OPAS diz que América tem 570 mil profissionais da saúde infectados
Menu & Busca
Covid-19: OPAS registra 570 mil casos de profissionais da saúde na América

Covid-19: OPAS registra 570 mil casos de profissionais da saúde na América

Home > Notícias > Covid-19: OPAS registra 570 mil casos de profissionais da saúde na América

Nessa quarta-feira (2), a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) revelou dados preocupantes sobre a Covid-19 em uma coletiva de imprensa com a diretora Carissa F. Etienne.

Registrou-se que a região das Américas foi onde mais profissionais da saúde morreram pela doença causada pelo coronavírus. Cerca de 570 mil casos de pessoas que trabalham na área da saúde foram infeccionados pela Covid-19, segundo a OPAS.

Além disso, mais de 2,5 mil de profissionais morreram durante a jornada ao combate de tal doença.

Covid-19
Profissionais da saúde lutam contra a pandemia da Covid-19. / Fonte: Reprodução.

Dados como esses preocupam as autoridades por esses profissionais serem os únicos capazes de atuarem frente à frente com o vírus. Em entrevista, a diretora Carissa afirmou que as dificuldades no início da pandemia, como a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a incompreensão da Covid-19 contribuíram para que tais dados se tornassem tão numerosos.

Os profissionais de saúde foram forçados a reutilizar máscaras e aventais, buscar alternativas ou renunciar totalmente à proteção para cuidar dos necessitados.

Carissa F. Etienne, a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde.

Conforme a Etienne, nos Estados Unidos e México, que são territórios onde vários casos foram registrados da infecção, revela que o profissional da saúde é 1 em cada 7 casos. Os dois países referidos também representam 85% das mortes desses profissionais no território americano.

Dessa forma, é necessário que os equipamentos (EPIs), áreas designadas para a triagem e o reconhecimento do trabalho dos profissionais da saúde sejam destacados. A diretora Carissa ressaltou que a OPAS já doou mais de 31 milhões de máscaras e 1,4 milhões de luvas e aventais em prol da proteção desse sujeitos que atuam na saúde pública.

Dados da Covid-19 na América

A visão mundial do coronavírus nos permite ver a condição de cada continente e a forma em que cada país tenta conter a grande e letal pandemia. Com o total de 863.057 óbitos mundiais registrados pelo Google News, dos cinco primeiros países dessa lista de óbitos, três são países americanos.

Estados Unidos, Brasil e México lideram na quantidade de óbitos relatadas pelos países da América. O continente sofre todos os dias percas inestimáveis com o novo vírus. No Brasil, cerca de 123 mil vidas já foram a óbito e 3 milhões de casos já registrados.

É necessário que tal curva de infecções diminua e, para isso, é importante a melhoria na área da saúde pública em que proporcione aos profissionais de saúde mais segurança para a realização do seu trabalho.

_________________________
Por Amanda Marques – Redação Fala!

Tags mais acessadas