Home / Colunas / Ajuda para escolher os candidatos para as Eleições de 2018

Ajuda para escolher os candidatos para as Eleições de 2018

Por Gabriel Ferreira – Fala!MACK


Como escolher os candidatos para as Eleições de 2018

Em mais um ano de eleição, o povo brasileiro tem a missão de escolher seis políticos, para os cargos de Deputado Estadual e Federal, Governador, Presidente e Senador – este último com duas vagas disponíveis em cada estado.

Trata-se de uma eleição polarizada, daquelas que geram desavenças entre amigos e familiares: a ascensão da direita e a força da esquerda resultaram em pesquisas acirradas no Ibope e Data Folha.

Entenda as principais funções de cada cargo:

Senador (2 vagas): Propor leis e revisar leis que foram votadas na Câmara dos Deputados.

Governador (1 vaga): Administrar o estado e suas relações jurídicas.

Deputado Estadual (1 vaga): Propor leis estaduais e fiscalizar a atuação do governador do seu estado.

Deputado Federal (1 vaga): Propor leis e fiscalizar o Poder Executivo.

Presidente (1 vaga): Executar políticas públicas e sugerir ou vetar projetos de lei do Legislativo.

Historicamente, o brasileiro deixa tudo para a última hora. Em pesquisa divulgada pela Triad Productivity Solutions, 97,4% da população tem o costume de adiar a maioria das atividades até a ultima hora disponível para realizá-la. E na politica não seria diferente, visto que a poucos dias das eleições, parte da população ainda não sabe em que vai votar – e, entre os diversos motivos para isso, estaria o descrédito da política brasileira para muitos cidadãos.

FOTO: REPRODUÇÃO/FOLHA DE S.PAULO

 

VEJA TAMBÉM:

 

Existem diversas opções para conseguir descobrir quais candidatos combinam com os seus interesses:

Match Eleitoral: Ajuda a encontrar seu candidato a deputado federal em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O candidato selecionado no teste é feito com base nas respostas marcadas em temas econômicos e políticos.

Propaganda Eleitoral na TV: Uma das maneiras mais populares e antigas de conhecer as propostas dos políticos, pode também ser um dos menos recomendados. Com redução de tempo e diversas mudanças, a campanha na televisão acaba ficando marcada por apresentar os nomes dos candidatos e seus respectivos números.

Redes Sociais: As páginas no Facebook e Twitter dos candidatos são um dos principais espaços para os políticos divulgarem os respectivos planos de governo e agenda de campanha.

Entrevistas individuais: Entrevistas individuais na televisão, geralmente transmitidas nos principais telejornais, são consideradas uma das principais maneiras de observar o comportamento do politico, além da forma que ele apresenta os projetos de campanha.

Debates: Geralmente ocorre entre os presidenciáveis e são apresentados nos principais telejornais das emissoras de TV aberta. Podem tornar-se um dos principais critérios de desempates para os eleitores que estão divididos entre dois ou mais candidatos para votar. Jornais locais também apresentam debates para governador.

3 sites para saber mais sobre os candidatos:

Para mais informações, veja o site do TSE.

Confira também

Fotos impressionantes de refugiados

O Prêmio Pulitzer, maior honraria do jornalismo internacional, anunciou seus vencedores e trouxe a crise ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *