Google Art Project cria galeria com obras espalhadas por São Paulo
Google Art Project cria galeria com obras espalhadas por São Paulo

Home > Universidades > Mackenzie > Google Art Project cria galeria com obras espalhadas por São Paulo

arte urbana cresce dia após dia nas cidades de todo o país, transformando estas metrópoles cinza em lugares mais coloridos, belos e atrativos para seus moradores. Consequentemente, com toda esta visibilidade, o grafitti e as intervenções urbanas vêm ganhando mais respeito e admiradores. O crescente número de simpatizantes e artistas que criam e recriam em cima de muros, orelhões, portas de ferro e galpões chamou a atenção do Google Art Project (projeto que reúne galerias virtuais de museus por todo o mundo), que inseriu recentemente em sua página, composta por renomados artistas, artes urbanas espalhadas pela cidade de São Paulo. Sendo assim, está disponível para cidadãos de todo o mundo inúmeros trabalhos espalhados pelas ruas da mais importante cidade do país.

Na nova galeria, São Paulo Street Art, somam mais de 189 diferentes obras distribuídas de norte a sul da cidade, que incluem artistas como Chivitz, os Gêmeos, Ozeas Duarte, Kobra, Binho Ribeiro e muitos outros. O site pretende inserir ainda mais obras de natureza urbana, trazendo à tona uma das mais puras formas de expressão e mostrando ao mundo que, por meio da arte, sendo ela tradicional ou não, conseguimos transformar não apenas as pessoas, mas também o meio em que elas vivem.

E por que isso é importante?

Iniciativas como esta mostram que conceitos pré-definidos e estereótipos de beleza ditados há anos, e seguidos até hoje por milhares de pessoas vêm perdendo força. Automaticamente, portas vão se abrindo para novos pensamentos e pensadores, artes e artistas e, de forma sutil, conceitos tradicionais e opiniões absolutas e antiquadas sobre o que é arte ou não vêm se esvaindo pelas esquinas da cidade dando espaço para esta nova maneira de se expressar e admirar.

Como consequência deste cenário, quem ganha com isso é a própria arte que consegue, depois de muitos anos, deixar de ter contato apenas com as elites das diferentes sociedades espalhadas pelo mundo, se tornando mais diversificada e popular. Isso atinge diferentes esferas e traz a oportunidade para que as pessoas formem suas próprias opiniões em relação a ela e não mais adotem críticas ditadas por formadores de opinião ou críticos de arte.

brooklyn-street-art-os-gemeos-futura-jaime-rojo-PS11-08-10-web-4  OLYMPUS DIGITAL CAMERA  grafite-abstrato

E os nossos artistas?

Para quem faz arte, independente do segmento que atue, ter visibilidade é, e sempre será, importante. Transcender barreiras e fazer com que sua arte chegue ao maior número de pessoas possível, ganhe vida, identidade e estimule os admiradores que têm contato com ela é o objetivo de todo artista.

Isso o Google Art Project faz por sua essência, mas ao colocar artistas de rua, brasileiros, até então desconhecidos para a grande maioria das pessoas, ao lado de grandes nomes como Leonardo da Vinci, Pablo Picasso e Vincent van Gogh, o projeto agrega valor inestimável a estes artistas e os ambienta em um patamar mais elevado, merecido, porém infelizmente, nunca colocado antes.

A sensação de amadorismo que ainda circundava a arte urbana para muitos deixa de existir e cede espaço para que o profissionalismo que existe nela apareça com mais força e atinja a todos de forma equalizada.