Futebol - Agora é oficial: Salomon Kalou é do Botafogo!
Menu & Busca
Futebol – Agora é oficial: Salomon Kalou é do Botafogo!

Futebol – Agora é oficial: Salomon Kalou é do Botafogo!

Home > Notícias > Esporte > Futebol – Agora é oficial: Salomon Kalou é do Botafogo!

No fim da tarde de ontem, dia 9 de julho de 2020, através das suas redes sociais, o Botafogo anunciou a surpreendente contratação do atacante Salomon Kalou, vindo sem custos após o término do seu contrato com o Hertha Berlin, da Alemanha.

Sua chegada causou euforia na torcida alvinegra, que alavancou a transferência como um dos assuntos mais comentados do Twitter no país. A expectativa é que o marfinense desembarque no Brasil na segunda quinzena de julho e estreie na volta do Campeonato Brasileiro em agosto.

Imagem publicada pelas redes sociais oficiais do Botafogo no anúncio do atacante Salomon Kalou. | Foto: Reprodução Botafogo/Instagram.

Quem é Salomon Kalou?

Nascido na cidade de Oumé, Kalou iniciou sua carreira profissional em 2003, atuando pelo Feyenoord, da Holanda. Após uma temporada emprestado, ele rapidamente se destacou, formando uma excelente dupla de ataque com o já aposentado atacante holandês Dirk Kuyt.

Após receber o prêmio de melhor jovem jogador da Holanda e marcar 39 gols na sua passagem pelo clube, Salomon foi contratado pelo Chelsea, da Inglaterra, por 9 milhões de euros, e lá viveu a melhor fase da sua carreira.

Na equipe inglesa, onde permaneceu por 6 temporadas, conquistou a Liga dos Campeões da Europa, o Campeonato Inglês e foi tetracampeão da Copa da Inglaterra. Marcou 60 gols e foi companheiro de time de grandes jogadores como o francês Nicolas Anelka, o também costa-marfinense Didier Drogba e o lendário inglês Frank Lampard, hoje treinador dos Blues.

Em julho de 2012, o seu contrato com o Chelsea acabou e a diretoria optou por não renová-lo, despertando o interesse de diversos clubes europeus, como Liverpool, Schalke 04 e Galatasaray.

Salomon Kalou
Salomon Kalou em ação pelo Chelsea. | Foto: Reprodução/Metrópoles.

Salomon Kalou depois do Chelsea

Após o término do seu contrato com o Chelsea, Kalou foi contratado sem custos pelo Lille, da França. Em duas temporadas no clube, ele teve grande destaque, sendo o vice-artilheiro da liga francesa com 16 gols na temporada 2013–2014, ajudando a equipe a chegar a 3ª colocação nesse ano.

Essa boa passagem pelo time francês rendeu ao marfinense uma transferência ao Hertha Berlin, clube da capital alemã, por quase 2 milhões de euros. Lá, foi o artilheiro da equipe em duas temporadas, tendo atuações bastante consistentes, porém, perdeu espaço no último ano, entrando em campo em apenas 7 partidas.

Pela seleção da Costa do Marfim, Kalou estreou em um amistoso contra a Guiné em 2007, aos 21 anos. Ao longo de sua carreira, foi convocado para duas Copas do Mundo (2010, na África do Sul, e 2014, no Brasil ) e para 5 Copa das Nações Africanas.

O auge da sua passagem pela seleção foi a conquista da Copa das Nações Africanas de 2015, o 2º título dos marfinenses na história. Jogou 97 partidas e marcou 28 gols, se tornando o 3º maior artilheiro da história do país até hoje.

Kalou no Botafogo
O auge de Kalou foi a conquista da Copa das Nações Africanas. | Foto: Reprodução.

Salomon Kalou no Botafogo

Salomon Kalou chega ao Botafogo para atuar ao lado de Keisuke Honda, meia japonês com longa trajetória no futebol europeu e que chegou no clube carioca no início do ano.

Aos 34 anos, o atacante chega ao Brasil para mostrar que ainda tem lenha para queimar após discreta temporada no Hertha Berlin. Ele vem para ajudar o ataque da equipe, que conta com o jovem Luís Henrique e o bom centroavante Pedro Raul, na disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. A expectativa, apesar da idade, é de atuações consistentes e muitos gols, ajudando a equipe alvinegra a alcançar voos maiores em 2020.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

________________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas