Copa do Mundo de 2022: Como está sendo a preparação para o evento
Menu & Busca
Copa do Mundo de 2022: Como está sendo a preparação para o evento

Copa do Mundo de 2022: Como está sendo a preparação para o evento

Home > Notícias > Esporte > Copa do Mundo de 2022: Como está sendo a preparação para o evento

O início da Copa do Mundo do Qatar, de 2022, está cada vez mais próximo. E enquanto todos se preparam para o maior torneio de futebol do mundo, as seleções de cada país disputam as vagas que existem para a disputa do torneio, nas eliminatórias de cada continente. Vamos ficar por dentro de tudo que envolve o próximo Mundial.

Tudo sobre a Copa do Mundo de 2022

Para o ano que vem, a FIFA desistiu de ampliar o número de participantes do torneio, que seria de 48 seleções. Desta forma, ele terá o tradicional formato, com 32 equipes, de modo que a América do Sul continua com suas quatro vagas e “meia” para esta próxima edição. A proposta foi adiada para acontecer somente no Mundial de 2026.

Será a primeira edição de Copa do Mundo a ser realizada no outono, época do ano correspondente no hemisfério norte, em função das altíssimas temperaturas que atingem o Oriente Médio no meio do ano. A bola rola entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. A decisão foi marcada para o dia 18 de dezembro de 2022, e acontecerá no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.

No Brasil, o torcedor pode comemorar. As partidas da fase de grupos acontecerão às 7h, 10h, 13h e 16h. Já as oitavas e as quartas de final vão ocorrer às 12h e às 16h. As duas semifinais serão às 16h, a disputa do terceiro lugar e a grande final serão às 12h. Agendada de acordo com o horário de Brasília.

A FIFA agendou a data de sorteio da Fase de Grupos para primeiro de abril de 2022, antes da repescagem do torneio, que está prevista para junho. Um representante da América do Sul (Conmebol), um da América do Norte/Central (Concacaf), um da Ásia (AFC) e um da Oceania (OFC) disputarão duas vagas restantes para o evento, mas os confrontos ainda não foram definidos entre essas seleções.

Até o momento, Alemanha e Dinamarca já estão classificadas para a Copa do Mundo de 2022. O Brasil, matematicamente, está muito próximo da classificação direta, em primeiro no grupo das Eliminatórias da América do Sul.

Estádios

Durante a candidatura para sediar o torneio, o Comitê Organizador do Qatar ofereceu cerca de 2 milhões e 869 mil ingressos, dos quais 8% serão destinados a patrocinadores e outros parceiros que apoiam a Copa do Mundo.

Haverá 12 estádios espalhados pelas sete cidades escolhidas como sedes da competição, sendo que três já saíram do papel. Conhecido como um dos países mais ricos do mundo, graças ao petróleo, o Qatar promete realizar um dos Mundiais com as arenas mais luxuosas da história.

Para receber uma Copa do Mundo pela primeira vez, os estádios contam com uma tecnologia de controle de temperatura a fim de combater o calor escaldante do verão no Catar, que pode facilmente passar dos 40 °C. Houve uma corrida contra o tempo para que os oito estádios da Copa do Mundo do Catar ficassem prontos a tempo para esse grande evento.

Vamos conhecer cada um deles:

Estádio Internacional Khalifa

Estádio Internacional Khalifa, um dos estádios da Copa do Mundo de 2022.
Estádio Internacional Khalifa, um dos estádios da Copa do Mundo de 2022. | Foto: Reprodução.

O único estádio da Copa do Mundo do Catar que não foi construído do zero, o Khalifa é a arena mais famosa do país e existe desde 1976, praticamente uma relíquia pelos padrões locais. Após uma grande reforma, o estádio reabriu em 2017 com capacidade para 40.000 torcedores e receberá jogos até a fase das quartas de final da Copa. Além da tecnologia avançada de refrigeração que mantém jogadores e fãs na temperatura ideal, a modernidade do estádio também aparece na estrutura externa em forma de arco duplo.

Estádio Al-Bayt

Estádio Al-Bayt.
Estádio Al-Bayt. | Foto: Reprodução.

O Estádio Al-Bayt fica na cidade de Al-Khor e vai receber as semifinais da Copa do Mundo de 2022. A arena tem um design impressionante que lembra as tendas usadas pelo povo beduíno, um grupo nômade que vive pelo mundo árabe há séculos.

O estádio de 60.000 lugares ficará em um complexo mais amplo, com várias comodidades, como shopping center, hospital e muito mais. A 60 quilômetros de Doha, é o estádio de acesso mais complicado para os torcedores. As melhores opções para chegar até lá são os táxis e ônibus.

Estádio Al-Janoub

Estádio Al-Janoub, para a Copa do Mundo de 2022.
Estádio Al-Janoub, para a Copa do Mundo de 2022. | Foto: Reprodução.

O estádio Al-Janoub é uma arena impressionante, com capacidade aproximada de 40.000 pessoas. Ele foi projetado pela falecida e renomada arquiteta Dame Zaha Hadid, no estilo curvo que foi sua marca registrada. Esse elegante estádio do Catar foi inspirado nos cascos dos barcos de pesca de pérolas que atuavam na Península Arábica. Essa inspiração também aparece no uso de madeira e materiais tradicionais na construção da arena.

Estádio Education City

Estádio Education City.
Estádio Education City. | Foto: Reprodução.

O Estádio Education City é uma arena de 40.000 lugares que receberá partidas até a fase de quartas de final da Copa do Mundo de 2022 no Qatar. Ele ganhou esse nome por estar no campus da principal universidade do país. Ainda inacabado, ele foi projetado na forma de um diamante irregular que vai se destacar na paisagem durante o dia e literalmente brilhar à noite. O estádio terá a capacidade reduzida pela metade após o torneio e mais de 20.000 assentos serão doados para a construção de estádios nos países em desenvolvimento.

A apenas sete quilômetros do centro de Doha, o Estádio Education City terá fácil acesso para os torcedores que vierem de carro ou metrô. A área é repleta de espaços verdes, tem um campo de golfe e até um moderno shopping center.

Estádio Al-Rayyan

Um dos estádios construídos para a Copa do Mundo de 2022.
Um dos estádios construídos para a Copa do Mundo de 2022. | Foto: Reprodução.

Situado no antigo estádio Ahmed Bin Ali, o Al-Rayyan tem capacidade para mais de 40.000 pessoas, o que lhe permite receber partidas até a fase de quartas de final da Copa do Mundo de 2022.

Uma das cidades mais tradicionais e históricas do Qatar, Al-Rayyan fica à beira do deserto e vai permitir que os visitantes conheçam as profundas raízes culturais do Catar. A poucos quilômetros de Doha, os torcedores poderão chegar a esse estádio em uma linha de metrô específica.

Estádio Al-Thumama 

O Al-Thumama ainda está em construção.
O Al-Thumama ainda está em construção. | Foto: Reprodução.

A apenas 12 quilômetros do centro de Doha, o estádio Al-Thumama está em construção e terá 40.000 lugares. O belo design dessa arena é inspirado na gahfiya, a tradicional touca usada pelos homens árabes.

Como vários estádios da Copa do Mundo de 2022, o Al-Thumama vai reduzir a capacidade pela metade após o torneio e doar mais de 20.000 lugares para promover o futebol e construir estádios nos países em desenvolvimento. Para chegar ao estádio, bastará pegar uma linha de metrô específica em Doha.

Estádio Ras Abu Aboud

Estádio Ras Abu Aboud para a Copa do Mundo de 2022.
Estádio Ras Abu Aboud para a Copa do Mundo de 2022. | Foto: Reprodução.

Com 40.000 lugares às margens do Golfo, o Estádio Ras Abu Aboud é um triunfo da sustentabilidade que fica a poucos quilômetros de distância de Doha e tem vista para a cidade. Feito a partir de contêineres e outros materiais reaproveitados, o estádio será desmontado após a Copa do Mundo de 2022 e as peças serão usadas em outras construções em todo o país.

A deslumbrante localização à beira-mar dessa arena será ótima para os fãs, que poderão chegar a Ras Abu Aboud rapidamente de metrô saindo do centro de Doha, do outro lado da baía.

Estádio Nacional de Lusail (Estádio Iconic)

Estádio Nacional de Lusail ou Estádio Iconic.
Estádio Nacional de Lusail ou Estádio Iconic. | Foto: Reprodução.

O Estádio Nacional de Lusail vai receber o jogo de abertura e a final da Copa do Mundo de 2022. Atualmente em construção, a arena terá capacidade aproximada de 86.000 pessoas e foi projetada pelos arquitetos britânicos Foster + Partners. Com estrutura inspirada nas antigas técnicas artesanais árabes de tecelagem de cestos, o estádio tem tudo para proporcionar uma abertura e encerramento inesquecíveis para o torneio.

A arena fica em Lusail, uma cidade planejada situada ao norte de Doha, que está sendo construída especialmente para o evento. Quando a Copa do Mundo chegar, Lusail terá uma ampla variedade de atrações, incluindo marinas, resorts, lojas de grife, instalações de lazer e muito mais. Apenas 15 quilômetros ao norte do centro de Doha, o Estádio Nacional de Lusail será servido por uma conexão direta de metrô da capital, facilitando o acesso dos torcedores.

_________________________
Por Gustavo Vasco – Fala! Cásper

Tags mais acessadas