Unhas amareladas: saiba tudo o que elas revelam sobre a sua saúde
Unhas amareladas: saiba tudo o que elas revelam sobre a sua saúde

Home > Lifestyle > Saúde > Unhas amareladas: saiba tudo o que elas revelam sobre a sua saúde

Suas unhas podem revelar muito sobre a sua saúde. Observar a cor, o formato e possíveis alterações pode dar boas pistas sobre possíveis problemas. Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados ao observar que você está com as suas unhas amareladas.

Nem todo mundo dá muita atenção às suas unhas, não é mesmo? A maioria das pessoas, por exemplo, só olha para essa parte do corpo na hora de cortar e limpar, o que nem sempre acontece com frequência. Contudo, você deveria prestar mais atenção às suas unhas. Isso porque elas podem dar alertas sobre como anda sua saúde.

Compostas principalmente por queratina, as unhas devem apresentar uma coloração rosada e ter uma superfície livre de rugosidades e ondulações. Quando elas mudam de cor, ficam mais grossas ou apresentam alterações em seu formato, é preciso ficar de olho.

Conforme a sabedoria popular, as unhas podem realmente ser encaradas como “termômetros” de nosso organismo. É por elas que descobrimos, antes mesmo de qualquer exame, que nossa alimentação precisa ser melhorada ou que algo não está dentro dos conformes em nosso corpo.

Por exemplo, se suas unhas quebram sempre, como acontece com a maioria das pessoas por aí, este pode ser um sinal de que você está usando muitos produtos químicos. E o que dizer daqueles risquinhos brancos que quase todo mundo tem? Eles são, na verdade, um alerta para o baixo índice de proteína em seu organismo ou até mesmo para problemas nos rins e no fígado.

Unhas amareladas
Unhas amareladas. | Foto: Reprodução.

O que as unhas amareladas dizem sobre a sua saúde

Uma coloração amarelada pode ser o efeito da remoção de um esmalte de cor escura, o que não causa maiores problemas. Porém, se esse sinal permanecer por muitos dias, ele pode ser um indício de diabetes.

Já quando as unhas assumem essa coloração e ainda sofrem uma redução na velocidade de seu crescimento, elas podem indicar doenças respiratórias ou problemas no sistema linfático, como o acúmulo de líquidos.

Na maioria dos casos, as unhas amarelas indicam uma infecção fúngica. Se não for tratada a tempo, há a possibilidade de piora e elas podem adquirir uma tonalidade esverdeada e tornar-se frágeis. Outras prováveis causas deste tom incluem o envelhecimento, problemas pulmonares causados ​​pelo tabagismo e o uso constante de unhas acrílicas de baixa qualidade.

Causas mais comuns para as unhas amareladas

Deficiência em vitaminas e minerais

Assim como acontece com outras estruturas do nosso organismo, certas deficiências nutricionais podem deixar as unhas mais frágeis, quebradiças e descoloradas. As unhas amareladas podem ser o resultado de falta de antioxidantes, como a vitamina A e a vitamina C.

O ideal para manter um corpo saudável e evitar deficiências nutricionais é realizar uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais. Além disso, pode-se ainda tomar um suplemento vitamínico por, no mínimo, 3 meses conforme recomendação médica.

Micose de unha

A micose de unha é uma infecção causada por fungos, que causam alterações na cor, formato e textura da unha, deixando-a mais grossa, deformada e amarelada.

A micose de unha pode ser transmitida em piscinas ou banheiros públicos, quando a pessoa anda descalço, ou quando se partilha materiais de manicure, por exemplo.

A forma mais correta do tratamento da micose de unha pode ser com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista.

Envelhecimento

À medida que a pessoa envelhece, as unhas também podem ficar mais fracas e alterar a sua cor, ficando ligeiramente amareladas. Este é um processo natural do envelhecimento e não significa que a pessoa tenha algum problema de saúde.

É indicado aplicar água oxigenada nas unhas, é uma ótima opção para deixá-las ainda mais claras. Além disso, para que fiquem mais fortes, pode-se ainda aplicar um esmalte fortificante.

Uso de esmalte de unhas

O uso com frequência de esmalte de unhas, principalmente de cores fortes, como vermelho ou laranja, por exemplo, pode deixar as unhas amareladas ao final de algum tempo de uso.

Para evitar que as unhas fiquem amareladas com o uso de esmalte, a pessoa pode fazer uma pausa, estando algum tempo sem pintar as unhas, ou usar um esmalte protetor da unha, antes de aplicar a cor.

Cuidados importantes com unhas amareladas

Receitas caseiras, como as que utilizam vinagre, não são indicadas para tratar unhas amareladas, pois elas podem enfraquecer a queratina e gerar queimaduras na pele. Além disso, é contraindicado utilizar produtos abrasivos ou até mesmo remover o amarelado de forma mecânica. Procurar ajuda médica é a melhor solução. Uma boa dica é hidratar com regularidade as cutículas, o que pode ser feito com cremes para as mãos, e não permanecer muitos dias com o mesmo esmalte.

Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco