Entenda por que aprender um novo idioma é importante para sua carreira
Menu & Busca
Entenda a importância de dominar um outro idioma além da sua língua nativa para alavancar sua carreira

Entenda a importância de dominar um outro idioma além da sua língua nativa para alavancar sua carreira

Home > Notícias > Urbano > Entenda a importância de dominar um outro idioma além da sua língua nativa para alavancar sua carreira

Português, inglês, espanhol, alemão, italiano, latim, francês. Essas e tantas outras línguas formam a diversidade do mundo. Aprender um novo idioma é um conhecimento que pode agregar demais ao dia a dia das pessoas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Além de ser um grande diferencial para o seu currículo, saber um idioma estrangeiro é uma conquista pessoal que permite a realização de diversos outros sonhos. Conhecendo outras línguas você conhece também novas culturas e novas pessoas.

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre a importância de aprender um novo idioma e falaremos a respeito dos benefícios desse conhecimento para as pessoas como profissionais e indivíduos. Confira.

Tudo sobre aprender um novo idioma.
Tudo sobre aprender um novo idioma. | Foto: Freepik.

Aprender novos idiomas para melhorar a carreira

Segundo uma pesquisa realizada por um site brasileiro de classificados de emprego, publicada pela Revista Exame, aprender idiomas pode impulsionar a carreira das pessoas. Quando falamos sobre o domínio do inglês, por exemplo, para profissionais com o mesmo nível hierárquico, o conhecimento da língua pode proporcionar uma diferença salarial de até 60%.

As vantagens são se restringem ao inglês. Em questão de salário, um levantamento realizado por uma ferramenta de vagas de emprego no Brasil mostrou que outros idiomas, como espanhol, francês, italiano, latim e, principalmente, alemão, também permitem que você se diferencie e se destaque no mercado de trabalho brasileiro.

Como um idioma impulsiona sua carreira?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso os profissionais buscam meios para aumentar sua qualificação e conseguir uma boa vaga de emprego. Um dos artifícios que, inegavelmente, pode dar mais prestígio a um profissional é um novo idioma.

Saber um segundo ou, até mesmo, um terceiro idioma é uma competência extremamente valorizada nas empresas. Por esse motivo, separamos 5 razões pelas quais aprender um novo idioma impulsiona sua carreira.

Os idiomas colocam-no em vantagem em relação a outros profissionais

Dentro de empresas internacionais, saber outros idiomas não te ajuda apenas a conseguir uma vaga, mas também a conquistar posições importantes. Esse cenário se repete para empresas que trabalham com clientes ou fornecedores estrangeiros. O segredo é você se tornar uma peça fundamental na organização.

É obrigatório em diversas profissões dominar um segundo idioma

Em algumas profissões, o inglês é necessário, mas em outras, ele é obrigatório. Tradutores, agentes de turismo, intérpretes e diplomatas só garantem empregos com o domínio de um segundo idioma.

Os idiomas vão abrir portas de empresas internacionais e multinacionais para você

A pessoa que é capaz de ir a outro país, para realizar reuniões e fechar negócios, tem mais oportunidade em empresas multinacionais e internacionais. Saber um outro idioma te ajuda a acessar e participar de projetos que, somente com o português, você não participaria.

Além disso, os profissionais, que estão prontos e capacitados para viver em outro país, são mais valorizados por empresas internacionais.

Aprender um novo idioma pode ampliar seus contatos

O sucesso de uma carreira profissional não depende só da qualidade do trabalho da pessoa, mas também dos contatos que ela faz no meio corporativo. Nesse quesito, a aprendizagem de novos idiomas também te ajuda a conhecer novas pessoas de diferentes culturas e lugares.

Ter conhecimento sobre uma nova língua envolve outras competências importantes

Aprender uma língua ajuda a desenvolver outras qualidades que são vantajosas para o mercado de trabalho: autoconfiança, raciocínio lógico apurado, facilidade na resolução de problemas e habilidades em multitarefas. 

Aprender um novo idioma para a vida pessoal

Além do meio profissional, aprender um novo idioma pode ser importante para sua vida pessoal. Por meio desse conhecimento, você consegue viver novas experiências e ganhar benefícios por estar exercendo seu aprendizado.

Para um falante da língua portuguesa, aprender o espanhol e o italiano, por exemplo, é mais fácil, pois algumas fonéticas e formas gramaticais são parecidas e isso pode ser um incentivo para você começar a aprender um desses dois idiomas.

O aprendizado de outras áreas, como a  matemática e o raciocínio lógico, também são beneficiados com o ensino de um novo idioma. Isso acontece, porque, ao estudar um idioma, nossos neurônios se conectam um com o outro, processando informações por vários canais diferentes do cérebro.

Além de auxiliar no conhecimento de outras áreas, essa conexão, cada vez maior e melhor, ajuda a prevenir e retardar o processo de doenças cerebrais e degenerativas, como o Alzheimer.

Seu repertório cultural também cresce com um novo idioma, pois através de uma língua estrangeira, você tem acesso e entendimento a uma infinidade de materiais de estudo e entretenimento como livros, filmes, músicas e peças de teatro que não apresentam tradução para o português.

Sabendo um novo idioma, você terá mais autonomia para se comunicar com oficiais do aeroporto, garçons, vendedores e ter mais contato com a cultura local do país que está visitando. Você pode ter também a chance de criar novas amizades enquanto viaja.

O conhecimento cultural aumenta com o aprendizado de um novo idioma.
O conhecimento cultural aumenta com o aprendizado de um novo idioma. | Foto: Freepik.

Por que aprender um novo idioma é tão importante?

Como vimos, uma nova língua pode gerar vantagens para sua vida pessoal e profissional também. Resumindo o que falamos ao longo deste artigo, vamos apontar os principais benefícios de aprender um novo idioma, respondendo a seguinte pergunta: Por que aprender um novo idioma é tão importante?

● Aumenta a confiança;

● Exercita o cérebro;

● Aumenta a empregabilidade;

● Oferece oportunidades em diferentes países;

● Mostra a você novos caminhos;

● Aumenta o conhecimento cultural;

● Previne doenças degenerativas.

Por onde começar a aprender um novo idioma?

Na maioria dos colégios, os alunos já têm aulas de inglês e/ou espanhol desde cedo. As grades curriculares tentam incluir constantemente novos idiomas na cultura e na rotina dos estudantes. Tal fato é importante, pois esses dois idiomas são os que mais estão presentes nos currículos dos profissionais.

Porém, não pense somente nisso. Tente se destacar, reforçando seu conhecimento no inglês e no espanhol e aprenda outros idiomas também. Leve em consideração suas aptidões e, também, as aplicações práticas da língua em questão. Assim, você saberá em qual língua você deve focar.

Para garantir um vocabulário atualizado, o estudante deve procurar auxílio de curso de inglês, ou de outros idiomas, e utilizar materiais extras como músicas, livros e filmes,  relacionados a temas de seu interesse. Afinal, quando gostamos do assunto, aprendemos muito mais rápido. Então, use seus interesses no processo de aprendizado.

Além disso, você pode aprender novas línguas sem sair do sofá da sua casa, pois, hoje, a Internet possibilita a realização de aulas de idiomas a distância. Pensando nisso, a Sapium oferece curso de idioma online, mas com um diferencial.

Sabe aquela interação boa que ocorre no ensino presencial entre professores e estudantes? A Sapium pensou nesse detalhe também! A empresa apresenta um ambiente interativo para oferecer um ensino comparável com o presencial, para que os alunos possam aprender um novo idioma. Clique aqui e saiba mais sobre as possibilidades de curso da Sapium.

___________________________________________________

Por Maria Eduarda Vieira – Fala! Universidade Federal Fluminense

Tags mais acessadas