'Ecos': Saiba tudo sobre o lançamento do documentário
‘Ecos’: Saiba tudo sobre o lançamento do documentário

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Ecos’: Saiba tudo sobre o lançamento do documentário

Ecos, uma produção realizada em meio à pandemia, que traz à tona as questões ambientais que deixamos serem apagadas

Ecos
Documentário Ecos. | Foto: Pexels.

O território brasileiro vive sob ataque há mais de 500 anos, desde seus povos originários até nossa fauna e flora. Eis que nosso país nasceu de guerras e genocídio da população indígena para suprir as necessidades do sistema capitalista que se expandia pelo mundo.

Seria essa uma boa explicação para “justificar” nosso desinteresse pela proteção desses povos, ou até mesmo da nossa natureza? Nós nascemos da exploração, e isso está marcado até hoje.

Documentário Ecos

O documentário Ecos propõe uma nova perspectiva da história do Brasil, trazendo novas narrativas e tirando a visão do colonizador como um herói ou um protagonista. Além de fazer uma crítica aos atuais modelos de exploração e às principais falhas nas nossas políticas públicas de meio ambiente.

Perfil dos entrevistados

• Neusa Martins – Kunhã Takua: Cacica da aldeia Tekoha Dje’y, Rio Pequeno Paraty – RJ. Uma mulher forte que enfrenta o preconceito todos os dias, atualmente está na luta pela demarcação da sua terra.
  • Bruno Malheiro: Doutor em Geografia, possui Mestrado na instituição de ensino Núcleo De Altos Estudos Amazônicos (NAEA). Um grande apoiador das causas indígenas e dos povos originários. Realizou diversos estudos sobre a região Amazônica e propõe uma visão mais humanizada de futuro.
  • Daniel Querino: Morador de Cajamar-SP, que inicialmente começou com a produção de alimentos orgânicos no quintal de sua casa e atualmente criou o erva rasteira agroecologia, que distribui alimentos orgânicos em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Além disso, ele ensina alunos de escolas públicas sobre permacultura e sustentabilidade.
  • Carlos Rittil: Coordenador do Observatório do Clima, realiza diversos estudos sobre desmatamento e mudanças climáticas no Brasil e no mundo.
  • Sônia Barbosa – Ara Mirim: Liderança indígena da aldeia do Jaraguá-SP. Ativista ambiental, luta pela sua terra e pela preservação da natureza. Afinal, para ela e para todos, “sem a natureza, não somos nada. Pois nós somos a natureza”.

Por Natália Lacerda Pereira – Fala! Unip