'Alice no País das Maravilhas': Confira 5 versões cinematográficas
Menu & Busca
‘Alice no País das Maravilhas’: Confira 5 versões cinematográficas

‘Alice no País das Maravilhas’: Confira 5 versões cinematográficas

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Alice no País das Maravilhas’: Confira 5 versões cinematográficas

Alice no País das Maravilhas é uma das obras mais célebres do gênero literário, escrita por Lewis Carrol, que foi publicada e 4 de julho de 1865. Assim, conta a história de Alice, uma menina curiosa que, após seguir um Coelho Branco, cai em sua toca e acaba sendo transportada para um lugar fantástico.

Trata-se de uma obra infantil que conquistou leitores e apaixonados de todas as idades e gerações e, desde então, tem inspirado inúmeras versões no cinema. Confira, abaixo, uma lista com algumas adaptações da história de Alice para os cinemas: 

Adaptações do sucesso

Alice no País das Maravilhas, de 1903

Alice no País das Maravilhas
Filme de 1903. | Reprodução/Google Imagens.

Este filme foi a primeira adaptação audiovisual do clássico e foi lançado anos após a publicação do livro. O filme foi totalmente preto e branco e possui somente uma cópia. 

Alice no País das Maravilhas, de 1931

Alice no País das Maravilhas filme
Longa de 1931. | Foto: Reprodução/Getty Images.

Esta é a primeira adaptação de Alice que teve narrativas. O filme em questão teve como protagonistas a atriz Ruth Gilbert como Alice e o ator Leslie King como o Chapeleiro Maluco, é uma produção independente em preto e branco, dirigida por Bud Pollard. 

Alice no País das Maravilhas, de 1933 

Alice no País das Maravilhas referências
Produção de 1933. | Reprodução/Google Imagens.

Esta versão norte-americana de 1933 foi dirigida por Norman Z. McLeod, estrelado por Charlotte Henry, e escrita por Joseph L. Mankiewicz, que adaptou dois livros de Lewis Carroll para a tela grande. 

Alice no País das Maravilhas, de 1999

Lewis Carrol
Filme lançado em 1999. | Reprodução/Google Imagens.

Este filme foi produzido pela NBC e originalmente transmitido no canal 4 do Reino Unido, em fevereiro de 1999, estrelado por Tina Majorino. 

O filme em questão apresenta uma introdução diferente das outras versões de Alice, pois a menina tem medo das reuniões organizadas pelos seus pais, a fim de demonstrar o talento vocal da filha. Pouco antes do horário marcado para o início da apresentação, Alice foge para o grande jardim de sua casa, onde adormece enquanto espera que todos saiam do local. O resto é muito parecido com o que já conhecemos.

Alice no País das Maravilhas, de 2010

Tim Burton
Uma das versões mais recentes de Alice no País das Maravilhas. | Foto: Reprodução/Google Imagens.

A Disney adaptou o clássico de Lewis Carroll pela segunda vez. Nesta versão, Alice, com 19 anos, retorna ao País das Maravilhas para encontrar seu verdadeiro destino e se reencontra com os personagens que marcaram sua infância. O enredo é dirigido por Tim Burton (Edward Mãos de Tesoura e A Fantástica Fábrica de Chocolate), estrelado pela polonesa-australiana Mia Wasikowski.

O filme foi indicado ao Oscar nas categorias “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Figurino” e “Melhores Efeitos Especiais”, ganhando a estatueta com as duas primeiras. No Globo de Ouro, Johnny Depp ainda conseguiu o título de “Melhor Ator – Comédia Musical” por seu personagem Chapeleiro Maluco, sendo este seu sétimo trabalho com o diretor.

___________________________
Por Beatriz Seguchi – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas