'Dark': Filmes sobre viagem no tempo para pegar carona com o sucesso
Menu & Busca
‘Dark’: Filmes sobre viagem no tempo para pegar carona com o sucesso

‘Dark’: Filmes sobre viagem no tempo para pegar carona com o sucesso

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Dark’: Filmes sobre viagem no tempo para pegar carona com o sucesso

A série alemã Dark, da Netflix, vem fazendo um estrondoso sucesso, principalmente após a chegada da quarta e última temporada. 

Criada por Baran bo Odar e Jantje Friese, a série se passa na cidade fictícia de Winden, que sofre os impactos depois do aparecimento de uma criança. Porém, esse sumiço revela segredos e conexões entre quatro famílias locais, que descobrem uma conspiração envolvendo a viagem no tempo.  

Esse tema de viagem no tempo já é clássico no cinema. Desde o filme A Connecticut Yankee in King Arthur’s Court, de 1921, já se fala enxerga o assunto. Porém, alguns filmes se destacam nessa categoria.    

Confira filmes sobre viagem no tempo para aproveitar a onda do sucesso de Dark.

Filmes sobre viagem no tempo

1. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Dirigido pelo vencedor do Oscar Alfonso Cuarón, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é o terceiro filme da adorada série Harry Potter.     Baseado no livro três da saga escrita por J.K. Rowling, a obra retrata as complicações do protagonista Harry Potter (Daniel Radcliffe), que está sendo perseguido pelo assassino Sirius Black (Gary Oldman).

A viagem no tempo presente no filme ocorre quando o protagonista usa o feitiço “Vira-Tempo” com sua amiga Hermione (Emma Watson) para salvar Sirius e a criatura Bicuço. 

2. De Volta Para o Futuro (1985)

Não tem como falar de viagem ao tempo sem pensar nesse clássico. Dirigido pelo também vencedor do Oscar Robert Zemeckis, essa obra-prima narra a aventura de Marty McFly (Michael J. Fox), transportado para o ano de 1955 após um erro no experimento do cientista Emmet Brown (Christopher Lloyd).

O filme conquistou seis prêmios, incluindo um Oscar de Melhor Edição de Som. 

3. Meia-Noite em Paris (2011)

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, esse filme do diretor Woody Allen conta a ida do escritor Gil Pender (interpretado por Owen Wilson) à Paris, junto da família de sua esposa Inez (Rachel McAdams). Uma noite, Pender decide dar uma volta pelas ruas da cidade, quando encontra um excêntrico grupo, descobrindo depois que os presentes são grandes nomes da arte e da literatura, como Salvador Dalí (interpretado por Adrien Brody) e Ernest Hemingway (Corey Stoll). 

4. Feitiço do Tempo (1993)

Essa divertida comédia de Harold Ramis tem Bill Murray no papel de Phil, um arrogante meteorologista da televisão que fica condenado a viver o mesmo dia várias vezes, até que mude suas atitudes.

A obra venceu um Bafta de Melhor Roteiro Original em 1994. 

5. Donnie Darko (2001)

A obra de Richard Kelly foi aclamada por uma legião de fãs de filmes sobre viagem no tempo e com uma narrativa diferenciada.

Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) é um jovem que despreza seus colegas de escola e que tem visões, sendo a principal delas Frank, um coelho gigante. Um dia, as visões de Donnie afirmam que o fim do mundo se aproxima.

O filme conquistou três prêmios. 

6. O Exterminador do Futuro (1984)

Outra grande produção que envolve a viagem no tempo é O Exterminador do Futuro, do vencedor do Oscar James Cameron.

A obra narra a ida de um assassino conhecido como Exterminador (interpretado por Arnold Schwarznegger) ao passado para matar Sarah Connor (Linda Hamilton), cujo filho, futuramente, terá a missão de liderar uma legião de revolucionários contra a Skynet, um sistema de inteligência artificial que determinará um holocausto nuclear. 

___________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas