5 alimentos que ajudam no fortalecimento das unhas
Menu & Busca
5 alimentos que ajudam no fortalecimento das unhas

5 alimentos que ajudam no fortalecimento das unhas

Home > Lifestyle > Saúde > 5 alimentos que ajudam no fortalecimento das unhas

Existem muitos motivos para unhas enfraquecidas – como o hábito de roer, a falta de luvas durante as atividades domésticas e o uso de produtos potencialmente prejudiciais (como a acetona). Mas você sabia que a maneira como você come e os alimentos que consome também pode torná-las mais fracas? Isso ocorre porque a falta de certos nutrientes (como vitamina C e ferro) pode agravar esse problema.

Unhas fracas são fáceis de tratar. O tratamento pode ser bem simples, começando com a alteração de hábitos alimentares e uma boa higiene, pode demorar um pouco para atingir os resultados desejados, mas se você cuidar todos os dias, isso vai tornar tudo mais fácil.

Nutrientes essenciais para as unhas: A ingestão insuficiente de alguns nutrientes, vitaminas e minerais podem deixá-las frágeis, secas e quebradiças. Vamos conhecer os essenciais?

  • Vitamina C: presente em frutas e legumes, como laranja, pimentão amarelo, morango e tangerina;
  • Vitamina E: presente em vegetais de folhas verdes escuras, oleaginosas, sementes e grãos integrais;
  • Biotina: proteína presente em peixes de água salgada (salmão e sardinha, por exemplo), gema de ovo cozida e grãos integrais;
  • Vitaminas do complexo B: presente no ovo, carnes, aves, laticínios, gérmen de trigo e grãos integrais;
  • Queratina: proteína presente nos peixes, ovo e frango.

Lista de alimentos que fortalecem as unhas: Agora que você já sabe quais são os nutrientes, minerais e vitaminas necessários para o fortalecimento das unhas, vamos conhecer alguns alimentos saudáveis que fazem toda a diferença.

alimentos
Alguns alimentos podem ajudar no fortalecimento das unhas. | Foto: Reprodução.

Alimentos que ajudam no fortalecimento das unhas

1. Laranja

A laranja é uma fruta poderosa! Além de ter antioxidantes como os flavonoides, ela também conta com os benefícios da vitamina C – que faz bem para a imunidade do organismo e ainda ajuda a fortalecer as unhas por contribuir para a manutenção da proteína que a forma.

2. Morango

Assim como a laranja, o morango também ajuda a fortalecer as unhas por ser rico em vitamina C. E não é só nesse ponto que ele contribui para a estética: por ter o antioxidante antocianina em sua composição, também faz muito bem para a pele por evitar o envelhecimento precoce.

3. Espinafre

Por ter vitamina C e ferro, o espinafre é um importante aliado para combater a anemia – e, claro, para o fortalecimento das unhas! E vale lembrar que, assim como ele, outros vegetais de folhas verde-escuras também contam com essa propriedade, como é o caso da rúcula e da couve, por exemplo.

4. Arroz integral

Você sabia que o arroz integral também é um aliado para fortalecer as unhas? Isso porque ele é rico em silício, um componente que ajuda a aumentar a produção de elastina, colágeno e queratina – três substâncias que fazem com que as unhas cresçam mais rápido e de forma saudável.

5. Ovo

O ovo também faz parte da lista de alimentos que contribuem para essa função, já que conta com vitaminas do complexo B. Em linhas gerais, esses nutrientes são muito lembrados por serem benéficos ao sistema nervoso, mas suas vantagens não param por aí: eles também ajudam a evitar que as unhas se quebrem com facilidade.

Fonte de proteínas, o ovo é um importante alimento no fortalecimento e crescimento das unhas. Você já deve imaginar que as proteínas, a vitamina D e o cálcio são nutrientes essenciais para que tenhamos unhas saudáveis, não é mesmo? E uma boa forma de adquirir esses nutrientes é através do consumo de ovos.

Outra boa notícia é que esse alimento também é fonte de vitamina A, que é uma aliada poderosíssima da pele saudável, cabelos hidratados e unhas perfeitas. Vale a pena inserir os ovos no seu cardápio!

Para conseguir sentir diferenças na saúde das suas unhas, é essencial que você inclua em sua alimentação esses alimentos citados acima. Em pouco tempo consumindo alimentos mais saudáveis, você já vai conseguir notar algumas diferenças, como o fortalecimento das unhas e a sua dificuldade em quebrar. Se mesmo com uma alimentação balanceada suas unhas continuarem fracas, procure o auxílio de um médico.

________________________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife

Tags mais acessadas