sexta-feira, 19 abril, 24
HomeEsporteCopa Sul-Americana: confira 5 curiosidades sobre a competição

Copa Sul-Americana: confira 5 curiosidades sobre a competição

A Conmebol Sul-Americana, nome oficial da popular Copa Sul-Americana, é o segundo maior torneio continental da América do Sul. Criada em 2002 para substituir as Copas Mercosul e Merconorte, hoje, só não é mais importante que a Copa Libertadores da América.

O campeão do torneio enfrenta o campeão da Libertadores na Recopa Sul-Americana, competição de apenas dois jogos, entre os dois campeões. Conheça 5 curiosidades sobre a Conmebol Sul-Americana:

Copa Sul-Americana
Confira 5 curiosidades sobre a competição. | Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians.

Curiosidades sobre a Copa Sul-Americana

1- Maiores campeões

Curiosamente, os dois maiores campeões da Sul-Americana são também os maiores campeões da Libertadores da América. Os argentinos Boca Juniors e Independiente compartilham o feito de terem conquistado a competição duas vezes.

Os Xeneizes, como são conhecidos os torcedores do Boca, conquistaram a competição em 2004 e 2005, já o clube de Avellaneda, venceu em 2010 e 2017. Os donos de La Bombonera venceram Bolívar e Pumas, já os Rojos, carrasco dos brasileiros, ganharam de Goiás e Flamengo.

2- Maior goleada

A maior goleada da história da competição aconteceu na segunda fase da competição em 2010. O uruguaio Defensor aplicou 9×0 no peruano Sport Huancayo. O primeiro tempo foi apenas 2×0, porém, após o intervalo, os uruguaios conseguiram marcar mais sete gols e, assim, decretaram a maior goleada da história da Sul-Americana até então.

Os tentos uruguaios foram marcados por: Diego de Souza (2x), Mario Risso, Miguel Amado, Rodrigo Mora (2x), Adrian Luna (2x) e Eduardo Aranda.

Na competição de 2021, o Grêmio chegou a aplicar um 8×0 no Aragua, da Venezuela, mas não conseguiu fazer o nono gol e empatar com a equipe de Montevidéu.

3- Primeiro campeão da Copa Sul-Americana

O primeiro campeão da Copa Sul-Americana foi o San Lorenzo, que se classificou por ter vencido a Copa Mercosul de 2001. Em 2002, o clube argentino venceu, por 4×0 no agregado, o Atlético Nacional, da Colômbia, e sagrou-se o primeiro campeão da competição.

Nas outras fases do torneio, o Ciclón, como é conhecido, passou por Monagas (VEN), Racing (ARG) e Bolívar (BOL), até chegar à final contra o Atlético Nacional de Medellín.

4- O primeiro brasileiro campeão

Em 2008, o Sport Club Internacional, de Porto Alegre, foi o campeão da Sul-Americana. O Colorado sagrou-se o primeiro brasileiro a ser campeão da competição, após entrar no torneio na segunda fase, enfrentando o Grêmio, seu maior rival.

O elenco comandado por Tite, atual técnico da seleção, ainda passou por Universidad Católica (CHI), Boca Juniors (ARG), Chivas Guadalajara (MEX) e Estudiantes (ARG), na final. O clube foi ainda o primeiro campeão invicto da competição.

5- Campeão com apenas um tempo

Na final da Sul-Americana de 2012, o Tigre, da Argentina, não voltou para o segundo tempo, assim sagrando o São Paulo campeão, jogando apenas um tempo no Morumbi.

Segundo Néstor Gorosito, técnico do time argentino na época, contou, em entrevista ao canal TyC Sports, que o Tigre queria voltar para o segundo tempo, mas, por conta de uma briga generalizada no fim do primeiro tempo, foi impedido de voltar pelo cônsul argentino Augustín Molina.

O tricolor vencia o jogo de volta por 2×0, quando a partida foi interrompida pela confusão e não voltou mais, sagrando o clube paulista campeão da Sul-Americana de 2012, o segundo brasileiro da história a ser campeão.

Por Pedro Cohem – Fala! ESPM-SP