Destaques da primeira semana do basquete universitário
Destaques da primeira semana do basquete universitário

Home > Notícias > Esporte > Destaques da primeira semana do basquete universitário

A temporada do basquete universitário americano já começou e os melhores talentos dos Estados Unidos entram em disputa em todo o país. Após o último ano ser interrompido por conta da pandemia da Covid-19, o que fez com que o “March Madness”, torneio que define o campeão nacional, fosse cancelado, a temporada 2020–2021 está planejada para durar entre novembro e abril, com a final sendo realizada no estádio Lucas Oil em Indianápolis.

Confira o que rolou nesta primeira semana de partidas!

basquete
O talentoso Jalen Suggs na partida entre Gonzaga x Kansas. | Foto: Kim Klement/USA TODAY Sports.

Destaques do basquete universitário

Duelo entre Gonzaga x Kansas

Na quinta-feira (26), a equipe melhor ranqueada Gonzaga enfrentou o 6º colocado Kansas na Suncoast Credit Union Arena, na Flórida, e venceu por 102×90. Os Bulldogs abriram uma vantagem de dois dígitos no 1º tempo, mas viram os Jayhawks empatar por duas vezes na 2ª etapa. Porém, graças a uma sequência de 22–7, Gonzaga chegou ao placar de 96–78 e encaminhou a sua vitória.

O maior destaque foi o armador Jalen Suggs, que marcou 24 pontos e distribuiu 8 assistências. Ao lado dele, o ala Corey Kispert pontuou 23 vezes e o pivô Drew Timme marcou 25 pontos e pegou 6 rebotes. Do lado do Kansas, Marcus Garrett fez 22 pontos com duas bolas de 3 pontos marcadas. O triunfo marcou a vitória de número 600 do treinador Mark Few no comando de Gonzaga, universidade onde ele já está há 22 anos.

Alguns “upsets”

Vitória surpreendente da Universidade de São Francisco contra tradicional Virginia. | Foto: Jessica Hill/Associated Press.

O basquetebol universitário é famoso por ter muitos “upsets”, universidades menores que surpreendem as principais equipes e fazem história no país. Um dos maiores da história foi a vitória da pequena UMBC contra a favorita Virginia, por 74×54 em 2018.

O armador Jairus Lyles, hoje no basquete esloveno, foi o destaque daquele jogo com 28 pontos marcados, que consagram a faculdade de Maryland. A partida foi válida pela 1ª rodada do March Madness daquele ano, e Virginia era uma das 4 melhores equipes dos Estados Unidos.

Na atual temporada, o início não poderia ser diferente. Logo no 1º dia, UCLA foi derrotada por 73×58, por San Diego State, em um confronto entre duas equipes da Califórnia. Na sexta-feira, a tradicional Virginia foi surpreendida em Connecticut pela universidade de São Francisco, com o placar de 61×60, com direito a arremesso errado do ala Sam Hauser no final.

Um dia depois, Virginia Tech derrotou a 3ª colocada Villanova por 81×73 na prorrogação, jogo também realizado em Connecticut. Por fim, no domingo, Richmond venceu a famosa Kentucky por 76×64 com boa atuação do ala Nathan Cayo.

Atuações individuais

Luka Garza
Um dos principais jogadores do basquete universitário, Luka Garza, da universidade de Iowa. | Foto: Brian Ray/Hawkeyesports.com.

Visando o próximo draft em 2021, o basquete universitário está repleto de prospectos de muito potencial, alguns deles já tendo se destacado logo nas primeiras partidas. O maior pontuador até aqui é o pivô Luka Garza, da universidade de Iowa, que está com 33.5 pontos de média.

Outro grande nome é o ala-armador Ayo Dosunmu, de Illinois, que liderou a equipe nas 3 vitórias da semana, com média de 25.7 pontos. Estreando na competição, diversos novatos também tiveram grandes atuações nos primeiros dias da temporada:

• BJ Boston (Kentucky): 20 pontos e 10 rebotes x Richmond
  • Cade Cunningham (Oklahoma State): 21 pontos e 10 rebotes x UT Arlington
  • Evan Mobley (USC): 21 pontos e 9 rebotes x Cal Baptist
  • Greg Brown (Texas): 11 pontos e 10 rebotes x UT Rio Grande Valley
  • Jalen Johnson (Duke): 19 pontos e 19 rebotes x Coppin State
  • Terrence Clarke (Kentucky): 15 pontos e 6 rebotes x Richmond

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

Por Victor Fardin – Fala! PUC