Home / Colunas / A dificuldade em aceitarmos a depressão

A dificuldade em aceitarmos a depressão

Por: Ana Luiza Andrade – Fala! Cásper

 

Culturalmente, as pessoas possuem dificuldade em expressar os sintomas e falar sobre a tristeza, a depressão ou a ansiedade num atendimento médico ou psicológico. Esse fator cultural pode estar associado ao pré-conceito sobre o problema.

No entanto, qualquer pessoa pode estar sujeita aos populares transtornos mentais.

E por que não buscamos ajuda para tratar as causas da ansiedade? De acordo com Augusto Cury, “a depressão é o último estágio da dor humana”. Nesse sentido, a vida é repleta de momentos doloridos, e a tristeza faz arte da condição humana. Mas, quando é que o estar triste se transforma em doença?

CAPA

A depressão é um problema de saúde pública, a qual se distingue da tristeza pela sua duração e pela intensidade dos seus sinais. Ela vem, geralmente, da associação de alguma experiência do dia a dia ligado a sensações de sofrimento psíquico e físico, atrapalhando a vítima em suas atividades cotidianas e afetando diretamente suas relações humanas.

Com a estreia da série 13 Reasons Why, disponibilizada pela Netflix, a reflexão sobre o suicídio recebeu uma atenção especial, e gerou boas discussões pelas redes sociais.

As causas podem ser as mais diversas: estresse, irrealização profissional, desastres naturais, perdas. Por esse motivo, de forma análoga, Freud dizia que:

“Cada pessoa é um abismo. Dá vertigem olhar dentro delas”.

Sendo assim, podemos concluir que os transtornos mentais afetam de forma diferente cada indivíduo.

O número de pessoas que procuram tratamento é muito baixo – muitos de nós ainda relacionam o fato de buscar apoio de um psicólogo ou psiquiatra com a emissão de um “atestado de loucura”, o que representa um problema cultural por parte da sociedade brasileira.

Para alguns, a depressão é só uma tristeza efêmera. A ansiedade é vista como algo corriqueiro e comum. Se você já ouviu ou pensou sobre algo parecido, é melhor entende que pode se tratar de um problema de saúde.

O que estamos tratando aqui é o espelho da alma, o qual precisa de orientação especializada e profissional.

foto espelho

 

Confira também:

13 Reasons Why – É importante entender

– O Terceiro Universo e a escultura de gelo – uma crônica sobre o relacionamento humano

Confira também

Consciência Negra, muito além do dia 20 de novembro

Por João Guilherme Lima Melo – Fala!PUC   Projeto de lei número 10.639, dia 9 ...

2 Coment.

  1. Muito bom parabens pelo seu artigo a Depressão tem cura mesmo valeu

  2. Quando a ansiedade passa a insuportável pode matar….verdade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *