Home / Colunas / A Estrada de um Poeta das Ruas

A Estrada de um Poeta das Ruas

Por Victória Gearini – Fala!MACK


Tony trabalha com poesia nas ruas de São Paulo e sonha em publicar um livro

Antonio Luiz Junior, mais conhecido como Tony, trabalha há 30 anos distribuindo suas poesias nas ruas da capital paulistana. Na maior parte do tempo, é possível encontrar o senhor de 62 anos na área central da cidade. Devido ao seu trabalho, já conheceu diversas personalidades da mídia, como o ator Caio Castro, a youtuber Maju Trindade e o jornalista Nelson Rubens.

Tony conta que sua paixão pela escrita surgiu quando ainda era jovem, mas que num primeiro momento escrevia principalmente romances e contos. Ele lembra que o interesse pela poesia surgiu quando conheceu os trabalhos do escritor Plínio Marcos, que abordava as pessoas na porta de teatro, cinema. “Aprendi com o Plínio Marcos, inclusive o pessoal me chama de seu sucessor. Ele morreu e eu continuo fazendo o trabalho nas ruas a 30 anos e está dando certo!”, diz o poeta sorrindo.

Todo escritor tem algo que o inspira e com Tony não podia ser diferente. Ele conta que os momentos e as pessoas que conversa e vê, são sua maior inspiração. Seus temas preferidos são: amor, flores e mulher. O escritor explica que para ele esses temas são românticos e de alguma forma estão conectados e se complementam. “Você expressa o que sente com as palavras!”, explica Tony.

Para ele esse tipo de escrita representa amor e emoção, sentimentos que expõe quando escreve. Por esses motivos seus ídolos são: Raul Seixas, Renato Russo e Cazuza. Tony conta ainda que já teve a honra de conhecer Renato Russo e por isso o admira muito e classifica os três músicos como gênios.

Além de escritor, Tony também é ator. “Fiz bastante comercial, filme, novela, minissérie. Eu sou ator afinal”, diz ele. Conta ainda que no momento está apenas trabalhando com a poesia que distribui nas ruas, mas que está aberto para novas oportunidades nas artes cênicas. A renda mensal do poeta vem das colaborações que recebe com sua escrita. Para ele o mais importante não é o dinheiro e sim o amor pelo o que faz e o reconhecimento do público.

Tony conta que o contato do público com o seu trabalho é muito gratificante e que 95% das pessoas gostam do que ele produz. “Pessoal fala que sou um cara bom, que gosta do meu estilo de trabalhar, que escrevo bem. Inclusive artistas que conheceram meu trabalho”, diz ele satisfeito.

 

 

 

Com os anos de experiência divulgando seu trabalho nas ruas de São Paulo, o poeta fala com muito orgulho que já conheceu jornalistas, atores e até mesmo youtuber, e que todos gostaram dos seus poemas. O que o mais deixa feliz é saber que as pessoas gostam e comentam sobre seu trabalho com os demais. Seu maior objetivo com a poesia no momento é divulgá-la para que as pessoas deem mais valor. “Meu sonho é publicar meu livro, que o pessoal leia e que faça sucesso”, diz ele.

Na opinião do escritor os jovens de hoje em dia não se interessam pela leitura, escrita e arte, tanto quanto os jovens do passado. Para ele é preciso divulgar projetos através das redes sociais para os estimularem cada vez mais.  

Com relação ao seu trabalho, Tony afirma que o seu poema “Estradas” é o mais comentado pelo público. Revela que possui um carinho especial por ele, pois o andarilho em que se refere no texto, trata-se de si mesmo. Nele o escritor conta suas experiências pessoais. “Eu sou o andarilho, porque já andei muito divulgando meu trabalho”. Por fim, o poeta se refere a poesia como: “mais que um sentimento satisfatório, é tudo de bom”, brinca ele.

Para entrar em contato com Tony, seu e-mail é tonyluiz1956@hotmail.com

Estradas
A você, ilustre sabido,
Que interrogou o meu fim,
Digo que não sei saber a vida
Que levam os ladrões e as mendigas;
Mas sei dum trem sem trilhos
Que corrompe alguns caminhos
Pondo trombas em passarinhos
E asas em andarilhos.

Confira também

Mitos e verdades sobre dicas para celular

Será mesmo que funciona colocar o celular no arroz após ele cair na água? Pasta ...

Um comentário

  1. ESSE CARA É SENSACIONAL, TONY É O MELHOR POETA DE SÃO PAULO E QUEM SABE DO BRASIL! QUEM JÁ O CONHECEU PODERÁ CONFIRMAR! ÓTIMA MATÉRIA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *