Todo mundo tem uma feminista no facebook. Para a sorte dos meus amigos virtuais, eu sou uma delas. Foi por meio dessa rede social que conheci o Projeto Nós, Madalenas, no qual mulheres escolhem uma palavra que represente o feminismo para elas, e aceitam escrevê-lo no corpo para serem fotografadas.
Mandei uma mensagem para a Maria Ribeiro, criadora e fotógrafa dos projetos, e ela me colocou no grupo em que combina os ensaios com as interessadas. Marquei uma data e fui, cara e coragem, porque não fazia ideia de em que lugar escrever a palavra que escolhi, ou se exibiria alguma parte do corpo. Eu não acredito nesse tabu de que mulher que faz fotos sensuais ou exibe alguma parte do corpo é vulgar. O corpo é meu e eu mostro o que quiser para quem desejar. Apesar disso, eu sempre tive receio em exibir meu corpo por opressões vividas ao longo da vida, frutos do machismo social nosso de cada dia. Então só cheguei lá aberta a tudo o que a Maria poderia me dizer, e foi incrível. Era um estúdio legal com energias positivas. A Maria sempre muito atenciosa e fazendo de tudo para que eu me sentisse bem. E foi assim que eu, tímida com o meu corpo, tirei uma foto em que mostro minhas pernas e minhas celulites – o que não me incomoda nem um pouco. Mais do que isso, mostro poesia, minha e da Maria, e exibo muito mais: valorização.
Eu poderia contar para vocês sobre o projeto por diversas óticas: em entrevista (o que ainda pretendo), só com as fotos, mas eu quis dizer como foi importante para mim, não só porque eu me reconheci em poesia, foto e palavra, mas porque isso me fez perceber, no momento do ensaio, que eu não preciso mais lembrar do que já ouvi sobre a figura da mulher, e o que eu preciso agora é empoderar outras mulheres para que elas saibam lidar com todas as opressões que elas passam diariamente. Empoderar a menina que é enrolada por um cara que não a valoriza, a mulher que apanha do marido, a que sofre abuso sexual pelo parceiro, a que sofre assédio ou agressão no trabalho, em casa, na rua. Uma pelas outras. Valorizar todas elas.
A Maria Ribeiro vai lançar um livro com cem imagens de mulheres maravilhosas que participaram do projeto. Quer colaborar? Vem de crowdfunding (financiamento coletivo). A colaboração é a partir de $15 e doando acima de alguns valores você ganha brindes incríveis – inclusive o próprio livro.
Veja agora algumas fotos do projeto. Caso você queira participar, mande uma mensagem na página oficial.
Página oficial do projeto – clique AQUI
Crowdfunding – clique AQUI
Por: Izabela Souza – Fala!M.A.C.K
0 Comentários