Rock Nacional: 5 bandas que valem a pena conhecer
Menu & Busca
Rock Nacional: 5 bandas que valem a pena conhecer

Rock Nacional: 5 bandas que valem a pena conhecer

Home > Entretenimento > Cultura > Rock Nacional: 5 bandas que valem a pena conhecer

Rock Nacional e seu cenário atual no Brasil

rock nacional

No dia 13 de julho de 1985, o festival de rock Live Aid – que reuniu grandes nomes como Queen, Paul McCartney e Mick Jagger, com o intuito de arrecadar fundos para pessoas necessitadas na Etiópia – invadiu Londres e deixou todos aqueles que assistiram aos shows  muito felizes e emocionados com as apresentações, que foram transmitidas para 1,5 bilhão de pessoas em mais de 100 países. 

Por causa de seu tamanho, o evento ficou marcado em todos aqueles que gostam e apreciam um bom rock clássico, já que foi o momento de descoberta e popularização de muitas bandas.

Rock Nacional

Assim, em 1990 as rádios paulistanas 89 FM (A rádio rock) e 97 FM (Energia 97) homenagearam o grande festival instituindo o Dia Mundial do Rock no 13 de julho .

Com isso, separamos 5 bandas atuais de rock nacional que vale a pena conhecer.

Selvagens à procura de lei

rock nacional
Foto: Dário Matos

Formada há dez anos em Fortaleza (CE), por Rafael Martins (guitarra e voz), Caio Evangelista (baixo e voz), Nicholas Magalhães (bateria) e Gabriel Aragão (guitarra e voz).

O grupo tem influências dos anos 80 mas também conta com batidas indie dos anos 2000. Seus álbuns, Aprendendo a mentir (2011),  Selvagens à procura de lei  (2013) e Praieiro (2016) possuem músicas que retratam desde situações cotidianas e questões pessoais até protestos políticos e sociais, levando a reflexões em todas as esferas. 

Scalene

rock nacional
Foto: Reprodução

Os irmãos Gustavo e Tomás Bertoni,    juntamente a Lucas Furtado e Philipe Nogueira formam um quarteto cheio de referências do stoner rock — como Radiohead e Queens of the Stone Age — ocasionando em um som diversificado, mas com uma profunda singularidade

Maglore

rock nacional
Foto: Breno Galtier

Diretamente de Salvador (BA), Teago Oliveira (voz e guitarra), Lelo Brandão (guitarra), Felipe Dieder (bateria)  e Lucas Oliveira (contrabaixo) misturam o MPB (Música Popular Brasileira) — de forma inteligente — com o rock alternativo, ocasionando músicas leves, com um bom astral e reflexivas.

O grupo possui quatro álbuns, todos  com influências da Bahia e  de São Paulo, além de referências da própria vida dos meninos.

Far From Alaska

rock nacional
Foto: Reprodução

Formada em 2012 em Natal (RN) por Emmily  Barreto (voz e sintetizador), Cris Botarelli (vocal e contrabaixo), Rafael Brasil (guitarra) e Lauro Kirsch (bateria) a banda “Distantes do Alaska” leva para todo o país um rock alternativo misturado com hard rock.

Seus dois álbuns, ModeHuman (2014) e Unlikely (2017) são compostos por músicas cantadas em inglês, se destacando no cenário brasileiro com muita inovação e criatividade, inovando o cenário do rock nacional.

Vivendo do Ócio

rock nacional
Foto: Reprodução

Os integrantes Jajá Cardoso (guitarra e voz), Luca Bori (contrabaixo), Davide Bori (guitarra) e Dieguito Reis (bateria), se juntaram em 2006 na cidade de Salvador (BA) e desde então vêm fazendo um som composto de rock alternativo, MPB e tons de punk, o que conquistou muitos corações pelo Brasil representando o rock nacional.

A banda possui cinco álbuns cheios de músicas incríveis e tocantes, o que fez o grupo ganhar três prêmios MTV ( em 2009 como Aposta MTV, em 2012 por melhor disco com o álbum “O pensamento é um imã” e melhor música com “Nostalgia”).

______________________________________
Por Mariana Pastorello – Fala! Cásper

Veja também:

Rock in Rio anuncia artistas
Filtr Live leva novos talentos em palco inédito do rock in rio
Musical sobre Cazuza no Teatro Porto Seguro
A pluralidade da música como representação social

0 Comentários

Tags mais acessadas