Coronavírus: Álcool Gel caseiro funciona? Saiba como fazer
Menu & Busca
Coronavírus: Álcool Gel caseiro funciona? Saiba como fazer

Coronavírus: Álcool Gel caseiro funciona? Saiba como fazer

Home > Lifestyle > Saúde > Coronavírus: Álcool Gel caseiro funciona? Saiba como fazer

O coronavírus, já considerado uma pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), vem se alastrando por diversos países causando preocupação nacional e internacional. Diversas medidas já foram publicadas sobre como se prevenir da nova doença e as buscas por álcool gel já aumentaram 2.400% após o anuncio do Covid-19. Mas será que você sabe como utilizar o produto de forma correta?

Álcool Gel

PANDEMIA’: EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS, SÉRIE DA NETFLIX É ESSENCIAL

Tudo o que você precisa saber sobre álcool gel:

A primeira coisa que precisamos esclarecer é que a utilização do álcool em gel não substitui a lavagem de mãos com água em sabão e as duas coisas tem funções diferentes.

Lavar as mãos com água e sabão é fundamental para a remoção da sujeira e de resíduos que ficam na pele, bem como para destruir a camada de gordura que envolve o vírus, matando-o. A utilização do álcool em gel, por sua vez, desinfecta o local e reduz o número de bactérias presentes nas mãos ou na região do corpo no qual é aplicado.

De acordo com o que o infectologista Luís Fernando Aranha Camargo, membro do Comitê Científico de Infecções em Transplantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, disse em entrevista para a Revista Veja, o álcool gel foi desenvolvido para uso hospitalar, como uma maneira de diminuir as transmissões de micro-organismos, e se mostrou tão eficaz quanto alguns germicidas.

CORONAVÍRUS: FERRAMENTA MOSTRA O AVANÇO DA DOENÇA EM TEMPO REAL

É importante lembrar que o produto também pode ressecar a pele e, em alguns casos, até causar alergia, e seu uso excessivo não é recomendado. Em tempos de pandemia, a OMS adverte as pessoas a seguirem as seguintes recomendações:

  • Lavar as mãos com frequência
  • Evitar tocar no nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos
  • Manter-se a pelo menos 1 metrô de distância de pessoas doentes
  • Evitar contato físico
  • Evitar grandes aglomerações de pessoas
  • Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar
  • Cozinhar bem carne e ovos

MPRENSA AMERICANA DIZ QUE BOLSONARO ESTÁ COM CORONAVÍRUS

Como fazer álcool em gel caseiro?

Com as buscas aumentando, os preços do produto consequentemente também estão aumentando demasiadamente. Para proteger sua saúde e seu bolso, saiba como fabricar álcool gel caseiro com apenas dois ingredientes:

Você precisará de um frasco de álcool líquido (70% ou mais) e um pote de gel para cabelo transparente. Adicione 500 ml de álcool para cada três colheres de sopa de gel e misture em uma vasilha higienizada e o produto já estará pronto para ser usado.

Tags mais acessadas