sábado, 20 abril, 24
HomeMercadoDicas para prestar o 1º concurso público depois da faculdade

Dicas para prestar o 1º concurso público depois da faculdade

Terminou a faculdade e está com dificuldade de conseguir emprego? Prestar um concurso público pode ser a resposta ideal para você. Não sendo necessária muita experiencia, um concurso público te dará estabilidade financeira e agregará muito no currículo. Confira as vantagens de trabalhar em uma empresa estatal e algumas dicas para prestar o concurso público:

Concurso público depois da faculdade: Confira algumas dicas
Dicas para prestar o 1º concurso público depois da faculdade

Quais Concursos Públicos existem?

Para ser um funcionário público é necessário prestar concurso para empresas Estatais, estando sempre de olho no Diário Oficial, para saber quando abrem as respectivas inscrições. Confira algumas empresas que abrem concursos durante o decorrer do ano:

JOVENS ESTÃO CADA VEZ MAIS DEPRIMIDOS POR FALTA DE EMPREGO E PELAS MÁS CONDIÇÕES TRABALHISTAS

• Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF)
  • Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
  • Receita Federal
  • Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ)
  •  Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN)
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
  • Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
  • Fundação Nacional do Índio (Funai)
  • Tribunal de Contas da União (TCU)
  • Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
  • Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO)
  • Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)
  • Ministério Público da União (MPU)
  • Agência Nacional de Águas (ANA)
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Quais são as vantagens de prestar um concurso público?

Além da estabilidade, pois um funcionário aprovado em concurso público não pode ser demitido a qualquer momento e sem motivos, a remuneração tem uma média superior pessoas com mesmo cargos que atuam em empresas privadas, além de que, na maioria dos concursos públicos, não é cobrado nenhuma experiência no mercado de trabalho dos candidatos.

ESTAGNAÇÃO NA CARREIRA: VOCÊ ESTÁ NO SEU EMPREGO DOS SONHOS?

Dicas para prestar o 1º concurso pública

DESEMPREGO: AS MULHERES E OS NEM NEM

1. Escolha uma carreira

Escolher a carreira é um passo importante, pois em meio a diversos concursos, saber em que área e cargo deseja atuar facilitará a decisão para qual concurso prestar, dando mais tempo para você se preparar.

O interesse por um concurso específico poderá variar: você pode se interessar especificamente pelo cargo, ou pela empresa que está abrindo o concurso.

2. Estude o edital e os exames anteriores

Tempo para se preparar é ideal: a maioria dos concursos públicos possuem um grande número de participantes, então para conseguir a vaga, é importante analisar bem o edital e realizar provas anteriores para se familiarizar com o modelo e as perguntas que poderão ser feitas.

NÃO ACHA EMPREGO? PODE SER ERRO DE PORTUGUÊS NO CURRÍCULO

3. Defina uma estratégia de estudos

Organizar um cronograma de estudos para estudar todo o necessário até o dia da prova, manter a disciplina também é um fator importante para ir bem ao prestar um concurso público: Defina uma rotina regrada, saiba quantas horas precisará por semana e tente não ficar ansioso. Incluir práticas meditativas em sua rotina, pode ajudar na concentração e foco na hora de fazer um concurso público.