O Guard foi o primeiro jogador brasileiro de linha a atuar em uma partida de NFL
No último sábado (21), o Miami Dolphins recebeu em seu estádio a equipe do Atlanta Falcons para mais uma partida da pré temporada da NFL em 2021. Porém, se os resultados destes jogos não têm muita importância para as franquias, as histórias daqueles envolvidos nas partidas são o grande foco.
Os Dolphins venceram por 37 a 17, mas a grande vitória da noite passou longe do placar. O jogador de linha ofensiva brasileiro, Durval Queiroz Neto, entrou em campo pela primeira vez em dois anos, desde que chegou ao elenco de Miami, e se tornou o primeiro atleta de linha brasileiro a jogar uma partida da NFL.
Durval Queiroz Neto: do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano para a NFL
Nascido em Cuiabá, no dia 27 de Agosto de 1992, Durval Queiroz Neto, ou apenas “Duzão”, dedicou uma vida inteira em busca do sonho de fazer aquilo que ama: jogar futebol americano. Antes da bola oval passar a fazer parte de sua vida, foi atleta de judô, em que disputou e venceu diversos campeonatos. Porém, Duzão conheceu o tal do futebol americano, um “esporte de estadunidense”, pouco conhecido no Brasil e que praticamente ninguém praticava.
As dificuldades eram incontáveis, mas Durval estava decidido a buscar o seu sonho de jogar futebol americano. Começou na equipe mato-grossense do Tangará Taurus, e o seu bom desempenho o levou para um dos melhores times do país, sendo justamente, a equipe de sua terra natal: o Cuiabá Arsenal.
Atuando como jogador de linha defensiva, Duzão se destacou nos gramados brasileiros e foi convocado para defender a seleção do País. Após a passagem pelo Cuiabá, se transferiu para o Galo FA, uma das melhores equipes nacionais, em que juntos, se consagraram campeões do Brasil Futebol Americano de 2018. Durval sobrava nas terras brasileiras naquele momento, buscando elevar o nível e atingir seu maior sonho: chegar à NFL.
Seu grande desempenho no Brasil, o credenciou a participar do NFL International Player Pathway Program, um programa da National Football League que busca talentos de fora dos Estados Unidos para receberem oportunidades na principal liga de futebol americano do mundo. Disputando quatro vagas com outros seis atletas, Duzão se destacou por sua agilidade e atleticismo para um jogador de sua posição e chamou a atenção dos scouts.
Após o período de testes e ansiedade, veio a notícia que Durval e o Brasil sonhavam: Duzão foi um dos selecionados e faria parte de um elenco da NFL. Com isso, se tornou o primeiro atleta a sair do Futebol Americano Brasileiro e chegar à NFL. As equipes envolvidas no programa daquele ano de 2018 eram as franquias da AFC Leste (Dolphins, Jets, Bills e Patriots), e Durval Queiroz Neto foi contratado pelo Miami Dolphins.
Porém, esta foi apenas a primeira parte da história. Assim que chegou à equipe do sul da Flórida, Duzão foi convertido para jogador de linha ofensiva, e teria um longo processo para mudar de um atleta de defesa, para um de ataque. Em 2019, não entrou em campo na pré temporada e não ficou no elenco de 53 jogadores. Porém, possuía um lugar garantido no Practice Squad.
Em 2020, por conta da pandemia, a NFL cancelou os jogos de pré temporada e novamente Duzão não teve a oportunidade de mostrar o seu jogo. Novamente, ficou a temporada inteira no Practice Squad de Miami. Porém, em 2021, em seu terceiro ano na liga, o momento de Durval Queiroz Neto finalmente chegou.
Após dois anos aprendendo uma nova posição e lutando por uma oportunidade, o brasileiro começou a chamar a atenção do treinador Brian Flores, que fez elogios ao atleta ao longo do Training Camp. O momento parecia estar próximo, mas Duzão não entrou em campo na primeira partida da pré temporada.
Diante do Atlanta Falcons, na segunda partida da pré temporada, todos os anos de espera e expectativa finalmente se pagaram. No último período, o camisa 69 do Dolphins foi a campo, e deu seus primeiros passos em um jogo de NFL… ou melhor dizendo, bloqueios!
Duzão participou de um total de 12 snaps, mas enquanto esteve em campo, mostrou eficiência bloqueando para o jogo terrestre e muita facilidade para chegar ao segundo nível da defesa. Uma de suas jogadas rodou as redes sociais de quem acompanha o futebol americano no último sábado, ao ter “arremessado” um de seus adversários para o alto, durante uma de suas participações.
Durval Queiroz Neto deixou uma boa impressão em sua estreia e deve receber uma nova oportunidade contra o Cincinnati Bengals, no próximo fim de semana. Não se sabe se Duzão conseguirá uma vaga no elenco final de Miami para a temporada regular, mas o fato é que o brasileiro já entrou para a história de seu País no esporte e servirá de inspiração para muitos brasileiros que sonham em um dia representar sua bandeira no grande palco do futebol americano.
*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).
________________________________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP