Covid-19: confira tudo o que se sabe sobre a vacina Janssen
Menu & Busca
Covid-19: confira tudo o que se sabe sobre a vacina Janssen

Covid-19: confira tudo o que se sabe sobre a vacina Janssen

Home > Lifestyle > Saúde > Covid-19: confira tudo o que se sabe sobre a vacina Janssen

Até o momento, a vacina Janssen – produzida pelo laboratório Johnson & Johnson – apresenta dose única e teve uma comprovação de eficácia de 85% em casos mais graves da Covid-19 e 65% na prevenção em casos considerados moderados e severos da doença.

vacina janssen
Covid-19: confira tudo o que se sabe sobre a vacina Janssen. | Foto: Reprodução.

Vacina Janssen

Ela foi feita através de um adenovírus que foi modificado, contendo o gene responsável pela produção da proteína “Spike”, a mesma do SARS-CoV-2, e sua aprovação aconteceu no dia 11 de março de 2021, pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), podendo ser mantida entre 2°C e 8°C por até 3 meses. Seus efeitos colaterais foram apontados como “leves ou moderados”, causando dor no local da injeção, dores leves de cabeça, dores musculares e náuseas.

No Brasil, sua aprovação para o uso emergencial ocorreu no dia 31 de março, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O Ministério da Saúde comprou um lote com 38 milhões de doses, com a promessa de que sua entrega será realizada entre o 3° e 4° trimestre do ano. Nos EUA, sua aprovação para uso emergencial já foi concedida pela OMS. 

__________________________________
Por Jéssica Lopes – Fala! Universidades Federal de Pelotas

Tags mais acessadas