5 filmes que retratam como é viver um relacionamento tóxico
Menu & Busca
5 filmes que retratam como é viver um relacionamento tóxico

5 filmes que retratam como é viver um relacionamento tóxico

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > 5 filmes que retratam como é viver um relacionamento tóxico

Se você já viveu um relacionamento tóxico, sabe como isso pode ser prejudicial ao seu bem-estar e à sua saúde mental, de modo que nunca é positivo permanecer nele. Se você não sabe como identificar um relacionamento tóxico, primeiro vamos te explicar como é e em seguida apresentar 5 filmes que tratam desse tema.

Conheça 5 filmes que falam sobre relacionamento tóxico.
Conheça 5 filmes que falam sobre relacionamento tóxico. | Foto: Reprodução.

Como é um relacionamento tóxico?

Relacionamentos tóxicos são caracterizados por serem destrutivos e prejudiciais à saúde. Uma ou ambas as pessoas causam danos à outra, e a pessoa afetada geralmente sente desconforto constante. Embora pareça simples, identificar um relacionamento doentio não é tão fácil como muitos pensam, pois não se trata apenas de como a pessoa se sente, mas de saber exatamente o que está errado.

Os sinais de um relacionamento tóxico são sempre subjetivos e indiretos, mas o que é mais importante para dar o alarme é prestar atenção quando há sentimentos de angústia emocional envolvidos.

As relações tóxicas muitas vezes são identificadas porque o casal não chega a acordos justos em que ambos tenham benefícios em igual medida. Pelo contrário: geralmente um se aproveita do outro de forma consciente ou inconsciente. Esse uso também costuma ser subjetivo, pois pode ser para aumentar o ego individual, controlar ou obter outros benefícios pessoais. Muitos desses comportamentos podem ser vistos em filmes que revelam a história de relacionamentos tóxicos.

Porém, é fundamental entender que muitos destes longas podem apresentar as situações mais graves e extremas e é muito importante que você esteja atento aos menores sinais. A pessoa pode estar há anos em um relacionamento tóxico e só se dar conta disso no meio do caminho ou quando acaba. Às vezes, a vítima não percebe que está sendo pressionada psicologicamente e, infelizmente, isso pode se desenvolver em um futuro abuso físico.

Para ajudar a identificar os sinais e saber se você vive em um possível relacionamento abusivo, separamos cinco filmes que falam sobre relacionamentos tóxicos. Confira!

5 filmes sobre relacionamento tóxico

1. Obsessão Secreta

O suspense estrelado por Brenda Song e Mike Vogel também é um exemplo perfeito, ainda que amplificado, de como devemos estar sempre atentos aos nossos relacionamentos. Na trama, a recém-casada Jennifer Williams é brutalmente atacada e perde a consciência. Enquanto se recupera dos ferimentos, ela percebe que perdeu memórias do passado. 

Seu marido, Russell, se mostra feliz por ela estar viva, porém, aos poucos ela percebe que ele não é exatamente o que ela pensava e é aí que tudo começa a ficar sombrio e confuso. Esse filme já discute outro assunto de extrema relevância atualmente: o feminicídio. Casos de violência contra mulheres têm crescido a cada ano, especialmente no Brasil, e obras como essa abrem diálogo para entender como a mente humana pode ser capaz de atrocidades “por amor”. Apesar de interessante, é um filme-gatilho, violento e deve ser assistido com precaução.

2. Fica Comigo

Parece que o amor do ensino médio é o mais bonito né e, acima de tudo, eterno. Mas tudo muda quando uma nova vizinha chega ao bairro. Tyler é um jovem apaixonado por sua namorada, Ali, mas depois de ter uma forte discussão com ela, Holly aparece em cena, com quem ele terá um encontro apaixonado.

Holly desenvolve uma obsessão tão grande que a leva a cometer várias loucuras, tudo para fazer parte da vida do rapaz.

3. Garota Exemplar

O filme mostra a história de Nick, um jornalista experiente casado com uma mulher chamada Amy. Na aparência, o casamento é perfeito, mas ela descobre que seu marido é infiel e, então, cria um plano para se vingar dele. 

Além de também abordar temas como traição, violência e mentiras, o longa, dirigido pelo aclamado David Fincher, é baseado em um best-seller de mesmo nome, cuja trama mostra a fuga cinematográfica de Amy Dunne, uma escritora insatisfeita com a vida rotineira que levava com seu marido Nick. Após seu desaparecimento, Nick é investigado pela polícia por assassinato, porém, a trama segue caminhos surpreendentes e inesperados. O desfecho é realmente chocante e um belo exemplo de amor tóxico.

É uma obra polêmica e que precisa também ser assistida com atenção, no entanto, sua mensagem é direta e, assim como a série You, mostra uma relação de amor e ódio conturbada entre um casal em que ambos são obsessivos e abusivos.

4. Nunca Mais

Jennifer Lopez é uma garota trabalhadora chamada Slim. Ela conhece Mitch, seu homem “perfeito”, com quem irá compartilhar grande parte de sua vida até depois do nascimento de sua filha. Slim, com o tempo, começa a descobrir uma nova faceta de Mitch. Sua atitude sinistra e agressiva faz do relacionamento um pesadelo horrível. Ela tentará escapar de seu casamento tóxico junto com sua filha, mas Mitch não desistirá tão facilmente. Nunca Mais é um dos filmes em que violência, ciúme e obsessão deixam o espectador nervoso.

5. A Garota no Trem

Esse talvez tenha o ritmo mais lento da lista, porém, sua proposta é bem interessante ao mostrar a depressiva vida de Rachel Watson, que afunda em um grande sofrimento causado pelo divórcio e pelo vício em bebida. Todos os dias, ela passa de trem em frente a casa de um casal e fantasia sobre o relacionamento perfeito que vivem. Até que, um belo dia, ela presencia algo estranho e se vê na obrigação de investigar.

O longa trata outra vertente dos relacionamentos tóxicos: o chamado “Gaslighting”, ou seja, uma tática de abuso na qual a vítima é levada a crer que está perdendo a sanidade e que seu abusador, na verdade, está certo. Além disso, podemos ver temas como manipulação e violência doméstica.

_______________________________________________________

Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco

Tags mais acessadas