Futebol Americano: A NFL está de volta!
Futebol Americano: A NFL está de volta!

Home > Notícias > Esporte > Futebol Americano: A NFL está de volta!

Foram 7 meses, 31 semanas, 221 dias. Desde 4 de fevereiro deste ano, o fã da bola oval não assistia a uma partida de futebol americano, porém, a longa e dolorosa espera dos apaixonados pela NFL espalhados pelo mundo acabou na noite de ontem, em uma partida que já serviu para matar a saudade.

O esporte é o que mais cresce no Brasil, seja em torcida ou em praticantes da modalidade, e a cada temporada da NFL, a ESPN (emissora que detém os direitos de transmissão da liga no país) vê seus números de audiência crescerem. O futebol americano tem o poder de ser extremamente cativante e apaixonante, e quem passa a acompanhar, dificilmente deixa de assistir aos jogos.

Um jogo que num primeiro momento pode parecer bagunçado e violento, mas que possui uma beleza única, com verdadeiras batalhas de estratégias e lances de tirar o fôlego. A NFL é uma das ligas esportivas mais equilibradas e competitivas, e dentre as razões que fazem a liga algo tão nivelada, estão o fato de que as equipes possuem um teto salarial, um processo de recrutamento de jovens que saem do futebol americano universitário que permite que os piores times da NFL possam escolher os melhores jogadores primeiro (Draft), são algumas das razões que fazem a liga e o esporte tão competitivos.

NFL
Roger Goodell, comissário da NFL no Draft de 2019. | Foto: NFL.

Futebol Americano

Para entender a regra básica do esporte, imagine um campo de batalha em que os dois lados do confronto buscam conquistar o máximo de território possível.

De um lado, ataque, tentando ganhar território para chegar na endzone e anotar um touchdown ou chutar um field goal. São quatro tentativas para andar, no mínimo, 10 jardas, caso consiga, o ataque mantém a posse, se não, ela vai para o outro time. Do outro lado, a defesa, tentando proteger-se e impedir o avanço do adversário. Simples, não? Claro, o esporte tem muitas regras, especificações e afins, mas, com o básico, já é possível se divertir e se apaixonar pelo futebol americano, e entrar de vez nesse mundo da NFL.

Abrindo a rodada, no Thursday Night Football, o time de Patrick Mahomes, Tyreek Hill e companhia e atual campeão Kansas City Chiefs receberam, no Arrowhead Stadium, o Houston Texans, de Deshaun Watson e JJ Watt. Dois dos melhores quarterbacks da atualidade se enfrentaram em uma partida que reeditou o Divisional Round da temporada passada.

Naquele confronto, os Texans abriram 24 a 0 e tomaram uma virada histórica da equipe, que viria a ser campeã, em que o jogo terminou 51 a 31 para a equipe do Missouri. Se muitos imaginavam que poderia ser a vingança da equipe texana, não foi o que aconteceu, e os Chiefs venceram por 34 a 20, com uma bela atuação de Mahomes e uma excelente estreia de seu Running Back calouro, Clyde Edwards-Helaire, produto de LSU que foi selecionado pelo time de Kansas City na primeira rodada do último Draft.

Neste ano, tudo está mais imprevisível do que nunca, sem jogos de pré-temporada e poucas informações dos times. Porém, algumas previsões podem ser feitas. Chiefs, o atual campeão, Ravens, do MVP Lamar Jackson, Saints de Drew Brees, 49ers e sua grande defesa, os Buccaneers, de Tom Brady e Rob Gronkowski, os Packers, de Aaron Rodgers, Seahawks, de Russel Wilson, os Steelers que contam com a volta de Big Ben… alguns dos times que chegam com muita força para brigar por coisas grandes nesta temporada, mas que, em um ano como 2020, tudo pode acontecer.

NFL
Lamar Jackson, QB do Baltimore Ravens. | Foto: Baltimore Ravens.

Novo formato da NFL

Uma pós-temporada com um novo formato, um time a mais em cada conferência e apenas o melhor classificado da AFC e da NFC folgam na rodada de Wild Card, diferentemente do formato até o ano passado, em que apenas 6 equipes por conferência se classificavam e os dois melhores recebiam a folga na primeira rodada.

Uma nova temporada, um novo desafio. Um ano de muitas incertezas, mudanças de regulamento, diversas equipes reforçadas e um único objetivo: chegar nos playoffs e conquistar o troféu Vince Lombardi.

A partir de hoje, a corrida até o Super Bowl se inicia e, das 32 equipes, apenas uma conquistará o tão sonhado troféu. Mas, até lá, muita coisa pode e vai acontecer… calma, torcedor, a bola oval já está no ar, e o show da NFL começou!

Por Filipe Saochuk – Fala! PUC