terça-feira, 16 abril, 24
HomePolíticaOpinião: Se você for rico em Pernambuco, faça como a família Campos...

Opinião: Se você for rico em Pernambuco, faça como a família Campos e aglomere

Se você acha que já viu todos os tipos de atitudes que desrespeitam os protocolos de convivência contra a Covid-19, se prepare! Aqui será narrado  o que aconteceu no último dia 29 de janeiro, em Pernambuco, que está intrigando a população do estado.

Em Pernambuco, família influente aglomera e autoridades deixam descaso passar impune. | Foto: Getty Images.

Família de Pernambuco protagoniza aglomerações e não é punida pelas autoridades do estado

Na tarde de 29 de janeiro de 2022, foi realizado numa igrejinha à beira da praia de Dois Carneiros, litoral-sul de Pernambuco, o casamento de Pedro Campos e Maria Augusta Carneiro. Pedro irá se candidatar à deputado federal nas eleições deste ano, enquanto que sua amada é médica. O casal mantinha um relacionamento há 9 anos. Cerca de duas mil pessoas, todas da alta sociedade pernambucana, foram convidadas para prestigiar o matrimônio.

A festividade continuou durante a noite e madrugada de domingo. Presentes na festa estavam políticos e empresários, com destaque para João Campos (prefeito do Recife e irmão do noivo); sua namorada, a deputada federal por São Paulo Tabata Amaral e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. A cerimônia foi registrada em vídeos que foram publicados nas redes sociais dos convivas.

Vamos aos fatos reais da situação sanitária no estado

O Recife, assim como Pernambuco e o Brasil, estão em alta crescente no número de casos e até de mortes por Covid, além da alta nos casos de gripe provocada pelo vírus H3N2. Universidades que programaram para agora em fevereiro o retorno de suas aulas presenciais, tiveram de adiar este feito devido ao crescimento de casos. São exemplos de instituições brasileiras, como as universidades Federal de Pernambuco-UFPE e da Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP.

Outro setor que foi prejudicado pela alta na taxa de casos de covid foi o de eventos. O governador Paulo Câmara decretou a proibição de festas públicas de carnaval e restringiu para um número de até três mil pessoas para festas carnavalescas privadas, como se o vírus só fosse restrito à população pobre. Além disso, o governador exige que as pessoas consumam produtos em bares, restaurantes e shoppings, desde que apresentem antes os cartões de vacina para comprovar a vacinação em dia. Um teste negativo de covid ainda tem que ser apresentado, no caso de eventos.

Vamos agora aos fatos que ocorreram na festa

É possível ver nas imagens que pouquíssimas pessoas usavam máscara. Em muitos outros vídeos não se vê a presença do acessório no rosto das pessoas, nem do prefeito do Recife, João Campos e nem de sua namorada, Tabata Amaral. O casal, por sinal, estava com Covid em meados de janeiro, após passarem a virada de ano em Fernando de Noronha e terem se infectado por lá, voltando ao Recife com o vírus.

Paulo Câmara, governador que assinou o decreto com as novas restrições, compareceu à festa tendo sua esposa se recuperando em casa por estar infectada com a Covid. Paulo Câmara não sabe se está com a doença ou não. Ademais, o governador ainda esteve presente numa entrevista ao vivo para a estreia de um telejornal nos estúdios da TV Nova Nordeste, afiliada da TV Cultura no estado, no último dia 31 de janeiro; dois dias após o casamento.

No dia 30 de janeiro, num domingo, dia em que os pernambucanos souberam da festa imoral, houve registros de festividades pré-carnavalescas nas ladeiras de Olinda. Esta festa aconteceu à noite e foi encerrada com a chegada da Polícia Militar de Pernambuco.

Ué, quem pode aglomerar e infectar e/ou pegar covid são só os ricos? Por acaso a população pernambucana paga para ser reprimida e controlada de forma rígida para assistir ao espetáculo que desmoraliza o poder executivo de Pernambuco e de sua capital?

Pelo mundo, vemos a primeira-ministra da Nova Zelândia cancelar seu casamento devido a pandemia que foi potencializada pela variante Ômicron; o primeiro-ministro de Hong-Kong renunciando por reconhecer que deu mau exemplo ao participar de uma festa em pleno auge da crise; e o Premier britânico quase perdendo o cargo após o escândalo das festas com bebedeiras em pleno período de Lockdowns severos no Reino Unido. Por aqui, não se vê nada disso! Nem a Prefeitura do Recife e nem o Governo de Pernambuco se manifestaram sobre o assunto.

O Recife, assim como Pernambuco, vivem hoje uma crise sanitária grave, onde até testes de covid são disputados entre as pessoas, de maneira que para ser testado, a pessoa enfrenta filas quilométricas, tendo o risco de pegar a doença só esperando nesta fila. A cidade e o estado estão desprotegidos por chefes que não estão preocupados nem com suas próprias saúdes, quanto mais com a saúde do povo. Se você for rico em Pernambuco, faça como a família Campos e o governador: pode se aglomerar sem se preocupar com leis nem decretos!

Abaixo, você confere três dos vários vídeos da festa. As imagens foram divulgadas pelo blog do jornalista Magno Martins, que teve acesso devido a divulgação delas, por parte dos convidados, nas redes sociais.

Por Álvaro José – Fala! Universidade Católica de Pernambuco