappen e Lewis Hamilton se torna cada vez mais acirrada dentro e fora de seus cockpits, sendo que dessa vez, quem levou a melhor foi o holandês da Red Bull.

A Pole Position de Max Verstappen em Austin

Nos treinos livres, pode-se dizer que houve equilíbrio entre Red Bull e Mercedes. Em uma sessão, a equipe alemã dominava, na seguinte o time austríaco respondia, com destaque para Sergio Pérez que fez um fim de semana muito consistente. Portanto, a classificação do GP dos EUA estava completamente em aberto.

Importante destacar que a relação entre Verstappen e Hamilton tem soltado mais faísca a cada fim de semana de corridas. Na sexta-feira (22), em pleno treino livre, ambos estavam batendo roda na pista e trocando “palavras de carinho” no rádio. A briga pelo título do campeonato é emocionante não apenas durante as corridas, mas fora delas também.

Sem muitas surpresas no Top 10, os dois carros de Mercedes, Red Bull, Ferrari, McLaren e Alpha Tauri disputaram o Q3 em busca da pole. Em uma sessão de arrepiar, decidida apenas na última passagem dos pilotos, Max Verstappen conquistou a 12ª Pole Position de sua carreira, tendo Lewis Hamilton logo atrás, em 2º, e seu companheiro de equipe Sergio Perez em 3º.

A Pole Position de Max Verstappen nos Estados Unidos.
A Pole Position de Max Verstappen nos Estados Unidos. | Foto: Reprodução/Racing Online.

A corrida no GP dos EUA e a 8ª vitória de Max Verstappen em 2021

Em um dia ensolarado no Texas, a Fórmula 1 bateu o recorde de público no autódromo em um único fim de semana, ultrapassando os 400 mil espectadores em três dias de F1 no Circuito das Américas. Um público desta grandeza merecia uma corrida disputada, e apesar de não ser uma prova que proporciona muitas ultrapassagens, a batalha de estratégias manteve a disputa pela vitória até as últimas curvas.

As luzes se apagaram e os pilotos estavam correndo no Grande Prêmio dos Estados Unidos. Em uma grande largada do heptacampeão, Lewis Hamilton atacou Verstappen por dentro, na primeira curva, e após algum tempo de disputas acirradas, assegurou o primeiro lugar. Um pouco atrás, a batalha entre Ferraris e McLarens foi de fazer os fãs levantarem do sofá.

Daniel Ricciardo e Lando Norris nos carros papaia, Charles Leclerc e Carlos Sainz nos carros vermelhos. Uma linda trocação entre os quatro pilotos, que durou diversas curvas em sequência, e terminou com os carros intercalados. Leclerc na quarta posição, Ricciardo em quinto, Sainz em sexto e Norris em sétimo, aos poucos, estas duas tradicionalíssimas escuderias vão retornando ao posto do qual não deveriam ter saído.

Momento em que as duas McLarens atacaram Carlos Sainz na primeira volta do GP dos EUA.
Momento em que as duas McLarens atacaram Carlos Sainz na primeira volta do GP dos EUA. | Foto: Reprodução/BandSports.

Na 11ª volta, começou o duelo de estratégias entre os postulantes ao título. A Red Bull chamou Verstappen primeiro, na tentativa de aplicar o undercut em Hamilton. Diferente das estratégias normalmente utilizadas, Lewis não parou na volta seguinte e seguiu na pista por algumas voltas. Na prática, não funcionou. Verstappen assumiu a liderança com a parada de Hamilton e abriu 6 segundos de vantagem.

Um dos pontos mais emocionantes da prova foi a disputa entre Antonio Giovinazzi e Fernando Alonso, a qual durou algumas voltas, e nenhum dos dois quis deixar barato. Ambos se jogando para fora da pista e espremendo o adversário, proporcionou uma batalha de arrepiar, que terminou com o espanhol da Alpine na frente, na 11ª posição.

Na segunda parada nos boxes, novamente, Verstappen parou primeiro e Hamilton algumas voltas depois. Porém, no final da corrida, Lewis tinha pneus mais novos, e começou a tirar a diferença para Max. Entrando na última volta, estava a menos de um segundo do líder e demonstrava que a chegada seria muito apertada, para qualquer um que a cruzasse primeiro.

“Chegar é uma coisa, passar é outra”. Hamilton aproximou, mas não foi suficiente para conquistar a vitória de número 101 em sua carreira. Max Verstappen cruzou a linha de chegada primeiro e se consagrou o vencedor do Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2021. O pódio foi completado por Lewis Hamilton e por Sergio Pérez, coroando o grande fim de semana do mexicano. Fechando o Top 10, Charles Leclerc acabou em 4º; Daniel Ricciardo e 5º; Valtteri Bottas em 6º; Carlos Sainz em 7º; Lando Norris em 8º; Yuki Tsunoda em 9º e Sebastian Vettel em 10°.

O pódio do Grande Prêmio dos Estados Unidos. | Foto: Reprodução/F1 Mania.

No Campeonato de Pilotos, Max Verstappen lidera com 287,5 pontos, seguido de Lewis Hamilton com 275,5 e Valtteri Bottas em terceiro, com 185 pontos. No Campeonato de Construtores, a Mercedes lidera com 460,5 pontos; a Red Bull segue logo atrás com 437,5 e a McLaren se mantém em terceiro, com 254 pontos.

Em duas semanas, a Fórmula 1 estará de volta, desta vez para uma corrida em território latino. O Grande Prêmio do México promete ser mais uma etapa de muita emoção, e que com o perdão do trocadilho, deve ‘apimentar’ ainda mais a disputa dentro e fora da pista entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, nesta temporada da Fórmula 1 que dá sinais de ser decidida apenas na última prova do ano.

__________________________________________________

Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas