Emagreça com saúde: treinar muito é sempre bom?
Menu & Busca
Emagreça com saúde: treinar muito é sempre bom?

Emagreça com saúde: treinar muito é sempre bom?

Home > Lifestyle > Saúde > Emagreça com saúde: treinar muito é sempre bom?

Nem sempre treinar muito e sem o auxílio de um profissional da Educação Física te fará emagrecer. O excesso de treinamentos sem supervisão pode acarretar diversos problemas nas articulações e hormonais, atrapalhando o seu objetivo estético, seja ele de emagrecimento ou hipertrofia, e até mesmo sua melhora de rendimento no esporte.

Emagreça com saúde: treinar muito é sempre bom?
Emagreça com saúde: treinar muito é sempre bom?

Overtraining é o nome em inglês utilizado para o excesso de treinamento. O problema começa a acontecer quando o atleta ou praticante faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar. Para saber se você se encontra nesta situação fique atento às consequências:

  • Problemas articulares;
  • enfraquecimento no sistema imunológico;
  • enfraquecimento do psicológico, ocasionando, por exemplo, ansiedade;
  • músculo extremamente fatigado e nunca recuperado.

Por isso, é importante que existe uma periodização de treinamento. Ela consiste no planejamento elaborado pelo treinador levando em conta capacidade física, rotina e objetivos, para que exista uma divisão ou organização dos tempos e períodos para transformá-los em ação, ou seja, em treinos.

Como acontece a periodização no treinamento?

Existem basicamente dois tipos de periodização: linear (Mateev) e não-linear (Verkushanski). De acordo com o profissional de educação física Pedro Bruno Neto, a periodização no CrossFit é mais trabalhosa pois leva em consideração a inclusão de todas as capacidades físicas, técnicas e habilidades do esporte.

Ele também faz questão de afirmar que periodizar é importante para que a individualidade do aluno seja levada em consideração. Por exemplo: alguém que busca performance em corrida não terá a mesma periodização de uma pessoa que quer emagrecer e busca por definição muscular, são treinos distintos.

__________________________________________________________________________

Por Izadora Del Bianco (@izadbr)

Tags mais acessadas