Emagrecer rápido e saudável é possível?
Menu & Busca
Emagrecer rápido e saudável é possível?

Emagrecer rápido e saudável é possível?

Home > Lifestyle > Saúde > Emagrecer rápido e saudável é possível?

Emagrecer rápido e saudável é um dos principais objetivos de promessas do fim de ano. Mas será que isso é realmente possível? Por mais que a noção de emagrecimento normalmente venha acompanhada de perdas e cortes, nem sempre isso é necessário. Afinal, não adianta cortar vários alimentos e passar fome. Aliás, a prática pode levar até ao caminho oposto.

Pensando nisso, a seguir, veja como é possível emagrecer rápido e saudável, sem sacrificar tantas vontades ou passar fome.

emagrecer rápido saudável
Saiba como é possível emagrecer rápido e saudável. | Foto: Montagem/Reprodução.

É possível emagrecer rápido e saudável?

Com a mudança de hábitos, é possível emagrecer rápido e saudável. Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, por meio de um estilo de vida mais saudável, há chances de conseguir emagrecer até 2 kg por semana. Contudo, vale lembrar que isso depende do peso da pessoa e se ela está seguindo alguma dieta de emagrecimento ou não.

Como um primeiro passo, a especialista ressalta a importância de anotar tudo o que ingere no dia. Isso ajudará a pessoa a ter noção de quanto come e de que maneira pode melhorar sua alimentação. Ainda pensando em consumo de alimentos, é fundamental que não existam “janelas” muito grandes entre as refeições. Ou seja, é interessante apostar em lanches saudáveis nos intervalos, como um iogurte natural ou um punhado de oleaginosas.

Por fim, uma coisa que pode parecer boba, mas faz toda a diferença no processo de emagrecimento é a ingestão de água. Portanto, beber entre 1,5 e 3 litros de água por dia pode ajudar – e muito. Apesar de não sustentar, uma vez que não tem proteínas, a água diminui a fome e a retenção de líquidos. Além dela, recomenda-se também o consumo de água de coco, sucos naturais e chás sem a adição de açúcar.

Qual o melhor método para emagrecer rápido?

Muitos questionam qual é o melhor método para emagrecer rápido, mas a resposta pode ser bastante simples: alimentação. Afinal, os alimentos são os principais meios para a ingestão de nutrientes e componentes essenciais para a saúde.

Sendo assim, o melhor método de emagrecer rápido e com saúde é através da ingestão de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes. Logo, é importante consumir legumes, ao menos quatro vezes na semana. Isso porque possuem fibras e antioxidantes, o que acelera o emagrecimento. Outro fator importante é cortar, ou diminuir ao máximo, a ingestão de alimentos industrializados, os quais tendem a exceder os níveis de sódio aceitáveis.

Além da alimentação saudável, há também algo que pode auxiliar no processo e não tem a ver com nenhum tipo de alimento. Dessa maneira, o sono pode ser um grande apoio no emagrecimento saudável. De acordo com uma pesquisa do Annals of Internal Medicine, o sono pode interferir no tamanho da cintura em apenas duas semanas. Com isso, especialistas da área indicam que a pessoa mantenha, pelo menos, 8h e meia de sono por noite – o que pode ocasionar a perda de até 3 kg em 15 dias.

emagrecer
Uma boa noite de sono pode influenciar no emagrecimento. | Foto: Reprodução.

O que mais emagrece?

Apesar de os exercícios físicos acelerarem o processo de emagrecimento, sozinhos, não conseguem fazer uma grande modificação no corpo humano. Conforme estudos, uma dieta balanceada é responsável por cerca de 80% de um emagrecimento saudável. Enquanto isso, as atividades físicas correspondem a apenas 20% disso.

Por outro lado, algumas modalidades podem auxiliar quem quer emagrecer rápido e de forma saudável. Sendo assim, os exercícios aeróbicos se destacam, uma vez que permitem a queima de gorduras e a consequente perda de peso. No entanto, a musculação também pode ser uma ótima aliada no processo, já que aumenta a massa muscular e, com isso, melhora o metabolismo, ocasionando o emagrecimento.

_____________________________________
Por Isabela Cagliari – Redação Fala!

Tags mais acessadas