Entenda como o café ajuda na hora de estudar
Menu & Busca
Entenda como o café ajuda na hora de estudar

Entenda como o café ajuda na hora de estudar

Home > Lifestyle > Saúde > Entenda como o café ajuda na hora de estudar

No hora de estudar, a concentração é extremamente necessária. Mas ela não é tão simples de ser alcançada. Para isso, recorremos a diversos recursos para fazer esse momento ser totalmente aproveitado. Alguns optam por ouvir música e comer um chocolate. Porém, alguns (e talvez até muitos) preferem optar por uma paixão nacional: o café. A bebida traz determinados benefícios que são eficientes na busca pela concentração. Por isso, confira três vantagens de beber um bom café no horário de estudos! 

Como o café influencia os estudos

Melhora o humor

O café é uma das bebidas mais comuns no Brasil e é sempre associado à capacidade de deixar as pessoas mais enérgicas. A cafeína consegue bloquear os efeitos causados pela adenosina, um neurotransmissor inibitório que pode funcionar como um calmante do sistema nervoso central. 

Esse impedimento faz com que a cafeína deixe a glutamina e dopamina, que são dois estimulantes produzidos naturalmente no cérebro, atuarem com mais desempenho. Assim, seu humor é levantado. Dessa forma, na hora de fazer longas anotações ou ler textos enormes, o ânimo se estende e a atenção aumenta.

friends Central Perk
Chandler e Ross bebem café no Central Perk. | Foto: Reprodução/Warner.

Aumenta o foco

Manter o foco no que está sendo estudado torna-se uma tarefa difícil, principalmente quando precisamos ler sobre o que não gostamos. Assim, tomar uma xícara de café é um excelente conselho para conseguir focar. 

A cafeína, ao dar liberdade para a dopamina e glutamina, aumenta sua habilidade de foco, o que resulta em uma compreensão melhor do que está sendo estudado. Segundo um artigo publicado na revista Science Direct, ao beber café, você consegue ter uma boa performance mesmo se estiver em uma atividade entediante.

benefícios do café
A concentração é elevada com uma boa xícara de café. | Foto: Reprodução.

Memória mais ativa

Além dos benefícios já apresentados, a cafeína potencializa nossa memória. Um estudo publicado em 2014, pela Johns Hopkins University, comprovou essa realidade por meio de uma experiência em que dois grupos de participantes deveriam memorizar algumas imagens. Os integrantes de um dos grupos receberam 200 miligramas de cafeína, já o outro grupo não. Assim, no dia seguinte, o grupo que recebeu a cafeína conseguiu lembrar com mais precisão, as imagens apresentadas anteriormente. 

Logo, concluiu-se que o café pode consolidar melhor os conteúdos adquiridos pela pessoa. Por isso, se for preciso memorizar fórmulas ou datas importantes, não dispense uma boa xícara de café.

café
O café permite o bom funcionamento da memória no estudo. | Foto: Freepik.

No entanto, não exagere! Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o segredo é manter o equilíbrio, posto que o café é uma bebida estimulante e por isso deve ser tomado com total moderação. Se o cuidado não acontecer, a cafeína pode desregular o sono e deixar o indivíduo mais cansado.

______________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas