Copa do Brasil: O que esperar das oitavas de final da competição
Menu & Busca
Copa do Brasil: O que esperar das oitavas de final da competição

Copa do Brasil: O que esperar das oitavas de final da competição

Home > Notícias > Esporte > Copa do Brasil: O que esperar das oitavas de final da competição

Saiba qual time chega melhor em cada confronto da Copa do Brasil, os maiores campeões, as possibilidades de ”zebra” e muito mais!

A Copa Intelbras do Brasil é uma competição nacional brasileira de futebol disputada por 92 equipes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O torneio se encontra em sua 32ª edição e uma vez que se trata de uma competição baseada no sistema mata-mata, atualmente está na fase das oitavas de final. 

copa do brasil
Veja o que das oitavas de final da Copa do Brasil. | Foto: Reprodução.

Copa do Brasil: tudo sobre as oitavas de final

O Cruzeiro é o clube com mais títulos da competição, com seis conquistas, seguido pelo Grêmio, com cinco, Palmeiras, com quatro, e por Corinthians e Flamengo, com três títulos cada. 

Dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro permanecem as seguintes equipes: São Paulo, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Flamengo, Atlético Paranaense, Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Bahia e Santos. Já da Série B, estão nas oitavas de final: Vasco, Vitória e CRB, da Série C, o Criciúma. E, por fim, da Série D, o ABC e o Juazeirense avançaram na competição. 

A ausência de alguns grandes clubes como: Botafogo, Cruzeiro, Corinthians, Internacional e Palmeiras, que foram eliminados precocemente da competição, indicam que o torneio pode ser surpreendente e em muitos casos apresentar resultados inesperados “dando zebra”. Afinal, a competição é conhecida por ser uma “armadilha” aos denominados grandes, que costumam se complicar em jogos considerados mais fáceis. 

Assim, a essa altura da temporada 21/22, apesar de ser pertinente assinalar os possíveis candidatos a avançarem para as quartas de final, é praticamente impossível apontar um favorito absoluto ao título da competição.

É evidente que o fator “peso da camisa”, ainda que não garanta a vitória, pode influenciar no campo se o contexto favorecer: a experiência de um clube em jogos grandes, o histórico de situações em que se agigantou e sublevou a lógica, a capacidade de instalar medo e impor respeito ao rival com menos tradição só pelo que representa e pelas conquistas do passado e até mesmo a questão da arbitragem que tende a favorecer o clube com mais poder de prejudicar em casos de erros, são questões a serem levadas em consideração na hora de prever os futuros resultados. 

Entretanto, a atual Copa do Brasil está marcada pela força dos times do Nordeste e outros considerados de porte intermediário em relação às verdadeiras potências do futebol brasileiro.

Qui 29/07/21 – Castelão (CE) 16h30Qui 05/08/2021 – Rei Pelé 16h
Fortaleza X CRBCRB X Fortaleza 

Após uma vitória heroica contra o Palmeiras – atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil – nos pênaltis em pleno Allianz Parque, não vai ser fácil para o Fortaleza – clube que se encontra no G-6 do Brasileirão – despachar o CRB. 

Ter 27/07/2021 – Barradão 21h30Ter 03/08/2021 – Arena Grêmio 21h30
Vitória X GrêmioGrêmio X Vitória 

Além disso, depois de ganhar pelo placar de 3X1 do gigante Internacional e avançar para as oitavas de final, o Vitória não será um adversário fraco para o Grêmio, que apesar de ter duas partidas a menos, ainda não obteve nenhuma vitória no campeonato brasileiro e é o lanterna da competição. 

Qua 28/07/2021 – Morumbi 21h30Qua 04/08/2021 – São Januário 21h30
São Paulo X VascoVasco X Grêmio

O São Paulo, embora seja o atual campeão paulista, não embalou no campeonato brasileiro e, assim como o Grêmio, ainda não venceu e está na zona de rebaixamento, logo o confronto contra o Vasco será interessante e digno de ser acompanhado.

Qua 28/07/2021 – Mineirão 21h30Qua 04/08/2021 – Pituaçu 21h30
Atlético-MG X BahiaBahia X Atlético-Mg

Já o Atlético Mineiro, nos últimos quatro jogos do Brasileirão, perdeu dois e ganhou dois, o que demonstra uma certa oscilação no time de Cuca, que enfrentará um Bahia, que mesmo que não possua um elenco milionário como o Galo, é bem treinado pelo técnico Dado Cavalcanti e promete dar trabalho à equipe mineira. 

Qua 28/07/2021 – Vila Belmiro 19h15Qua 04/08//2021 – Adauto Moraes 19h15
Santos X Juazeirense Juazeirense X Santos

O Santos, por sua vez, vem apresentando uma certa inconstância, visto que possui duas vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos cinco jogos do Brasileirão. No entanto, irá encarar o limitadíssimo Juazeirense, que está na quarta divisão do campeonato brasileiro e pode ser considerado o favorito na disputa. 

Qui 29/07/2021 – Maracanã 20hQui 05/08/2021 – Maracanã 21h30
Flamengo X ABCABC X Flamengo

O Flamengo, clube que possui o elenco mais valioso do Brasil e é o atual campeão brasileiro, entrará em confronto com o ABC, assim, pode ser apontado como grande favorito na partida contra o debilitado time nordestino. 

Qua 28/07/2021 – Arena da Baixada 16hQui 05/08/2021 – Antônio Accioly 19h15
Atlético-PR X Atlético-GOAtlético-GO X Atlético-PR

A disputa entre o Atlético Paranaense e Atlético Goianiense assegura ser outro grande jogo. O Atlético Paranaense vem embalado e é o vice-líder do Brasileirão, enquanto o Atlético Goianiense derrotou o Corinthians em Itaquera na fase anterior às oitavas de final da Copa do Brasil e recentemente venceu o Grêmio. 

Ter 27/07/2021 – Heriberto Hülse 19h15Ter 03/08/2021 – Maracanã 19h15
Criciúma X Fluminense Fluminense X Criciúma 

Por fim, o Fluminense, clube que vem gerando surpresas positivas para o torcedor embora tenha alguns tropeços, enfrentará o Criciúma, que é líder do grupo B da terceira divisão do campeonato brasileiro. Porém, apesar das dificuldades que podem aparecer, a equipe carioca pode ser vislumbrada como forte candidata a avançar para as quartas de final da Copa do Brasil. 

Finalmente, o que se pode afirmar, com certeza, é que o futebol é uma caixinha de surpresas e nem sempre o melhor vence. Assim todos os resultados são possíveis na Copa do Brasil, logo, o que nos resta é torcer e esperar grandes jogos. 

__________________________
Por Giulia Lang – Fala! Cásper

Tags mais acessadas