5 livros com personagens femininas extremamente inteligentes
Menu & Busca
5 livros com personagens femininas extremamente inteligentes

5 livros com personagens femininas extremamente inteligentes

Home > Entretenimento > Cultura > 5 livros com personagens femininas extremamente inteligentes

Nada melhor do que ler um livro e se deparar com diálogos perspicazes ou finais de explodir a cabeça, não é? Ainda mais satisfatório quando temos mulheres já incríveis, que usam sua inteligência como uma arma contra a sociedade ou criando planos mirabolantes para escapar das mais inusitadas situações. Pensado nisso, temos 5 indicações de livros com as personagens femininas mais inteligentes do mundo literário.

livros
5 livros com personagens femininas extremamente inteligentes. | Foto: Reprodução.

Livros com personagens femininas inteligentes

1. Os 7 Maridos de Evelyn Hugo, com Evelyn

Aqui, conheceremos uma atriz de Hollywood, conhecida por todos, mas que mostra sua verdadeira versão por trás de todo o glamour. Evelyn Hugo é um símbolo de mulher contemporânea que precisa lidar com carreira, vida pessoal, filhos e, de quebra, uma vida pública, que complica ainda mais todos os outros âmbitos. E adivinha? Ela dribla tudo isso com maestria, mostrando todas as dificuldades de ser mulher em uma indústria extremamente machista.

Com foco na inteligência social e em como lidar com as pessoas, é um relato impressionante sobre a vida de uma celebridade, a qual, muitas vezes, é considerada fácil. Além disso, somos apresentados também à Monique, uma jornalista que recebe a honra de biografar a vida de Evelyn, enquanto lida com seus próprios dilemas.

O livro já teve seus direitos comprados em 2019, pela Fox e Freeform.

2. Tetralogia Napolitana, com Elena e Lila – um dos livros com mais protagonismo feminino

Uma série composta por 4 livros que vai te conquistar desde as primeiras páginas. Acompanhando um bairro pobre de Nápoles, na Itália, o livro nos torna espectadores da vida dos moradores desde a infância das protagonistas, Elena e Lila, até a velhice, com o desaparecimento da última. A história pode ser interpretada como um dossiê das amizades verdadeiras, mas se torna mais do que isso com o crescimento das personagens.

Passamos a entender a construção e destruição de casamentos, relação complicada com o despertar da figura feminina, conflitos políticos enraizados no cotidiano do bairro e, principalmente, o azedar das relações com o crescimento e amadurecimento das pessoas.

Uma ode a todas as mulheres do cotidiano e aos percalços de suas vidas, além de mostrar a beleza na inteligência do dia a dia, com conhecimento adquirido nas ruas e no convívio com a sociedade. Com isso, criamos um paralelo com aquilo que é aprendido em instituições e livros e com o viver.

3. Toda a Luz que Não Podemos Ver, com Marie-Laure

O cenário é uma cidade costeira da França, no meio da invasão nazista da Segunda Guerra Mundial. Mesclando passado com o presente, o leitor adquire um amplo olhar sobre o constante medo sentido no período entreguerras e com o crescimento de uma geração engolida pela guerra, que crescerá sempre levando o sentimento de conflito. Protagonizado por filhos das duas pátrias conflitantes (França e Alemanha), conseguimos entender o estrago que isso gerou em ambos lados.

E no meio de tanta confusão, conhecemos Marie-Laure, uma garotinha acometida por uma doença, que a leva a perder a visão. Extremamente inteligente, leitora perspicaz e com um olhar sensível, somos conduzidos pelas ruas de Saint-Malo, e às vezes de Paris, pela junção de imaginação e dos sentidos dessa jovem.

4. Trono de Vidro, com Aelin/Celaena

Queridinho dos jovens, a série Trono de Vidro ganhou muito espaço no mundo literário com seus 7 livros publicados. Vale ressaltar que, daqui para frente, há spoilers.

Ambientado em um mundo fictício habitado por humanos e feéricos, a história acompanha uma assassina profissional, Celaena, que cumpre sua pena em uma mina de sal, até que é resgatada por forças reais e impelida a participar de um concurso para se tornar o campeão do rei (basicamente, um assassino particular). Acontece que Celaena não é exatamente quem diz ser, e isso vai se tornar um problema maior do que ser uma das criminosas mais temidas.

Com o passar dos livros, nos deparamos com diversos planos mirabolantes, revelações surpreendentes e ideias geniais maquinadas na cabeça da jovem. 

5. Garota Exemplar, com Amy

Adaptado às telas de cinema em 2014, o livro ganhou forte repercussão pelo sucesso de sua adaptação. Amy e Nick parecem ser daqueles casais perfeitos e felizes, até que ela some no aniversário de 5 anos de casamento. Assim que o fato é assimilado, diversos indícios apontam para um crime cometido pelo marido, que jura ser inocente. Mantendo o constante clima de suspense, conhecemos os protagonistas desse casamento, estável apenas nas aparências, e a sua história.

Amy pode ser considerada uma das personagens mais perspicazes da literatura, prometendo reviravoltas surpreendentes. 

Bônus de livros com mulheres fortes – Harry Potter, com Hermione

Não é nenhuma surpresa colocar Hermione na lista de personagens mais inteligentes, certo? A personagem é um símbolo da franquia e da série literária, sendo muito amada pelos fãs.

Juntando conhecimento adquirido, com astúcia e muita coragem, Hermione apresentava os melhores planos e soluções para os problemas enfrentados pelo trio tão famoso. Além de enfrentar todo o mal, a protagonista ainda mantinha ótimas notas.

__________________________
Por Bárbara Furuyama – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas