Dia da educação: 3 figuras destacáveis no campo do ensino digital
Dia da educação: 3 figuras destacáveis no campo do ensino digital

Home > Universidades > Dia da educação: 3 figuras destacáveis no campo do ensino digital

Esta quarta-feira (28) é marcada pelo dia internacional da educação, essa a qual sofreu drásticas mudanças com a chegada da pandemia do coronavírus, que causou não apenas transformações nas formas de ensino, mas também em todos os âmbitos.

A introdução severa e necessária do ensino a distância ainda proporciona diferentes perspectivas para os alunos, pois, apesar de ser a forma mais segura de realizar as aulas em busca de reduzir a contaminação da Covid-19, é também a maneira menos inclusiva, levando em consideração as condições financeiras de pessoas que não conseguem ter recursos e nem o acesso à internet.

Porém, mesmo com esse cenário de crise sanitária, socioeconômica e governamental, a educação ainda é o caminho em que se deve acreditar. Com o ensino através dos eletrônicos, é possível reduzir a distância entre aluno e professor e também proporcionar novas formas de aprendizagem para além de um quadro dentro da sala, pois a forma on-line traz novas perspectivas para o futuro da educação brasileira.

Diante de tais mudanças na educação, confira as pessoas que contribuem para as transformações nas formas de ensino e perspectivas de aprendizagens, não apenas no momento da pandemia, mas também anteriormente.

3 figuras destacáveis para a educação on-line

1. Marco Fisbhen

Dia internacional da educação
Marco Fisbhen é o CEO e co-fundador do Descomplica, um dos maiores cursos on-line no Brasil. | Foto: Reprodução.

Reconhecido por sua grande criação, o Descomplica, Marco Fisbhen, junto a um time de professores e diversos profissionais, conseguiu construir o que hoje é uma grande referência para o ensino brasileiro, dando a oportunidade de uma qualidade de educação para várias pessoas, de acordo com a Endeavor.

Assim, o também professor, engenheiro e empresário conseguiu expandir a educação de forma digital para além de um curso preparatório de Enem, mas também para diferentes tipos de vestibulares, provas de concurso público, OAB e entre outras.

2. Zack Yeskel

educação
Criador do Google Classroom. | Foto: Reprodução.

Também considerado o “pai” do aplicativo Google Classroom (ou Google Sala de Aula) e gerente de produto do Google For Education, segundo a revista Veja. O norte-americano Zach conseguiu contribuir de forma significativa para a educação do mundo todo, principalmente a do Brasil, em que muitas instituições utilizam desse grande recurso criado.

O professor é a chave do ensino on-line e esperamos que nossas ferramentas possam ser úteis para eles. Nada representa mais o sucesso de um professor do que o aprendizado de seus alunos.

Zach Yeskel, de acordo com a revista Veja.

Com a nova forma de ensino, o Google Classroom é uma das ferramentas mais importantes para a organização e funcionamento de uma sala de aula on-line, proporcionando para alunos e professores uma maior engajamento.

3. Thiago Nigro

Thiago Nigro
Thiago Nigro marca a educação financeira no Brasil com o Finclass. | Foto: Reprodução.

Referência quando o assunto se trata de mercado financeiro, o Thiago Nigro, conhecido por sua criação, O Primo Rico, é também uma das grandes figuras em relação a uma educação que há muito tem sido negligenciada pelos brasileiros, ou seja, a educação financeira.

Dessa forma, a contribuição não apenas com o livro Do Mil ao Milhão, sem cortar o cafezinho, mas também com a criação de uma plataforma de ensino on-line aos interessados no mundo do mercado financeiro e investimentos, o Finclass.

Além dessas três pessoas que já transformam a educação digital em diferentes campos, há também grandes figuras que não podem ser negligenciadas nesse dia, como o Paulo Freire, Marie Curie, Hannah Arendt e entre outros. Assim, o dia da educação se torna cada  vez mais importante de se refletir, pois as transformações que ocorrem no ensino brasileiro serão os verdadeiros diferenciais para o futuro do país.

Dia da educação terá evento on-line

Em busca de comemorar o desenvolvimento da educação e todas as transformações proporcionadas pelos meios eletrônicos, o Canal Futura no YouTube exibirá uma transmissão com grandes nomes da educação mundial, os quais debaterão sobre determinados temas nesse cenário digital da aprendizagem.

Nesta quarta-feira (28), às 16h, acontecerá uma transmissão com a participação de Tessa Jolls, uma das pioneiras em relação a educação midiática nos Estados Unidos e a mediação sendo realizada pelo pesquisador Alexandre Sayad, de acordo com o G1

Liderado pela Fundação Roberto Marinho, o evento tem também a contribuição de um total de 200 instituições, como o Instituto Coca-Cola Brasil, Fundação Bradesco e entre outros.

Por Amanda Marques – Redação Fala!