Nessa segunda feira (20), a estudante friburguense Rebecca Campos, divulgou nas redes sociais um equívoco cometido pelo Inep, que a desclassificou do ENEM.
INEP DIVULGA NOTAS DO ENEM: VEJA QUANDO ABREM AS INSCRIÇÕES PARA O SISU, PROUNI E FIES
Entenda o erro do INEP que desclassificou injustamente uma estudante:
De acordo com o que Rebecca Campos explicou em suas redes sociais, durante o segundo dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (dia 10 de novembro), o celular de uma estudante da sua sala tocou, o que a levou a ser desclassificada do processo.
O nome dessa candidata era também Rebeca e um equívoco ocorrido pelo INEP confundiu as candidatas, o que fez Rebecca Campos ser eliminada injustamente do ENEM.
Rebecca Campos descobriu o erro no dia 17 de Janeiro, quando foram divulgas as notas do ENEM; Ao tentar olhar sua nota no exame, apareceu que ela estava desclassificada por seu suposto aparelho eletrônico ter emitido toque ou alarme. Foi então que a estudante compreendeu o que tinha acontecido:
O celular de uma menina da minha sala no ENEM 2019 tocou no segundo dia (10 de nov) cujo nome é rebeca e então ocorreu um equívoco no resultado e a eliminação caiu sobre mim e preciso que isso seja resolvido. O SISU já abre amanhã e estou desesperada desde o dia 17, por favor me ajudem!
Disse Rebecca em seu tweet
PRIMEIRA PROVA DO ENEM 2019 GERA MAIS DE 4,7 MILHÕES DE TWEETS
Como ocorreram outros erros nas notas divulgadas, o INEP disponibilizou um e-mail de contato para casos como esse. Rebecca e sua família tentaram entrar em contanto e, segundo ela, mandaram mais de 100 emails direcionados para o INEP, que ainda não os respondeu.
Os moradores da cidade de Nova Friburgo se solidarizaram com o caso e subiram uma hashtag no twitter #inepdevolveanotadarebecca que chegou aos trending topics do Brasil, recebendo apoio de diversas pessoas de todo o País. Confira:
Usuário do Twitter deixa bilhete na porta do presidente do Inep
O presidente do Inep respondeu um bilhete deixado em sua porta por um usuário solidário, porém a nota de Rebecca ainda não foi divulgada, mesmo com as inscrições do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) já abertas.