terça-feira, 23 julho, 24
HomeSaúdeComo cuidar da saúde das suas unhas? Confira algumas dicas

Como cuidar da saúde das suas unhas? Confira algumas dicas

Vamos combinar, sempre foi importante fazer o máximo para cuidar de nossa saúde, mas especialmente em tempos pandêmicos como agora, é vital todos os cuidados e precauções. Precisamos fazer todo esforço para cuidar do que está ao nosso alcance, então vamos aprender tudo que podemos sobre como manter a saúde de nossas unhas!

Confira as principais dicas para cuidar da saúde de suas unhas. | Foto: Freepik.
Confira as principais dicas para cuidar da saúde de suas unhas. | Foto: Freepik.

3 dicas para cuidar da saúde de suas unhas

Começando com o mais essencial: alimentação

É importante possuir uma dieta balanceada, recheada de diversas vitaminas, dando destaque às vitaminas C, E e do complexo B, adicionando zinco e queratina. Uma alimentação equilibrada com carne e derivados de leite ajudam imensamente a fortalecer as unhas. E se não der para consumir na alimentação, se encontra facilmente vitaminas em farmácias e na internet.

Higiene

Para prevenir qualquer infecção ou qualquer problema, é sempre bom proteger as mãos enquanto realiza atividade e tarefas domésticas, como mexer no lixo e lavar a louça. As famosas luvas emborrachadas são ótimas, mas não são necessárias, contanto que depois das atividades você lave as mãos. Lembre-se de hidratar as mãos para não ressecar as cutículas.

Cuidado diário

Agora, para algumas mudanças de hábito. Curta ou comprida, todos usamos nossas unhas como ferramentas, para realmente tudo, e precisamos parar! Tome cuidado, ao máximo, para não quebrá-la. Como a acetona possui uma base de álcool, resseca demais a pele, portanto substitua por removedores de esmalte, que são mais saudáveis. Assim como usar produtos hipoalergênicos, para prevenir possíveis alergias.

E não podemos esquecer as pessoas que não conseguem prevenir, como médicos, enfermeiros, dentistas, entre outros, que usam diariamente luvas cirúrgicas. Uma mistura de amido de milho é o pó dentro de algumas das luvas descartáveis, e, infelizmente, o pó tende a ressecar a pele e a cutícula, danificando as unhas. Para quem é mais propenso a alergias, é sempre bom lavar e hidratar a mão depois do uso.

Uma rotina simples e pequenos atos auxiliam a manter as unhas saudáveis. Hidratar, múltiplas vezes durante o dia se necessário, principalmente com cremes a base de uréia ou com óleo de semente de uva. Além de não tirar as cutículas, muito menos roer as unhas! São hábitos mínimos que fazem uma diferença, impedindo a entrada de fungos e bactérias, promovendo unhas saudáveis.

__________________________________________________

Por Beatriz Kawai – Fala! Cásper

ARTIGOS RECOMENDADOS